Você sabe o que é gestão do design?

olho.jpg

Que o design está na boca do povo, todo mundo sabe. Mas e a gestão do design? Você já ouviu falar? Não? Então trate de ler a minha coluna dessa semana rapidinho, pois a sua empresa está correndo perigo…

ESSA TAL DE GESTÃO DO DESIGN…

Se você nunca ouviu (ou leu) a expressão “gestão do design”, prepare-se para esbarrar nela freqüentemente nos próximos anos. É que, segundo o filósofo alemão Wolfgang Welsch, “assim como o século XX foi o século da arte, o século XXI será o século do design“.

A expressão foi usada pela primeira vez em 1965, quando o governo britânico instituiu uma premiação para empresas que aplicassem uma abordagem integrada para as atividades de design de maneira a contribuir com a qualidade e fosse percebida por todo mundo. Como o prêmio se chamava Presidential Awards for Design Management, a definição ficou valendo. Uma coisa que eu nunca entendi é o nome “presidential” num país parlamentarista como a Inglaterra (provavelmente o presidencial em questão era relativo às sociedades promotoras, a Britains´s Royal Society of Arts e o UK´s Design Council).

Aos poucos, com a popularização nas corporações, a gestão do design passou também a denominar um instrumento que auxilia os gestores da empresa a trabalharem com a abordagem de resolução de problemas própria do design: valorizar o projeto, o conceito e a estética. Em outras palavras, trata-se de inserir a cultura do design na empresa e descobrir como essa ferramenta pode torná-la mais competitiva.

Tudo bem, mas como é que isso funciona na prática? Como é que o design pode ajudar a empresa a se diferenciar no mercado? Aha, você deve estar pensando em marcas inovadoras ou linhas arrojadas. Beleza, essa é a parte que mais aparece, mas tem um problema. O primeiro é que linhas arrojadas (seja lá o que isso for), não se aplicam a qualquer empresa. Em segundo, gestão do design é muito mais que isso.

A gestão do design trata justamente de acabar com a história de contratar designers pontualmente, somente para desenvolver uma marca gráfica ou para fazer caixinhas quando o produto já está pronto. A idéia é fazer um diagnóstico e propor inserções estratégicas do design em todas as áreas, atividades, processos, produtos, conceitos, cultura e no que mais for possível. Inocular o design no sangue corporativo, é isso!

Vamos aos exemplos: o design pode auxiliar a encontrar melhores soluções para o ambiente de trabalho/produção e/ou atendimento a clientes com o objetivo de criar o clima psicológico desejado, melhorar o fluxo de circulação de materiais e de pessoas, sinalizar corretamente os espaços, comunicar a filosofia da empresa e reduzir custos (com o aproveitamento de iluminação natural, a escolha adequada de móveis, etc). Já dá para perceber que pode-se aplicar os conceitos tanto em uma papelaria, como em um restaurante a quilo. Mas também serve para uma multinacional de petróleo ou uma empresa de consultoria.

Legal, mas vale lembrar que tudo isso tem que estar consonante com a comunicação da identidade corporativa, desde a marca gráfica que deve traduzir com competência os atributos essenciais em todas as aplicações, passando pelo layout da papelaria, as práticas de atendimento e estrutura da informação, o website adequado e funcional, as embalagens sintonizadas com a filosofia da empresa, as apresentações institucionais, e tudo o mais que se possa lembrar. Onde você quiser, dá para encaixar design.

E tem mais: o design pode (e deve) nortear todo o desenvolvimento de novos produtos na empresa, desde o período embrionário até o ciclo de vida ser completado com o descarte. A escolha de materiais, a tradução do posicionamento da empresa, as técnicas de fabricação, o comportamento do consumidor, as funcionalidades, as inovações, as informações. Tudo tem que ter dedo de designer, se a empresa quer entrar para valer na competição.

