Munique

Último dia de viagem (à tarde a gente já vai para o aeroporto) e já está dando saudades (que só não é maior do que as saudades de casa e dos gatículos).

Munique é uma das cidades mais ricas e importantes da Alemanha. Junto com Sttugart, é o equivalente ao que Rio e São Paulo são em termos de PIB para o Brasil (mas lembrando que a economia alemã é a quarta do mundo (só perde para os EUA, Japão e China); o Brasil está em oitavo e produz apenas metade da riqueza desse país aqui.

Munique é a capital do estado da Baviera, que só começou a fazer parte da Alemanha depois da unificação proposta por Bismarck, 1871. Os bávaros, por serem muito mais ricos que os outros componentes, não queriam fazer parte e preferiam se manter como um país independente. Até hoje há um pouco de rusga, pois reza a lenda que eles só passaram a integrar a Alemanha porque o rei deles era louco (o sujeito construiu tantos e tão suntuosos palácios que quebraram a economia na época; há um castelo aqui perto que, segundo os alemães, é maior que Versalhes) e aceitou o acordo.

Daria para gastar pelo menos uma semana inteira visitando apenas o básico nessa cidade: há parques, castelos, museus e muita história para ver (além da cerveja, claro…eheheh). Mas como estamos muito cansados, visitamos algumas galerias de arte e pinacotecas aqui pelo bairro mesmo. Ontem vi, pela primeira vez, ao vivo, um trabalho do artista Ron Mueck (aquele que reproduz corpos humanos em tamanho gigante). A escultura que vi é a Mãe com o filho e tinha menos de um metro de comprimento, mas é muto impressionante mesmo assim. Gostaria de ver outros trabalhos dele.

Mas vamos deixar de conversa mole e ir às fotos!

Há festa em tudo quanto é quanto da cidade
Ferveção no centro da cidade (não parece, mas já eram 9 da noite)
É linda mesmo
Fachada da Hathaus
Esse é o prédio da prefeitura (Hathaus) e é construído em “U”com um pátio no meio.
O pessoal aproveita bem o verão comendo ao ar livre
Silhouetas de bicicletas
As ruas fervem de gente
Lindo!
Dá mesmo para impressionar
Repare o tamanho das pessoas em rela
Tudo aqui é monumental
Restaurante instalado no vão do prédio da Hathaus
Restaurante instalado no vão do prédio da Rathaus

1 Response

  1. Avatar
    Andrea
    Responder
    16 junho 2010 at 2:10 pm

    Que lugar lindoooo!
    E eu acredito sim que na penultima foto eram 9h da noite, em Toronto tb so comeca escurecer apos as 9h.

Leave A Reply

* All fields are required