4 dez 09

Ilustração: Ben Goossens

Depois de ler o excelente artigo do Helio Schwartzman na Folha de São Paulo, fico aqui pensando porque é que eu tenho uma empresa e pago tantos e pesadíssimos impostos quando poderia muito bem abrir uma igreja e levar uma vida muito mais leve e livre de tributos.

O Hélio fez uma experiência: ele, o editor da Folha e um repórter, abriram uma igreja com tudo certinho por apenas R$ 418,42. A papelada toda saiu em 5 dias úteis sem nenhum requisito especial (abrir uma empresa é mais complicado, pode ter certeza).

Com o registro da igreja, eles abriram uma conta bancária na qual são isentos de IR e IOF. Também não pagam IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros “Is” de bens colocados em nome da igreja.

E não é só isso. O Hélio sagrou os dois filhos como ministros religiosos, o que faz com que eles sejam isentos do serviço militar e tenham direito a prisão especial.

É claro que ele não vai usufruir de nada disso; era apenas uma maneira de demonstrar que perante o fisco não somos todos iguais, de jeito nenhum, e que tem alguma coisa muito errada no processo.

Gente, religião é uma coisa que não se discute, cada um tem o direito de crer no que quiser (e até de não crer em nada). Mas por que essa mordomia toda para igrejas, enquanto escolas, empresas, associações e outras instituições que também trazem benefícios para as pessoas pagam impostos tão pesados e não ganham tantos privilégios?

Será que teremos que esperar pela justiça divina para ter impostos e direitos mais justos?

Comentários

26 respostas de “Quer abrir sua igreja?”

Deixe seu comentário
  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Lígia Fascioni and Jeferson Pedrosa, Paulo Sales. Paulo Sales said: E dps ainda perguntam pq nosso país está assim!! LEIAM PLS http://bit.ly/6pFRrP [...]

  2. Andrea disse:

    sem contar q em alguns casos a receita arrecadada é bem maior q a de muitas empresas.

  3. Clô♥ disse:

    Nos tempos de hoje , “À Cesar o que é de Deus”

  4. Erly Miranda disse:

    Jesus!!
    Não vou à igreja nenhuma.
    Pequenas igrejas grandes negócios.

  5. Humberto Firmo disse:

    Uau!
    Pessoa Física
    Pessoa Jurídica
    e agora Pessoa Religiosa.
    Porque não pensei nisso antes.
    Aleluia ! Sem Fisco, issso é que é anarquia total.

  6. É um grande disfarce. E neste Natal tem “enviado de Deus” pedindo 30% do salário.

  7. Gustavo disse:

    bom, em primeiro lugar, conheço algumas igrejas e tenho de dizer que não podemos julgá-las como sendo todas iguais. Há algumas com pessoas muito profissionais trabalhando em seus respectivos setores financeiros. Uma organização invejável a empresas que existem por aí que dão calote, são empresas-fantasma, etc.

    Em segundo lugar, não esqueçam da igreja mais rica de todos os tempos: igreja católica apostólica Romana!!! Seus templos são beneficiados com os impostos que pagamos quando se tratam de reformas…já pensaram nisto?? Isso chega a ser inconstitucional para um país que se diz laico…

  8. Celso disse:

    Acredito que em meio a tantas igreja existente tem que haver pelo menos uma que seja séria nos seus atos.

    mas como administrador não posso deixar de corcordar com tema proposto, realmente as igreja não pagam impostos nem taxas, acredito que sejam porque ainda são vistas como propagadores da paz ( o que realmente fazim a tempos atrás) e através dos tempos muito Lobos em peles de ovelhas aproveitando-se das isenções fiscais e tributárias começou a embolsar toda esta grana ao invés de investir em obras sociais e caridades, o que realmente é a obra da igreja.

    não sei se esta é a pura verdade, mas é o que eu estou vendo.

