Olha o bonde!

Hoje fizemos um passeio bem original: fomos até uma estação de trem da cidade que fica num bairro mais afastado (S3 Rahnsdorf) e pegamos um bonde até uma cidadezinha pequena de interior (que aqui são chamadas genericamente de dorfs).

Por coincidência, estava acontecendo a festa do verão, com direito a desfile na rua e tudo. A cidade é pequenininha mesmo e se chama Woltersdorf; a festa estava uma delícia, parecia reunião de família. As crianças e jovens do colégio tocaram na fanfarra, apresentaram espetáculos de dança, teve desfile de fantasia e comidinhas gostosas (com salsicha, claro…).

Woltersdorf fica à beira dos lagos Flakensee Kalksee (tem uma eclusa entre os dois) e foi fundada em 1214 (nunca canso de me impressionar com essas datas). Desde 1903 eles contam com uma linha de bondes que ligam a cidade até a linha de trens urbanos de Berlin (as S-Bahn).

O bacana é que os bondes são antiquíssimos e eles guardam todos! Hoje, como era dia especial, de festa, foram colocados em serviço alguns dos bondes históricos, construídos em 1913. A gente andou em um que é lindo! Todo envernizado e com metais dourados, além de ter os encostos dos bancos reversíveis para os passageiros sempre sentarem de frente para a estrada (é que o motorista pode pilotar nas duas pontas; cada vez que chega ao final da linha, muda). Os outros bondes normais (que também andamos), são de 1960 e estão em excelente estado de conservação e funcionamento.

Quem organizou tudo foi a querida e competente Angela Langer, que, junto com o Roberto Langer e a Rosana Conte, fizeram conosco esse passeio maravilhoso. Obrigadíssima por esse dia lindo, amigos!

 

Olha o bonde de 1960 que a gente pegou para ir à festa.
Olha o bonde de 1960 que a gente pegou para ir à festa.

 

Ponto de vista do piloto.
Ponto de vista do piloto.

 

L1080992
Caminho feio, né?

 

IMG_7438
Olha o charme da bolsa do cobrador!

 

Delicadezas...
Delicadezas…

 

Início do desfile.
Início do desfile.

 

Slide1
Os tipos que desfilaram.

 

L1090005
A comunidade em peso participando (e o Conrado lá atrás, fiscalizando se estava tudo ok)…rsrsrs

 

Slide1 copy
Mais tipos inesquecíveis.

 

L1090026
As meninas da fanfarra.
L1090050
O palco na beira do lago.

 

L1090035
Delícia de festa, sem gente demais.

 

Slide1 copy 2

E a volta em grande estilo! A gente estava em outro bonde e desceu correndo só para entrar nesse exemplar histórico de 1913. Fizemos o caminho de volta duas vezes, mas valeu a pena!

L1090069

L1090062
Puro luxo e glamour!

 

L1090063
Aqui dá para ver os comandos da nave (sim, choveu um pouco na volta).

 

Para terminar, o espetáculo dos bancos reversíveis. Adorei!!
Para terminar, o espetáculo dos bancos reversíveis. Adorei!!

 

Sei não, mas acho que daqui a 50 anos ainda vou estar descobrindo novidades em Berlin, viu? Isso aqui é o paraíso das surpresinhas…rsrsrs

1 Resposta

  1. Clotilde♥Fascioni
    Responder
    11 agosto 2013 at 9:11 am

    Que lindo passeio, esse deve ficar anotado para a próxima, tá? bjs

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários