Livros queimados

Essa praça é chamada Bebel Platz em homenagem ao fundador do partido democrata alemão no século XIX (político com nome de Bebel? Só na Alemanha….eheeheh).

Brincadeiras à parte, essa praça que fica ao lado da ópera (hoje faculdade de direito) e em frente à Universidade Alexander Humboldt, ficou famosa por ser cenário de uma monstruosa fogueira de livros patrocinada por Hitler. Todos os autores considerados traidores como Thomas Mann e Karl Marx, só para citar dois famosos, tiveram suas obras incineradas em praça pública. Na leva deve ter ido quase toda a biblioteca da universidade e livros diversos trazidos de todos os cantos da cidade.

Para que a lição não seja esquecida, foi construído um monumento no meio da praça. É uma sala com prateleiras vazias que fica no subterrâneo e a gente olha por cima, por uma janela de vidro. Cheguei na praça e custei para achar o monumento. O remédio foi esperar algum grupinho de turistas (a cidade está coalhada deles) se aproximar com um guia. Simples…

Praça Bebel com a Universidade Humboldt ao fundo. O bolinho de gente está olhando para o monumento em homenagem à biblioteca vazia.
Estão todos olhando (e lamentando) as estantes vazias do subsolo

E e essa universidade não é pouca coisa não; lá estudaram os Irmãos Grimm, só para começar. Também passaram pelo lugar os filósofos Hegel e Schopenhauer. Marx e Engels também deixaram sua marca no lugar, que teve como professores ninguém menos que Albert Einstein e Max Planck. Vou resumir a história para não ficar muito comprida: essa universidade gerou, até agora, 29 prêmios Nobel. É mole?

Essa foto é de outro campus da universidade. A sala de aula é transparente (eita obsessão) e dá para ver os alunos assistindo uma aula. No quadro branco o professor está projetando transparências, claro (ops, não pude evitar!), e o quadro verde escrito a giz está bem atrás. Rsrsrs)

3 Responses

  1. Avatar
    Paulo
    Responder
    6 junho 2010 at 8:25 pm

    All Star está na moda na Alemanha?

    Lígia Fascioni: Sempre! É um clássico….eheheh (mas eu acho que a marca é Converse).

  2. Avatar
    Marina
    Responder
    13 junho 2010 at 4:24 pm

    post patrocinado pela Converse® =P

Leave A Reply

* All fields are required