  9. zilmar medeiros disse:

    a biblia diz que, não devemod julgar para não sermos julgados pelo mesmo julgo, vc ja parou p/pensar como anda a sua vida, se vc esta em condição de julgar alguém ou alguma instituição religiosa, meus caros irmãos, DEUS nos deu o livre arbitrio p/ escolhermos o caminho que devemos seguir, mais um dia todos nós prestaremos conta de tudo aquilo que fizemos ou deixamos de fazer enquanto vida nós tivemos, que DEUS abençoe a todos que leêm esta mensagem.

    • ligiafascioni disse:

      Zilmar,

      penso que você não compreendeu bem o que estamos discutindo. O foco do artigo não é julgar pessoas ou igrejas; o que está sendo questionada é a lei que torna a vida de qualquer mau-caráter muito fácil, bastando se esconder sob a fachada de uma igreja.

      Isso não tem nada a ver com religião, mas com legislação, entendeu?

  10. ObservatórioDivino disse:

    Acho que Zilmar abriu uma igreja…. Não entendeu nada do que está escrito na reportagem do blog e mistura o assunto sério da “fácil abertura” dessas organizações que podem muito bem servir de fachada para “lavagem de dinheiro” com pregação barata e que ninguém pediu.
    Se não for dono/dona de uma, é uma dessas presas fáceis que andam por aí.

  11. Juan disse:

    Ja estou providenciando a abertura da minha igreja…

  12. Branches disse:

    A facilidade é antiga e ainda permanece até os dias de hoje, só que muitos pilantras só agora descobriram isso e estão aproveitando a oportunidade.
    Essa gente esta descobrindo formas de ter vantagens nas Igrejas, Escolas, Boates, terrero de macumba etc.
    Sou protestante tenho uma Escola Infantil e sinto vergonha desses tais, más se vc examinar as escriturar veras que estes são apenas lobos, não podem ser chamados de evangelicos. Então não posso levar essa situação como religiosa, más como criminosa.
    Quanto a tributos e impostos e outros nós temos os governantes que merecemos. Vamos olhar este Pais de forma mais seria e com menos egoismo na hora de votar.
    Graça e Paz.

  13. Max disse:

    Ja estou providenciando a abertura da minha igreja… [2]

  14. wellington disse:

    O tema em si é bom, o problema é que tem uns engraçadinhos fazendo piadas com o que não conhece. Sou evangelico,e sei que existem pessoas aproveitadoras e pessoas de bem nas igrejas. Assim como em todo lugar. Todos devemos ser inteligentes para não sermos preconceituosos. As igrejas evangelicas estão perdendo credibilidade por causa de alguns idiotas, mas as igrejas possuem um papel importantissímo na sociedade. Pensar que todo pastor é aproveitador, é um erro tão grande quanto pensar que todo padre é pedófilo. Em todo lugar e em todas as areas sempre terão pessoas bem intensionadas e mal intensionadas. É necessario entender mais profundamente do assunto pra não dizer as babaquices que alguns andam dizendo.

  15. Jozenildo disse:

    Complementando o quê o Wellington disse. Quantas empresas lucram na base de falcatruas finaceiras, opressão aos funcionários, horas extras não pagas e etc. Os politicos(porquê logo todos receberão o mesmo benefício) têm um aumento de 60% e as demais funções quanto conseguem? Médicos que atendem de acordo com o plano de saúde. Jovens de classe média que queimam índios, agridem empregadas domésticas, atacam outros jovens por quaisquer motivos. Pais superprotetores de delinquentes. E o pessoal dos direitos humanos que só consideram os direitos dos bandidos. Ufa! Chega! Senhores e senhoras o problema não é a Igreja, não são os evangélicos. O problema somos nós RETARDADOS, RELAPSOS que assistimos a tudo isso e não fazemos nada. Assistimos os grandes atores, atrizes, astros da mídia que financiam o tráfico através do consumo e depois vão hipocritamente falar de paz, fazer caminhada de paz e estas besteiras que assistimos por aí. QUANDO É QUE NÓS VAMOS BRIGAR POR NOSSOS DIREITOS DE VERDADE?