Legal, né? Só não consigo entender porque é que isso nem sequer é citado nas faculdades de administração, para ficar só no pessoal diretamente interessado nos resultados. E tem uma coisa pior: as faculdades de design formam designers gráficos, designers de produtos, designers de moda, webdesigners e outros que tais. Mas quem integra tudo isso numa empresa? Quem faz a gestão estratégica do design? Onde se formam os gestores de design? Que eu saiba, no Brasil só há cursos de pós-graduação na área. Mas o pessoal que sai da faculdade acaba entrando no mercado sem muita noção de gestão. Resultado: designers se acham incompreendidos e gestores se sentem irritados.

Pois é, minha gente. O grande desafio agora é formar muitos e excelentes gestores do design e contar ao empresariado sobre a existência e a importância estratégica desses profissionais.

A coisa vai meio devagar, mas eu, pelo menos, estou fazendo minha parte…

Lígia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br

55 Respostas

  1. alexandre wisintainer
    Responder
    13 dezembro 2007 at 7:30 pm

    Esse negócio é coisa séria. A gestão adequada do design contribui para sua eficiência e de forma inquestionável, representa respeito e amor à marca.

    Abraço,

    Alexandre

  2. 14 dezembro 2007 at 12:07 pm

    Lígia, tem bibliografia básica nessa área? (pode ser em inglês).

    ______________
    Oi, Thiago!

    Dê uma olhada em: http://www.ligiafascioni.com.br/curso/gestao-do-design/ e http://www.ligiafascioni.com.br/curso/gestao-graduacao/
    Lá tem as minhas aulas de graduação e pós-graduação com a respectiva bibliografia…

    Abraços,

    Lígia Fascioni

    • Patricia G
      Responder
      30 julho 2015 at 11:11 am

      tentei entrar nos links e…page not found 🙁

      • Clovis Alvin
        2 outubro 2015 at 4:05 pm

        Oi Lígia! Tudo bom?
        Sou apaixonado por design e empreendedorismo, fui presidente da empresa Jr da faculdade até e agora que estou me formando em design na UFJF estou querendo fazer uma pós em gestão do design. Você me indica alguma faculdade? Ou algum curso online? mesmo que não seja de nível superior. Se você puder mandar seu material serei grato também.

        Obrigado e parabéns pelo conteúdo.

      • ligiafascioni
        20 outubro 2015 at 12:09 pm

        Infelizmente desconheço um curso online de gestão de design. Uma boa ideia de curso! Vou pesquisar mais e se souber de algo, aviso, ok?
        Obrigada!

  3. Eluanda
    Responder
    5 maio 2013 at 7:30 pm

    Olá, pretendo fazer pòs em Gestão de Design,você tem alguma dica pra me dar? ><

    • Claudia
      Responder
      11 julho 2013 at 11:46 am

      Eu fiz na Universidade Belas Artes de São Paulo e gostei muito!

  4. 19 agosto 2013 at 1:45 pm

    Estou estudando isso na faculdade e o seu texto me ajudou bastante no direcionamentos que tomarei.
    Valeu.

  5. Leandro Murilo
    Responder
    8 agosto 2014 at 11:51 am

    Bom dia.
    Tentei acessar os links com os materiais das aulas de graduação e pós-graduação de gestão design com a respectiva bibliografia mas obtive a resposta “pagina não encontrada”. Como faço para obter esse material? Pretendo fazer mestrado nessa area, e esse material seria muito útil.
    Desde já muito obrigado

    • ligiafascioni
      Responder
      16 agosto 2014 at 8:24 am

      Já mandei para o seu email, espero que seja útil 🙂

      • Leonardo
        14 setembro 2014 at 4:29 pm

        Olá Lygia, seria possível mandar para o meu email também o material? Estou estudando o assunto para aplicá-lo na criação de uma empresa júnior.

        Grande abraço!

