A pequena Istambul

Apesar de eu estar morrendo de gripe (são 2 litros de água por hora que saem do meu nariz), hoje o dia amanheceu tão lindo e ensolarado que não deu para ficar em casa. Vesti meu Michelin (aquele casaco fofo e horrível que faz a gente parecer o boneco do comercial da Michelin Pneus) para enfrentar os -2 ºC e fui ser feliz em Kreuzberg, o bairro turco.

Kreuzberg é conhecida como “a pequena Istambul” porque a partir de 1959, quando as empresas alemãs começaram a crescer e a enfrentar falta de mão-de-obra, o governo facilitou a imigração de trabalhadores vindos da Grécia, Espanha, Turquia, Portugal, Marrocos, Túnis e Yugoslavia. Esse povo ganhou visto de trabalho e cidadania alemã.  Em 2000 chegou outra leva de imigrantes turcos, pois a Alemanha ofereceu asilo para as vítimas do grande terremoto de 1999. O resultado é que 10% da população de Berlin é de origem turca e quase 4% da população alemã vêm de lá também.

Fazia tempo que eu queria andar por aquelas ruas com mais calma, mas faz semanas que só faz chover (nada de neve ainda). Imaginem um bairro completamente coberto por street-art (aqueles grafites de rua) de todos os tamanhos, cores e formas. A gente não sabe nem para que lado olhar. Sem contar os inúmeros restaurantes árabes, turcos, indianos, sudaneses, tailandeses, tunisianos, yoguslavos e de outros países que nem sei pronunciar o nome. Pena que era domingo e estava tudo fechado, além de ser inverno. Imagina só num dia se semana de verão, como isso não deve ferver…

Tem como não amar um lugar tão lindo, colorido e cheio de vida?

As fotos são tantas que vou fazer vários posts, separados em temas, tá? Vem comigo dar uma voltinha para conhecer Kreuzberg.

Fiquei um tempão esperando o trem passar para compor o amarelo. Quase deitei ao lado dela...
Você conhece alguma loja de sapatos usados mais charmosa que essa?
Adorei essa vitrine...
Haroldo, é você?
Uma surpresa em cada esquina
Loucura, loucura, loucura!!
Tantas cores que eu nem sei o nome...
Imagina no verão, cheio de mesas na calçada?
Chora não, moça, outro dia eu venho de novo...

Quer ver mais fotos? Clica aqui e vai lá no Flickr.

4 Respostas

  1. Maria João
    Responder
    15 janeiro 2012 at 4:52 pm

    Sigo a sua pagina no Facebook. Um espetaculo, mesmo. Comecei a segui-la porque penso fazer uma viagem até Berlim e pensei que me podia ajudar a dar ideias, em boa hora o fiz. Obrigada Lígia.

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      15 janeiro 2012 at 5:11 pm

      Oi, Maria! Que bom, você vai adorar! No blog, veja as categorias “berlin” e “vídeos Berlin”. Fiz uns vídeos também, dá para ver melhor como essa cidade é especial! Abraços 🙂

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários