A árvore psicodélica de Steglitz

Pois é, mesmo estando cheia de coisas para fazer e estudar, hoje o dia amanheceu tão lindo que não consegui resistir; depois da aula fui explorar um bairro de Berlin que ainda não conhecia. O lugar se chama Steglitz e peguei um ônibus para ir até lá (a empresa de transportes fornece um mapa da cidade com todas as linhas de metrôs, trens, ônibus e bondes, de maneira que fica fácil de se locomover); só que no caminho fui vendo coisas interessantes e resolvi descer e fazer o resto a pé.

Fui de Schonenberg até Steglitz bem feliz da vida (uns 8 km) e meus olhos ficaram bem alimentados. No final, uma imagem sensacional: a Bierpinsel (pincel de cerveja, seja lá o que isso quer dizer). Dá a impressão que o arquiteto se inspirou nos Jetsons, pois entre 1972 e 1976, tempo que durou a obra, a animação futurista estava no auge (assim como a pop-art, que certamente frequentou a cabeça do pai dessa criança naqueles tempos psicodélicos).

A ideia inicial era fazer uma torre de observação em forma de árvore que abrigasse, em seus 3 andares, restaurantes e casas noturnas. O negócio até funcionou por um tempo entre trancos e barrancos, mas acabou falindo e a torre está fechada desde 2006.

Em 2010 ela inspirou o projeto Turmkunst, que reuniu 3 curadores, 4 artistas e 200 litros de tinta para fazer a coisa ficar muito mais colorida e interessante. Apesar de ter uma estação de metrô bem debaixo dela (a U-Bahn Schloβtraβe) e estar na rua mais movimentada e comercial desse bairro de 70 mil habitantes, o prédio realmente parece um pouco abandonado e os acessos estão fechados. Pena, queria ver a cidade lá de cima.

Por ora, venham passear comigo…

No mundo cor de laranja, até a lixeira combina.
Legal, aqui também tem mesinhas na calçada
Adoro esse trânsito todo engarrafado nos dias de semana...rsrsrs (repare na ciclovia, que TUDO!)
O sujeito estava muito loucão quando bolou isso
Era para parecer uma árvore, mas para mim é uma nave espacial
Já pensou fazer uma festa aí dentro? Que máximo?
Seria um retrato do arquiteto?
Bacana sob todos os pontos de vista
O urso, símbolo onipresente na cidade toda, não poderia faltar

4 Respostas

  1. Clotilde♥Fascioni
    Responder
    7 junho 2012 at 5:02 pm

    Que máximo!

  2. 10 junho 2012 at 9:18 am

    Vendo as fotos vejo que aqui em São paulo o que falta mesmo são as cores. Tudo é cinza, branco ou bege. Se tivesse mais lugares com cores vivas como ai, seria muito mais bonito.

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      10 junho 2012 at 2:20 pm

      São Paulo também tem lugares bonitos e coloridos, Ulisses! Não se esqueça que dois dos maiores pintores de murais do mundo, Osgemeos, são aí da Vila Madalena. Tem vários murais deles lindos espalhados pela cidade. Podia ter bem mais, é verdade. Mas as pessoas podiam ter a cultura de sair do begezinho e do areia, né? Uma vez, numa reunião de condomínio, propus pintar um bloco de cada cor e não rolou. A turma do bege é muito forte… 🙁
      Abraços!

  3. Luiz Andreto
    Responder
    11 junho 2012 at 5:23 pm

    Nossa Lígia, vc conseguiu achar o caminho de casa depois de subir nessa torre?
    Ela é tão Lucy in the Sky with Diamonds!

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários