A Ilha dos Museus

O rio Spree corta toda a cidade e dá tantas voltinhas que acabou formando uma ilha pluvial. Pois nessa ilha estão concentrados os principais museus da cidade. Como eram muitos (se contar a cidade toda são 176!), escolhi visitar apenas o Pergamon Museum e o Neues Museum.

O Pergamon chamou a minha atenção porque nele estão as ruínas originais do templo grego que leva esse nome. Vou ser sincera: eu já tinha me escandalizado quando visitei os chamados Mármores de Elgin no Museu Britânico em Londres porque os ingleses simplesmente transferiram o Pathernon inteiro para dentro do prédio (ficou fantástico, mas não deixa de ser um tipo de roubo, né?). Está certo que o que sobrou das ruínas Grécia está sendo carcomido pela poluição (acho que os gregos são um pouco avacalhados como os brasileiros nessas coisas de cuidar do patrimônio histórico), mas o negócio é grande demais.

Pois não tenho certeza, mas estou achando que o o Altar do Pergamon é bem maior. São fachadas inteiras, cada pedra gigantesca com esculturas cuidadosamente restauradas. É mais que impressionante; é formidável. O pé direito do museu é altíssimo para abrigar uma fachada original do templo grego com 130 metros de altura, imagine só. Durante a guerra, a instalação inteira foi cuidadosamente desmontadada e escondida numa mina. Incrível, né?

Como não dá para fotografar dentro do museu, peguei algumas fotos da Wikipedia para se ter uma ideia.

Altar do Pergamon (parte)

Mercado de Tales
Mercado da Ponte de Mileto

Pois é, não contente com essas preciosidades, o museu também exibe ruínas da Babilônia no reinado de Nabucodononsor e uma coleção de arte islâmica de cair o queixo (os portais têm a mesma altura do Mercado de Mileto e foram tirados de algum palácio).

No Neues Museum, que guarda uma impressionante coleção de arte egípcia, vi nada menos que o famoso busto da Rainha Nefertiti (entre outras coisas maravilhosas). Ela é linda mesmo! De novo, não dava para tirar fotos, mas olha só uma imagem que encontrei da belezoca na Wikipedia.

A "rainha da cocada preta" no tempo dos faraós
A "rainha da cocada preta" no tempo dos faraós

Loucura!!

2 Responses

  1. Avatar
    Clô♥
    Responder
    1 junho 2010 at 5:23 pm

    Acho a Camila Pitanga a cara dela, deve ser a reencarnação da mesma, veja se não tenho razão? É linda mesmo, assim como a Camila é.

  2. Avatar
    Jonas Ferrari
    Responder
    1 junho 2010 at 6:43 pm

    é de chorarrrrr mulé!

Leave A Reply

* All fields are required