Carnaval das culturas

Pois é, já tinha contado aqui que em fevereiro não rola carnaval de rua como a gente conhece no Brasil (no auge do inverno, não tem nem como pensar numa coisa dessas). Mas isso não quer dizer que o povo não festeje. Em Berlin, toda primavera acontece o Karneval der Kulturen, uma festa gigante que dura 4 dias.

O evento é organizado no bairro de Kreuzberg, tradicionalmente reduto de imigrantes de várias partes do mundo. A ideia é juntar todas as culturas numa festa de rua, com direito a comidas típicas, muita música, manifestações artísticas e gente bonita e animada. Boa parte do bairro é tomada pela manifestação; há barraquinhas, danças, teatro de rua e muitos palcos. Os 4 principais são divididos conforme a região do globo:

Bazaár Berlin (Música oriental)
Eurasia (Música europeia e asiática)
Farafina (Música africana)
Latinauta (Música lationamericana)

Fora esses, tem mais um monte de palcos menores, sem falar nos artistas, bandas, mágicos e dançarinos se apresentando sem palco nenhum. É uma babel de línguas, culturas, sabores e cores de dar gosto; uma delícia, ainda mais se a gente considerar que tudo acontece na mais santa paz e alegria, com uma organização nota 10 e banheiros de verdade instalados em trailers (nada daquelas coisas químicas horrorosas).

A feira funciona nos 4 dias, das 11 da manhã até às 11 da noite, mas tem um dia especial para o desfile de rua (tipo uma procissão de blocos representando as diferentes culturas) e outro só para as crianças. E olha, São Pedro está colaborando esse ano, pois a festa está sensacional.

Os caras são tão bem humorados que tem até uma parte chamada carnaval das sub-culturas. Muito bom!

Só tenho uma reclamação a fazer: havia uma meia dúzia de barracas brasileiras e fui sonhando com uma coxinha, uma empadinha ou mesmo um pastel. Pois nem um mísero pão de queijo tinha… só feijoada e caipirinha. Gente, pão de queijo nessa terra iria fazer um baita sucesso, ninguém resiste a essa delícia!! E coxinha, então? Ai, que frustração, viu?

Fiquem aqui com algumas imagens dessa manifestação linda de paz entre os povos…

Que delícia, o povo todo dançando na rua
Mas sempre há quem prefira a calmaria...
Quer ver sua sorte?
A cada 20 metros tem um espetáculo rolando
Palhaços não poderiam faltar
Dias maravilhosos para curtir uma festa de rua
Um mágico chamado Gilberto? Esse era o nome do meu pai. Ele iria adorar isso aqui...

Quer curtir um pouco mais dessa festa linda? Clique aqui e vá no ábum do Flickr!

2 Respostas

  1. Clotilde♥Fascioni
    Responder
    28 maio 2012 at 10:55 am

    Me comovi até as lágrimas lembrando a cara do “mágico”. Deve ser muito legal essa festa.♥

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      28 maio 2012 at 3:20 pm

      Imagina eu, quando dei de cara com esse palco….
      beijinhos e saudades 🙂

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários