Você sabe o que é gestão do design?

olho.jpg

Que o design está na boca do povo, todo mundo sabe. Mas e a gestão do design? Você já ouviu falar? Não? Então trate de ler a minha coluna dessa semana rapidinho, pois a sua empresa está correndo perigo…

ESSA TAL DE GESTÃO DO DESIGN…

Se você nunca ouviu (ou leu) a expressão “gestão do design”, prepare-se para esbarrar nela freqüentemente nos próximos anos. É que, segundo o filósofo alemão Wolfgang Welsch, “assim como o século XX foi o século da arte, o século XXI será o século do design“.

A expressão foi usada pela primeira vez em 1965, quando o governo britânico instituiu uma premiação para empresas que aplicassem uma abordagem integrada para as atividades de design de maneira a contribuir com a qualidade e fosse percebida por todo mundo. Como o prêmio se chamava Presidential Awards for Design Management, a definição ficou valendo. Uma coisa que eu nunca entendi é o nome “presidential” num país parlamentarista como a Inglaterra (provavelmente o presidencial em questão era relativo às sociedades promotoras, a Britains´s Royal Society of Arts e o UK´s Design Council).

Aos poucos, com a popularização nas corporações, a gestão do design passou também a denominar um instrumento que auxilia os gestores da empresa a trabalharem com a abordagem de resolução de problemas própria do design: valorizar o projeto, o conceito e a estética. Em outras palavras, trata-se de inserir a cultura do design na empresa e descobrir como essa ferramenta pode torná-la mais competitiva.

Tudo bem, mas como é que isso funciona na prática? Como é que o design pode ajudar a empresa a se diferenciar no mercado? Aha, você deve estar pensando em marcas inovadoras ou linhas arrojadas. Beleza, essa é a parte que mais aparece, mas tem um problema. O primeiro é que linhas arrojadas (seja lá o que isso for), não se aplicam a qualquer empresa. Em segundo, gestão do design é muito mais que isso.

A gestão do design trata justamente de acabar com a história de contratar designers pontualmente, somente para desenvolver uma marca gráfica ou para fazer caixinhas quando o produto já está pronto. A idéia é fazer um diagnóstico e propor inserções estratégicas do design em todas as áreas, atividades, processos, produtos, conceitos, cultura e no que mais for possível. Inocular o design no sangue corporativo, é isso!

Vamos aos exemplos: o design pode auxiliar a encontrar melhores soluções para o ambiente de trabalho/produção e/ou atendimento a clientes com o objetivo de criar o clima psicológico desejado, melhorar o fluxo de circulação de materiais e de pessoas, sinalizar corretamente os espaços, comunicar a filosofia da empresa e reduzir custos (com o aproveitamento de iluminação natural, a escolha adequada de móveis, etc). Já dá para perceber que pode-se aplicar os conceitos tanto em uma papelaria, como em um restaurante a quilo. Mas também serve para uma multinacional de petróleo ou uma empresa de consultoria.

Legal, mas vale lembrar que tudo isso tem que estar consonante com a comunicação da identidade corporativa, desde a marca gráfica que deve traduzir com competência os atributos essenciais em todas as aplicações, passando pelo layout da papelaria, as práticas de atendimento e estrutura da informação, o website adequado e funcional, as embalagens sintonizadas com a filosofia da empresa, as apresentações institucionais, e tudo o mais que se possa lembrar. Onde você quiser, dá para encaixar design.

E tem mais: o design pode (e deve) nortear todo o desenvolvimento de novos produtos na empresa, desde o período embrionário até o ciclo de vida ser completado com o descarte. A escolha de materiais, a tradução do posicionamento da empresa, as técnicas de fabricação, o comportamento do consumidor, as funcionalidades, as inovações, as informações. Tudo tem que ter dedo de designer, se a empresa quer entrar para valer na competição.

Legal, né? Só não consigo entender porque é que isso nem sequer é citado nas faculdades de administração, para ficar só no pessoal diretamente interessado nos resultados. E tem uma coisa pior: as faculdades de design formam designers gráficos, designers de produtos, designers de moda, webdesigners e outros que tais. Mas quem integra tudo isso numa empresa? Quem faz a gestão estratégica do design? Onde se formam os gestores de design? Que eu saiba, no Brasil só há cursos de pós-graduação na área. Mas o pessoal que sai da faculdade acaba entrando no mercado sem muita noção de gestão. Resultado: designers se acham incompreendidos e gestores se sentem irritados.

Pois é, minha gente. O grande desafio agora é formar muitos e excelentes gestores do design e contar ao empresariado sobre a existência e a importância estratégica desses profissionais.

A coisa vai meio devagar, mas eu, pelo menos, estou fazendo minha parte…

Lígia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br

25 comentários em “Você sabe o que é gestão do design?”

  1. Esse negócio é coisa séria. A gestão adequada do design contribui para sua eficiência e de forma inquestionável, representa respeito e amor à marca.

    Abraço,

    Alexandre

  2. Bom dia.
    Tentei acessar os links com os materiais das aulas de graduação e pós-graduação de gestão design com a respectiva bibliografia mas obtive a resposta “pagina não encontrada”. Como faço para obter esse material? Pretendo fazer mestrado nessa area, e esse material seria muito útil.
    Desde já muito obrigado

      1. Olá Lygia, seria possível mandar para o meu email também o material? Estou estudando o assunto para aplicá-lo na criação de uma empresa júnior.

        Grande abraço!

        Leonardo Trajano

  3. Olá Ligia, li e gostei muito, seria possível enviar o material para meu email? Sou estudante de Design e pretendo fazer pós em gestão. Obrigada ^^,

  4. Olá!!
    Achei o texto extremamente construtivo, aborda de forma sucinta e fácil de compreender como o design envolve muito mais do que uma embalagem bonita!
    Por gentileza, poderias enviar para mim também esse material comentado?
    Me formei em design de moda e estou concluindo um MBA em Gestão Empresarial e quero abordar os dois assuntos no artigo, pois na graduação só falamos de design e na pós só falamos de gestão.
    Se tiveres alguma dica ou sugestão para mim, de temas e leituras interessantes agradeço muito!
    Obrigado!

  5. Olá Ligia, gostei demais , seria possível enviar o material para meu email? Sou estudante de Design na UFAM e me apaixonei por essa área gestão. Obrigado :)

  6. Bom, dia Lígia. Gostaria muito de ter acesso a este material também, estou me formando em Design Gráfico e tenho interesse na área para um pós-graduação.

  7. Oi Lígia! Sou aluna de Design na UFAM e estou fazendo meu TCC na área de gestão em design. Teria como você me mandar um email com bibliografias úteis com o qual posso fundamentar meu trabalho? Qualquer dica também seria muito bem vinda. De preferência o mais breve possível. Muito obrigada.

  8. Olá Lígia, sou formada em Design com Ênfase em Marketing pela ESPM. Pesquisando bastante sobre esse assunto constantemente para aplicar esse conhecimento na empresa em que trabalho. Por favor, podes me encaminhar também seu material como fizeste para os outros colegas? Pesquiso também muita coisa sobre gestão de pessoas, caso tenhas algo instigante e que desejes compartilhar ficarei muito feliz. Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>