Competência técnica excepcional

Fotografia: Shkoda Maria

Essa semana fui resolver a questão do visto (até então eu estava aqui como turista; mas não se pode passar mais de 90 dias por semestre na União Européia nessa condição, e já passei bastante do limite). Não tinha dado entrada ainda porque um dos requisitos era comprovar os conhecimentos básicos na língua alemã (nível A1); agora estou no A2. Faltei à aula e os professores me desejaram boa sorte, pois essa parte é bem chata mesmo.

Fomos muito bem recebidos pelo funcionário e ganhei um visto provisório (engraçadamente chamado de Fiktionbescheingung). O Fiktion do nome é ficção mesmo, um termo jurídico que quer dizer, grosso modo, que o negócio não está valendo ainda, mas é como se estivesse. O que eu pedi foi um visto de residência, que me permite apenas morar aqui, pois sabia que para trabalhar seria um complicação. Achei melhor deixar para me preocupar com isso depois que dominasse o idioma.

Pois tive uma grata surpresa quando o rapaz nos informou que eu teria permissão automática para trabalhar assim que ganhasse o visto definitivo, mesmo sem pedir. Sabem por quê?

É que estou acompanhando o Conrado, que está na categoria Competência Técnica Excepcional, fornecido a pessoas com qualificação especial (engenheiros, médicos e cientistas cujo trabalho não pode ser realizado por equivalentes alemães por causa da excelência curricular).

Então é isso, esse post era só para me exibir mesmo. Não sei o de vocês, mas meu marido tem Competência Técnica Excepcional reconhecida internacionalmente e não tinha como ficar quieta e não contar para ninguém.

Desculpa aí…

7 Responses

  1. Avatar
    6 janeiro 2012 at 7:21 pm

    Posta o currículo dele aí!

    Brincadeira 😉

    Att, Daniel

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      7 janeiro 2012 at 6:03 pm

      Eu não queria me exibir mais, mas você deixou a bola quicando: o Conrado é engenheiro eletricista com mestrado na Inglaterra (antes ele morou 6 anos na Alemanha e trabalhou na Mercedes Benz). Tem doutorado em Engenharia Elétrica e, além do português, fala fluentemente inglês e alemão, além de um portunhol que não faz feio.

      Já foi diretor de desenvolvimento de várias empresas e está há quase 10 anos desenvolvendo equipamentos para medição de sistemas de potência. Além do mais, é a pessoa mais inteligente que eu já conheci na vida, sério. Já achava isso muitos anos antes da gente sequer imaginar a possibilidade de namorar (ele foi meu chefe no projeto do robô aéreo em que trabalhei por 7 anos).

      E nem estamos considerando que ele é lindo, alto, forte e loiro; praticamente um deus nórdico…. E mais não vou dizer, pois propaganda é ruim quando não se quer vender, né? Aahahaha….

      • Avatar
        eliane bruni
        24 janeiro 2012 at 4:27 pm

        …uau!!! parabéns!!!achei o máximo!! acho q nos vimos somente uma ou duas vezes, sou esposa do Luis, afilhado do seu pai, fillho do tio Bruno em Campinas, nossa!!! qt coisa p me indentificar!! saiba q estou curtindo muito “viajar” com vc pela Alemanha…bjobjo

      • ligiafascioni
        ligiafascioni
        24 janeiro 2012 at 5:42 pm

        Oi, Eliane!

        Nossa, mas que coisa incrível! Claro que lembro do Luís e da Rosinha! Nossa, que saudades! Quem sabe um dia a gente ainda se conhece pessoalmente, né?
        Beijão e apareça sempre!

  2. Avatar
    6 janeiro 2012 at 8:02 pm

    Eu tenho uma grande amiga arquiteta (Maristela Macedo Poleza) que tem um escritório em Rio do Sul, com a filha, também arquiteta (Marina). Cada vez que um de nós conta alguma novidade dessa natureza (coisas – conquistas – que deixam os amigos de verdade felizes) o outro responde com um sonoro… NOJEEEEEENTA! (a quantidade de “eee” dá o tom do tamanho da comemoração.

    Então… pra você e pro Conrado, só posso dizer uma coisa: NOJEEEEEEEEEEEEEEENTOS!!!

    (foi a primeira coisa que pensei ao terminar de ler seu post.)

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      7 janeiro 2012 at 6:04 pm

      Aahahaha…. 🙂

  3. Avatar
    Clotilde♥Fascioni
    Responder
    6 janeiro 2012 at 11:14 pm

    Uhuhuhuhuhuhuuuuu!!!!! qtik

Leave A Reply

* All fields are required