        Leonardo Trajano

      • ligiafascioni
        15 setembro 2014 at 5:03 am

        Já mandei, Leonardo! Espero que seja útil 🙂

  6. Raiane Lopes
    Responder
    1 outubro 2014 at 10:39 am

    Olá Ligia, li e gostei muito, seria possível enviar o material para meu email? Sou estudante de Design e pretendo fazer pós em gestão. Obrigada ^^,

    • ligiafascioni
      Responder
      11 outubro 2014 at 8:18 am

      Já mandei, espero que seja útil!

  7. Orlando
    Responder
    14 outubro 2014 at 12:22 am

    Oi Ligia! Também quero um email seu! 🙂
    Estou pensando em fazer o curso, obrigado.

  8. Larissa Alves
    Responder
    7 novembro 2014 at 4:13 pm

    Oi Ligia! Eu gostaria de receber um e-mail com o material também ^^

    • ligiafascioni
      Responder
      10 novembro 2014 at 7:45 am

      Respondido 🙂

  9. Marcello
    Responder
    15 dezembro 2014 at 9:40 pm

    Também quero o email 😀 😀 😀

  10. Indiamara Carraro
    Responder
    19 janeiro 2015 at 9:31 am

    Olá!!
    Achei o texto extremamente construtivo, aborda de forma sucinta e fácil de compreender como o design envolve muito mais do que uma embalagem bonita!
    Por gentileza, poderias enviar para mim também esse material comentado?
    Me formei em design de moda e estou concluindo um MBA em Gestão Empresarial e quero abordar os dois assuntos no artigo, pois na graduação só falamos de design e na pós só falamos de gestão.
    Se tiveres alguma dica ou sugestão para mim, de temas e leituras interessantes agradeço muito!
    Obrigado!

  11. Estevão
    Responder
    25 fevereiro 2015 at 12:18 am

    Olá Ligia, gostei demais , seria possível enviar o material para meu email? Sou estudante de Design na UFAM e me apaixonei por essa área gestão. Obrigado 🙂

    • ligiafascioni
      Responder
      25 fevereiro 2015 at 5:03 am

      Já foi 🙂

  12. Alcides Pessoni
    Responder
    10 março 2015 at 12:03 pm

    Bom, dia Lígia. Gostaria muito de ter acesso a este material também, estou me formando em Design Gráfico e tenho interesse na área para um pós-graduação.

  13. Joyce
    Responder
    6 abril 2015 at 1:33 pm

    Oi Lígia! Sou aluna de Design na UFAM e estou fazendo meu TCC na área de gestão em design. Teria como você me mandar um email com bibliografias úteis com o qual posso fundamentar meu trabalho? Qualquer dica também seria muito bem vinda. De preferência o mais breve possível. Muito obrigada.

  14. 6 abril 2015 at 3:19 pm

    Oi! Vou mandar para o seu email a compilação das minhas aulas (mas já aviso que está bastante desatualizada, pois faz anos que não ministro essa disciplina, ok?).

  15. Amanda
    Responder
    12 abril 2015 at 5:06 pm

    Muito bom. Ajudou bastante a entender melhor o assunto

  16. Marja
    Responder
    13 abril 2015 at 6:40 pm

    Olá Lígia, sou formada em Design com Ênfase em Marketing pela ESPM. Pesquisando bastante sobre esse assunto constantemente para aplicar esse conhecimento na empresa em que trabalho. Por favor, podes me encaminhar também seu material como fizeste para os outros colegas? Pesquiso também muita coisa sobre gestão de pessoas, caso tenhas algo instigante e que desejes compartilhar ficarei muito feliz. Beijos.

    • ligiafascioni
      Responder
      22 abril 2015 at 5:39 am

      Já foi 🙂

  17. Nayara
    Responder
    2 junho 2015 at 10:35 pm

    Olá Ligia, gostaria. Me enviassem as bibliografias por e-mail tá,bem. Estou preparando um material para mestrado e me ajudaria bastante.

    • ligiafascioni
      Responder
      14 junho 2015 at 8:06 am

      Já mandei 🙂

  18. Nayara
    Responder
    2 junho 2015 at 10:36 pm

    Olá Ligia, gostaria q me enviasse as bibliografias por e-mail támbem. Estou preparando um material para mestrado e me ajudaria bastante.

