Bem-vindo… quem?

A Bombardier é uma gigante multinacional canadense de transporte global que atua tanto na indústria aeroespacial (Bombardier Aerospacial) como do desenvolvimento de equipamentos para a indústria ferroviária (Bombardier Transportation) e atua em 23 países. A sede da Bombardier Transportation fica em Berlin e a empresa herdou o nome do seu fundador, Joseph-Armand Bombardier.

O negócio é tão importante que a principal estação de trem da capital alemã, a Hauptbahnhof, tem um letreiro gigante no piso superior, onde a empresa dá boas vindas aos que chegam.

Por que esse papinho todo? É que bombardier quer dizer bombardeiro tanto em francês (língua de origem da empresa canadense), como em inglês, assim como em alemão.

Gente, um país que sofreu tanto com bombardeiros na guerra e foi tão duramente destruído precisava mesmo de uma mensagem “Bombardeiro, bem-vindo a Berlin” na sua principal estação de trem?

Fico incomodada toda vez que vou lá e vejo o tal letreiro; parece que veio daquele blog, Placas Ridículas. Acho mórbido, sabe? Para ser mais exata, kränklich.

2 Respostas

  1. Clotilde♥Fascioni
    Responder
    6 janeiro 2012 at 3:59 pm

    É, as palavras nos tocam profundamente de uma forma ou de outra. Bjs♥

  2. Freddy Van Camp
    Responder
    10 janeiro 2012 at 11:11 am

    Sempre me incomodou também, Ligia! Contradições alemãs!!!

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários