A biblioteca mais sensacional do mundo

Ela não é a maior e nem a mais completa; mas é a mais espetacular. Estou falando da biblioteca particular do milionário americano Jay Walker (deve ser primo do Johnnie…ehehe), uma das 50 pessoas mais influentes no mundo segundo a revista Times. O sujeito ficou rico usando a inteligência no sentido clássico mesmo; ele é dono de nada menos que 500 patentes importantes e de um conglomerado de empresas de tecnologia. Pois o cara resolveu montar o que ele chama de Biblioteca da Imaginação Humana, que reúne o que há de mais importante em cinco mil anos de civilização (segundo os critérios dele).

ff_walker_f1-450x353

Assim, a biblioteca não se limita a ter livros: lá tem uma bandeira americana que foi à lua e depois voltou; a coleção abriga um dos satélites originais Sputnik e até guarda até a Bíblia de Gutemberg.

Aliás, sobre a Bíblia, ele explicou, na palestra que deu no TED em 2008, que a prensa de tipos móveis de Gutemberg só revolucionou a história do conhecimento humano porque a Igreja Católica precisava de dinheiro e resolveu vender indulgências (que nada mais eram do que pedaços de papel com a declaração de perdão por escrito). Com a invenção de Gutemberg eles se deram conta de que, em vez de escrever uma por uma, podiam ampliar a produção a níveis estratosféricos, pois, como diz o próprio Jay, imprimir indulgências era como imprimir dinheiro. Inclusive, esse foi o estopim para que Martinho Lutero protestasse contra o absurdo (entre outras barbaridades que o incomodavam) e fundasse a Igreja Protestante.

Jay reforça que, de alguma maneira, todos acabamos levando vantagem com essa, digamos, esperteza religiosa. Sem isso, estaríamos escrevendo livros a mão até hoje. É que a invenção de Gutemberg estava fadada ao fracasso — é que, naquela época, quase ninguém sabia ler.

Aqui tem uma entrevista com o Jay Walker (em inglês), mais uma reportagem da revista Wired aqui e aqui tem a palestra que ele deu no TED em 2008 (dá para assistir com legendas em português, é só selecionar). Abaixo, um vídeo muito bem feito que faz um tour por esse paraíso na terra…

Se tem uma coisa que eu gosto de ver é gente rica que sabe gastar dinheiro em arte e em promoção de conhecimento. Sou fã.

Vi a dica lá no Querido Leitor, da Rosana Hermann.

2 Responses

  1. Avatar
    Clô♥
    Responder
    21 junho 2010 at 7:36 pm

    Linda, e a minha maior aflição é saber que não sei nada do” tudo” o que foi escrito, cada palavra de cada livro… 🙁

Leave A Reply

* All fields are required