  19. Rodrigo Medalha
    Responder
    14 junho 2015 at 10:46 pm

    Ligia, vejo que existe uma mistura e uma grande confusão quando se trata sobre a gestão do design, pois ela está sendo posta de forma demasiada no lugar de outras áreas, da forma exposta por muitos autores como Mozzota por exemplo, vemos a gestão do design fazendo trabalho de marketing, RH, pegando princípios de inovação e adm e pouco estamos nos preocupando com a verdadeira semântica da expressão, que seria a gestão do próprio Design. Creio eu e de acordo com as leituras disponíveis, que a gestão do design ainda não encontrou o seu inicio e o seu fim, ela está extremamente pautada no que as outras áreas fazem e esquecendo da sua própria atividade.

  20. Lucas Campos
    Responder
    15 junho 2015 at 6:02 pm

    Olá Ligia! Por favor, você me envia esse material no email também? Muito obrigado!

    • ligiafascioni
      Responder
      18 junho 2015 at 3:50 pm

      Já foi 🙂

  21. Raquelly Dias
    Responder
    7 julho 2015 at 2:18 pm

    Olá Ligia! Seu texto praticamente resumiu alguns capítulos da minha dissertação em desenvolvimento, além de ter me devolvido a paz ao ler algo tão coerente e de fácil entendimento relacionado a um tema que considero simples e complexo ao mesmo tempo. Pretendo aplicar a GD com o objetivo de auxiliar a gestão praticada pelo Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERV, Florianópolis), e volta e meia ainda me vejo perdida c/ certas bibliografias relacionadas do tema em que os próprios autores parecem não entender os conceitos que tratam em seus livros e/ou artigos. Sofrível, p/ não dizer lamentável. Obrigada por ter oferecido um oásis no meio do deserto. Com certeza voltarei aqui mais vezes. Abs

    • ligiafascioni
      Responder
      7 julho 2015 at 3:10 pm

      Que bom saber disso! De fato, também quebrei bastante a cabeça para entender, as coisas são confusas mesmo.
      Boa sorte na sua dissertação!

  22. Raquelly Dias
    Responder
    7 julho 2015 at 2:23 pm

    Ah, se vc puder me passar o material das suas aulas agradeço muito. Os links que vc passou p/ Thiago Valenti, acima, não estão mais disponíveis. Grata!

    • ligiafascioni
      Responder
      7 julho 2015 at 3:08 pm

      Já mandei!

  23. Raquel Brocco
    Responder
    13 julho 2015 at 8:39 pm

    Ola Ligia
    Sempre leio seu blog e assim como várias pessoas que comentaram sua postagem, também estou pesquisando sobre GD para elaboração do pré-projeto de mestrado. Será que você poderia enviar material e bibliografia que você tenha referente ao assunto? Muito Obrigada!

  24. Susane Zanin
    Responder
    19 agosto 2015 at 6:02 pm

    Olá Ligia!
    Gostei muito do texto, queria saber um pouco mais! Se puderes me mandar email das aulas eu agradeço!
    Abraços!

  25. Clovis Alvin
    Responder
    2 outubro 2015 at 4:08 pm

    Oi Lígia! Tudo bom?
    Sou apaixonado por design e empreendedorismo, fui presidente da empresa Jr da faculdade até e agora que estou me formando em design na UFJF estou querendo fazer uma pós em gestão do design. Você me indica alguma faculdade? Ou algum curso online? mesmo que não seja de nível superior. Se você puder mandar seu material serei grato também.

    Obrigado e parabéns pelo conteúdo.

  26. Igor Sena Alves
    Responder
    7 outubro 2015 at 9:30 pm

    Curso Design Gráfico e realmente, a matéria nos oferece o básico, e quem gosta e pretende seguir a área fica um pouco perdido. Tentei acessar os links e não consegui. Poderia compartilhar as bibliografias e dicas pra quem quer ser Gestor do Design?