    • ligiafascioni disse:

      Oi, Jozenildo!

      Concordo com você que há várias coisas erradas, mas um erro não justifica o outro. Estou apontando um erro que talvez a maioria das pessoas não conheça. Os outros, que você está comentando, já são nossos velhos conhecidos, infelizmente…

  16. Monsueto Araujo de Castro disse:

    ENGANAR AS PESSOAS EM NOME DE JESUS:É com tristeza que vejo muitos pregadores desonestos, enganando as pessoas em nome de JESUS. É muita gente safada, visando apenas dinheiro, mais dinheiro, falando o nome de JESUS. Você para alcançar ou ser atendido por DEUS, não precisa pagar ou dar dinheiro pra ninguem, é só fazer o pedido com fé. Agradeça quando for atendido. Podendo, ajude sim.É importante participar e ajudar as pessoas. Existem muitas instituíções religiosas sérias, procure obter informações,antes de se tornar membro de alguma delas.

  17. Fernando disse:

    não penso ser tão facil assim não meu caro, cuidar da vida das pessoas dar trabalho, sem contar que, muitas igrejas fecham as portas por varios motivos. quem me dera se todas as empresas fossem uma igreja, só assim poderiamos não só ficar isentos de impostos, mas também das drogas, mortes, famílias destruidas etc.

    • ligiafascioni disse:

      Fernando,

      Se todas as empresas fossem isentas de impostos como as igrejas, de onde você acha que sairia o dinheiro para pagar todos os funcionários públicos e serviços essenciais? Ao contrário do que muita gente pensa, dinheiro não cai do céu…

  18. Dida disse:

    Enquanto não fica claro para todos que existe uma diferênça muito grande entre Igreja e religião, teremos situações parecidas. Respeito todas as igrejas e religiões como todos deveriam fazer mas mantenho bem distante o conceito de Igreja e de religião. A igreja sim precisa de “Fieis” (ou do dinheiro deles) e obviamente de uma “pseudo ou não religião” para engrossar o caldo da conversa, enquanto a religião em si, nada mais é do que uma simples filosofia de vida que norteia o comportamento de cada ser humano. Ninguém precisa de uma igreja para ser bo e fazer o bem. Na verdade basta seguir os 10 mandamentos.

  19. JOÃO CLÁUDIO disse:

    FALA SÉRIO LÍGIA FASCIONE, COMPARAR UMA IGREJA COM UMA VIDA PROFICIONAL.
    VC OLHOU TUDO PELO LADO FINANCEIRO.
    DEIXE DE SER GANANCIOSA, APRENDA A SEPARAR UMA COISA DE OUTRA.
    ABRIR IGREJA PODE ATÉ SER FÁCIL, QUERO VER É ABANDONAR UMA VIDA DE PRATICA DE PECADOS COMO VICIO,BEBIDAS,GLUTONARIAS,SEXO FORA DO CASAMENTO,SEXO SEM SER CASADO(A) LEGALMENTE,FALTA DE PERDÃO E POR AÍ VAI.
    QUEM ESTA NA IGREJA QUE VERDADEIRAMENTE MUDAR DE VIDA.
    VIVER UMA VIDA DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS.
    SE UM DIA VC TIVER UM ENCONTRO VERDADEIRO COM DEUS, VC VAI ENTENDER MELHOR O QUE ESTOU TE FALANDO .
    COMPREENDE SEU PONTO DE VISTA PELA RAZÃO, MAIS RAZÃO NÃO LEVA NINGUÉM PARA O SEU.
    LEMBRE-SE QUE PALAVRAS CONVENCEM, MAS TESTEMUNHO ARRASTA.
    E É POR ISTO QUE EXISTE A IGREJA.
    PESSOAS VERDADEIRAMENTE TRANSFORMADAS PELO PODER DE DEUS.
    EVANGELISTA JOÃO CLÁUDIO
    UM ABÇ PARA VC E ME DESCULPE PELO MEU COMENTÁRIO.

    • ligiafascioni disse:

      Caro João Cládio,

      Primeiramente, não precisa pedir desculpas pelo comentário. O blog existe para que as pessoas possam trocar ideias de maneira civilizada e você foi bem educado.

      Penso que houve um problema de entendimento no tema do artigo; apesar do título, não estou questionando a religião em si. Esse é assunto de foro íntimo e não cabe a mim discutir méritos ou princípios (seria até loucura; esse assunto é complicado demais).

      O foco do meu artigo (e também o do original, de onde me inspirei), é que o Estado brasileiro dá margem a uma série de falcatruas e corrupção quando permite que qualquer pessoa abra uma igreja e desfrute da isenção de impostos. A pessoa pode ser mau-caráter, criminosa, qualquer coisa – mas se ela disser que quer abrir uma igreja, está tudo resolvido e ela não precisa mais pagar impostos que o cidadão comum e as empresas suam para dar conta.

      Como eu disse, a religião, nesse caso, é apenas um pretexto para obter privilégios; podia ser qualquer outra coisa (escola, comércio, etc). Acontece que esse tratamento especial é dado apenas a igrejas, o que possibilita que esses absurdos aconteçam.

      Então, não é nada contra religião ou igrejas; o debate é sobre a lei que permite que esse tipo de abuso aconteça, entendeu?

      De qualquer forma, obrigada pela visita e pelo comentário.

      Volte sempre!

  20. Luis Vulcanis disse:

    Não vejo problema nenhum em facilitar as coisas para se abrir uma igreja. Creio que não é este o ponto. Para mim o problema é a dificuldade e os entraves para se abrir uma empresa. Esta deveria ser a discussão. unir forças para mudar a legislação no sentido de facilitar aos empreendedores abrir suas empresas, diminuir a carga tributária para aumentar a mergem de lucro e permitir que se pague um melhor salário aos colaboradores.

    Não é a lei que permite abertura de igrejas que precisa ser mudada mas a que impede a abertura de empreendimentos.

    Deus abençoe a todos

  21. edson lemos disse:

    Olha , já havia visto muita coisa na internet mas heresia como essa ainda não…
    Seu amigo abriu uma empresa não uma igreja…a igreja de cristo na terra, assim como ele mesmo disse “claro isso se vc acredita que ele existe e falou alguma coisa”, ela prega a palavra de Deus, isso pastores não pessoas comuns, e através da palavra dele acontece milagres libertações curas, famílias centenas delas são libertas de tormentos e sem contar a palavra Batismo ..salvação….se seus amigos forem homens de Deus isso acontecerá….caso contrário serão mais aproveitadores ..
    Quanto a documentos e impostos a Bíblia manda seguir a lei de homens para poder obedecer a de Deus então somos obrigados a ter, nomes placas prédios e documentos ..pois não precisamos disso para pregar a palavra de Deus…
    Que Deus abençoe sua vida e que vc tenha uma experiência sobrenatural com ele então entenderá quem é Jesus Cristo e sua igreja…

  22. Monsueto Araujo de Castro disse:

    EXPLORAÇÃO RELIGIOSA – TUDO POR DINHEIRO

    Pregadores desonestos, caloteiros, usam a Bíblia debaixo do braço para enganar as pessoas em nome de Jesus. Pregadores pedófilos enganam famílias, na conquistas das crianças para satisfazerem seus desejos bestiais. Cadeia Neles. Muitos pelo jeito, não acreditam em Deus. Hoje, muitos estão buscando arrancar 10% dízimo das pessoas para arrumarem a situação financeira. Enganar as pessoas em nome de Jesus, virou meio de vida para muita gente. Lamentável. Deus não precisa de dinheiro.