Cursos

Design de interação para mídias digitais

Objetivos

O curso Design de interação para mídias digitais, oferecido para o curso de pós-graduação em Comunicação e marketing para mídias digitais da Faculdade Estácio de Sá de Florianópolis, SC, busca abordar os conceitos fundamentais de design de interação como usabilidade, pesquisa etnográfica, definição de requisitos, prototipação e avaliação de projetos para mídias digitais.

O curso com duração de 24 h/aula e está organizada em 5 áreas temáticas: conceitos; requisitos; interação; prototipação e avaliação.

Cronograma

Os interessados devem procurar a Faculdade Estácio de Sá. Caso sua empresa queira contratar o curso de maneira independente, para turmas fechadas, basta entrar em contato.

Material
Encontro Tema Download (PDF)
1 Apostila (introdução) intro (283 KB)
Conceitos aula1 (963 KB)
Análise de usabilidade analise (45 KB)
2 Interação aula 2 (561 KB)
3 Requisitos aula 3 (651 KB)
Template de Requisitos requisitos (49 KB)
Pesquisa etnográfica etnografia (2.7 MB)
4 Prototipagem aula 4 (451 KB)
5 Avaliação aula 5 (446)
6 Apresentação dos trabalhos

Bibliografia

PREECE, Jennifer et al. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.

NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia.Rio de Janeiro, Rocco, 2008.

NORMAN, Don. The design of everyday things. New York: Doubleday, 1990.

KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web. Rio de Janeiro: Alta Books, 2005.

www.usabilidoido.com.br

www.faberludens.com.br

www.usability.gov/guidelines

www.useit.com