  27. Nivea
    Responder
    12 novembro 2015 at 3:05 pm

    Oi Ligia, você poderia me enviar esse conteúdo também? Obrigada!

  28. Regiane
    Responder
    15 janeiro 2016 at 3:46 pm

    Adorei o artigo e também tou pensando em fazer o curso vc poderia me da informações do que faz um gestor numa fábrica de Roupas?

  29. Alessandro Faria
    Responder
    24 março 2016 at 11:06 pm

    Graaaaaande Ligia Fascione!

    Uma mulher à frente do seu tempo 😉 Texto de 2007 hein?! Só li agora. Escreve a versão 2.0?

    Um abração!

  30. Luíza
    Responder
    15 abril 2016 at 12:13 am

    Oi Ligia! Descobri seu site há poucas semanas e estou devorando o conteúdo!!! Muito bom encontrar textos tão pertinentes e esclarecedores – além de bem humorados – sobre a área. Sou formada em Design de Interiores e tenho a intenção de fazer uma pós em Design Estratégico, ou Gestão de Projetos, ainda estou analisando o que seria mais adequado para o momento, e me interessei muito em ter o conteúdo das suas aulas e referências bibliográficas! Pode me mandar por email?

  31. Helder Mhula
    Responder
    5 julho 2016 at 2:53 am

    Sou estudante do ultimo ano, portanto IV ano no Instituto Superior de Arte e Cultura, Matola Moçambique curso de Desingn e gostaria de uma colaboração acerca da Gestão de Design especificamente moda e Identidade.

  32. Helder Mhula
    Responder
    5 julho 2016 at 2:59 am

    Gostei imenso da pagina sou estudante de Design estou a escrever a minha monografia sobre moda e identidade ( África),gostaria de uma colaboração.
    Ai vai o meu Kanimambo ( obrigado).

    • ligiafascioni
      Responder
      5 julho 2016 at 10:56 am

      Oi, Helder! Nossa, o trabalho deve ser lindo. Mas não entendi de que maneira eu poderia colaborar…

  33. Fabíola Pessoa
    Responder
    18 agosto 2016 at 3:46 pm

    Olá, lígia!
    Fiquei muito interessada sobre o assunto. Sou estudante de administração pública e adoro temas ligados a criatividade. Acredito que a gestão de design pode ser muito utilizada nas organizações públicas brasileiras. Você poderia mandar para o meu e-mail alguma bibliografia sobre o tema? Muito obrigada e parabéns pelo texto!

  34. Natália Ribeiro
    Responder
    26 agosto 2016 at 8:19 pm

    Olá, estou no penultimo periodo de Design e gostaria de ter acesso a arquivos sobre gestão para direcionar melhor a elaboração do meu projeto, desde já agradeço

  35. Laís Rafaela
    Responder
    5 outubro 2016 at 3:46 pm

    Ola Ligia
    Podes me encaminhar esse material das suas aulas?
    Ficaria muito grata!

  36. Gustavo
    Responder
    13 outubro 2016 at 4:22 pm

    Olá Ligia, pode me enviar os materias sobre o assunto? Estou terminando a minha graduação em publicidade e propaganda, e penso em fazer uma nova em design e também uma pos graduação em gestão de design.

  37. Thais Duarte
    Responder
    24 outubro 2016 at 10:41 am

    Tentei acessar os links com os materiais das aulas de graduação e pós-graduação de gestão design com a respectiva bibliografia mas obtive a resposta “pagina não encontrada”. Como faço para obter esse material? é um tema previsto para meu TCC
    Desde já muito obrigado

    • ligiafascioni
      Responder
      24 outubro 2016 at 10:45 am

      Oi, Thais!

      Esse material é muito antigo, por isso tirei-o do ar. Vou mandar um condensado de material por email (tem 17 MB zipado) mas considere que isso já tem muitos anos e está desatualizado, ok?

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários