Olhos de turista

Sabe aquele feriado chatinho, com chuva e frio? Pois é, a chuva levou a neve embora e agora está bom mesmo é para ficar em casa aproveitando para trabalhar (meu livro de GPS está dando um trabalhão, mas está ficando bem legal!).

Aí criei coragem e dei uma saída para ir ao supermercado (o único aberto na região). Pois mesmo com tudo fechado, passei por vários grupos de turistas sorrindo, felizes por estarem passeando na cidade e nem aí para a chuva, o frio ou o dia que escurece cedo. Casais, turmas de adolescentes, famílias, idosos, pessoas solitárias, todo mundo estava curtindo a vida adoidado numa felicidade só.

É que turista de verdade desfruta cada momento, pois não sabe quando vai ter essa experiência de novo. Não se importa se as lojas estão fechadas, se está ventando, frio ou chovendo. Se tem engarrafamento (que aqui não é o caso) ou se o ônibus atrasou (também não é o caso). Turista de verdade quer mais é aproveitar e viver.

Sempre me encantei com a forma com que os turistas descrevem Florianópolis, minha ilha querida. No verão, sempre que tive chance, saí de lá correndo. Fica tudo lotado, engarrafado, caro, desconfortável. Mas os turistas adoram. Talvez porque tenham justamente o espírito do turista, que vê tudo com otimismo e como parte da experiência.

Fiquei pensando se a gente não tem que dar uma de turista na própria cidade de vez em quando. É muito mais bacana e divertido.

Posso garantir de verdade e com conhecimento de causa, viu?

Por ora fiquem com as fotos das ruas desertas e molhadas (e nem por isso menos lindas e poéticas).

Só com olhos de turista é que você consegue ver luzes de natal na poça d'água
Eu sei que sou suspeita, mas não consigo parar de achar isso muito lindo
Parece rua ladrilhada com pedrinhas de brilhante...
Mesmo achando falsos bonecos de neve uma coisa muito kitsch, esses até que estão engraçadinhos
O povo adora esse grandão aí
Ele parece mesmo feliz 🙂

3 Responses

  1. Avatar
    Clotilde♥Fascioni
    Responder
    25 dezembro 2012 at 3:09 pm

    Adorei, lindas fotos. Aqui ja passou dos 40° 🙁 assustador

  2. Avatar
    Robson Machado
    Responder
    25 dezembro 2012 at 10:01 pm

    Ligia Adorei esse brilho de Natal em Berlin, também admiro seu jeito de viver.

    Um Abraço,

    Robson

  3. Avatar
    Michelle
    Responder
    7 janeiro 2013 at 4:38 pm

    Oi Lígia!
    Olha, suas fotos estão lindas, a cidade é linda!E concordo com você, quando somos turistas nos colocamos num papel totalmente averso ao feio, ao errado ou ao empecilho. Tudo é lindo e azul!…hehehe.
    Particularmente, eu amooooo época de Natal, decoração, comidas e todo esse “ar de boa vizinhança”. Parece que esse clima favorece o bom humor, e todos conseguem ficar muito entusiasmados e receptivos. Adooooooro….hehehe.

    Mas essa visão de turista, acredito estar muito ligada ao conceito de “a grama do vizinho é mais verde”, por olharmos tanto nosso jardim, nos convencemos que o jardim alheio é melhor.

    Assim, acredito que acontece quando visitamos outra cidade, acreditamos que por estar saindo do nosso mundinho, tudo o que veremos será único! Muitas vezes é, mas outras vezes é apenas uma outra perspectiva do que já temos visto.

    Abração, e obrigada por mais uma contribuição. Vc é dez!

Leave A Reply

* All fields are required