Para não odiar as segundas-feiras

Tem um povo no Facebook e no Twitter cujo esporte predileto é lamentar a chegada da segunda-feira. Não sei se estão profundamente insatisfeitos com o trabalho ou apenas refletindo um sentimento comum à maioria das pessoas.

Sobre a realização profissional falaremos na próxima coluna (estou lendo um livro ótimo a esse respeito), mas a segunda-feira realmente carrega simbolismos e desperta reações não exatamente empolgadas; tanto que chega a afetar até as pessoas que não trabalham. Eis que o negócio está tão popularizado que a depressão que se instala depois da musiquinha do Fantástico (mesmo em países onde esse programa não passa…rsrsr) recebeu até um nome dos pesquisadores: síndrome de segunda-feira.

Isso me fez lembrar do livro “Positivamente irracional” do Daniel Ariely (já falei sobre isso aqui). Nele, o autor conta que depois de sofrer um acidente terrível onde teve o corpo quase totalmente queimado, submeteu-se a um tratamento bem pesado por conta de uma infecção oportunista; os remédios provocavam sintomas parecidos com os de uma quimioterapia. E o pior: ele tinha que tomar a medicação sozinho, em casa. O projeto durou um longo e doloroso ano e fazia parte de uma pesquisa; do grupo todo, apenas ele conseguiu levar a cabo o tratamento (e se curar). Todos os outros desistiram no caminho, pois era muito difícil se automotivar para tanto sofrimento.

Daniel conta como conseguiu: ele sempre programava uma atividade que adorava (assistir filmes), justamente para nesse dia. Assim, na noite anterior o moço sempre tentava se concentrar no que tinha de bom para o dia seguinte, não na experiência desagradável que sabia ter que passar.

Já pensou que essa pode ser uma boa ideia para melhorar sua segunda; associá-la a alguma coisa que você adora?

Por incrível que pareça, a maioria das pessoas faz exatamente o contrário. Segunda-feira já é chata por natureza, e o infeliz ainda quer completar o estrago começando uma dieta ou se torturando na academia? Fala sério, né? Não tem como funcionar. Por que não reservar justamente esse dia para ir ao cinema (é mais barato e não tem fila) ou liberar o chocolate? Ou estrear sua playlist cuidadosamente preparada no final de semana? Ou almoçar com os amigos? Ou caprichar no café da manhã?

Lembrei disso porque tenho aulas todos os dias de manhã e acabo adorando as segundas-feiras por um motivo bem simples. É o dia em que a aula começa uma hora mais tarde (claro que termina uma hora mais tarde também, mas né?).

A causa não tem nada a ver com motivação; é o dia em que os novos alunos fazem os testes para ver em que nível estão, mas funciona.  Aos domingos vou sempre dormir bem feliz sabendo que vou poder dormir uma hora a mais.

É simples, não custa nada e funciona muito bem. Fica aí uma ideia para você sugerir para o seu chefe, ou, no caso de você ser um, implementar na sua empresa. No extremo, dá até para abolir o expediente na segunda de manhã e compensar as horas nos outros dias.

Essa é só uma ideia. Mas pensa aí: como fazer a sua segunda ser de primeira?

10 Responses

  1. Avatar
    6 agosto 2012 at 2:20 pm

    Genial, Lígia. Gostei muito dessa abordagem.
    E olha que eu nem faço parte dos que odeiam segundas-feiras. Pelo contrário: acho a segunda-feira um dia muito simpático. Ótimo para começar tarefas novas.
    Mas reconheço que o fenômeno realmente existe. