Bruxelas, bela surpresa!

Não é à toa que a querida Daniela Carette ama Bruxelas como eu amo Berlim: a cidade é mesmo linda!

Pude ficar apenas um dia e meio, e já vi que preciso voltar.

Tinha pesquisado e recebido muitas dicas de amigos; mesmo assim, ainda fiquei de queixo caído com tanta beleza. O Grote Markt é maravilhoso de dia e de noite; o centro histórico é de dar torcicolo, não dá para saber para que lado olhar. Fiquei com pena de não ter podido visitar os museus do Monte das Artes (tinha desde um exclusivo para os trabalhos de René Magritte até vários dedicados às belas artes e à música). Também não deu tempo de visitar o museu de histórias em quadrinhos (o Tintim nasceu lá, assim como os Smurfs). Minha prioridade, como sempre que visito uma cidade pela primeira vez, era flanar por aquelas ruas lindas enchendo os olhos de beleza e cultura.

A Daniela e o Achille ficaram uma tarde inteira comigo e me levaram a lugares que eu não conseguiria com esse prazo apertado: o parque Cinquentenário (belíssimo), o Palácio do Rei e seu magnífico jardim, um convento convertido em pousada e centro de artes fora da cidade e, mais supreendente de tudo, o monumento que os aliados erigiram em Waterloo, que fica a 20 km de distância, em homenagem à vitória sobre a França de Napoleão.

No último dia ainda fui ao Atomium e tive que parar no meio do caminho para ver de perto uma estação de metrô que me encantou.

Como é muita coisa para um post só, o Atomium, os grafites de rua, Waterloo e a tal da estação de metrô vão ficar em posts separados, a ser publicados nos próximos dias.

Por ora, uma amostra da belíssima Bruxelas!

IMG_6450
Grote Markt ou Grand Place: essas casas lindas foram construídas por guildas, ou associações profissionais. Cada categoria mostrava sua excelência nos detalhes e acabamentos. Puro luxo!
bruxelas.004
Esse prédio com a torre da direita não é simétrico; reza a lenda que o arquiteto só se deu conta quando a obra já estava bem encaminhada e se suicidou de vergonha. Difícil de acreditar…
IMG_6395
É muita lindeza dourada 🙂
bruxelas.003
O prédio da direita é um museu; mais um que não consegui visitar.
IMG_6398
No reflexo da janela dá para ver quase a praça toda.
IMG_6518
À noite o espetáculo continua…
IMG_6475
Essa é a galeria Saint Hubert, a primeira da Europa, construída em 1847. Tem 50 lojas maravilhosas, daquelas só para olhar (se é que vocês me entendem…rsrs).
bruxelas.001
Esses buquês de flores em cima dos postes já vi em várias cidades, mas não me canso de achá-los lindos! E essas ruas, minha gente?
IMG_6815
Tudo muito cuidado e charmoso.
bruxelas.002
Uma livraria especializada em náutica e aviação, que tal? E uma larga avenida fechada definitivamente para pedestres e ciclistas (aqui também deu polêmica); olha só que linda!

IMG_6824
Vontade de ficar indefinidamente flanando pelos becos e ruelas…
IMG_6544
Vista do jardim LÁlbetine.
IMG_6533
Detalhe dos arcos do Monumento ao Cinquentenário, erigido em 1880 em comemoração aos 50 anos de independência da Bélgica.
brux.001
E essa arquitetura maravilhosa e variadíssima?

Sério, vi vários guias afirmando que dá para conhecer a cidade em 2 dias. Olha, até dá para ver alguma coisa nesse tempo, mas para conhecer, só morando. E para sentir Bruxelas e compreender a atmosfera da cidade, com certeza terei que voltar outras vezes e com mais tempo.

***

Se quiser ver mais sobre a cidade: Arte de rua em BruxelasDe volta para o futuro, o metrô das mil e uma noites.

3 Respostas

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários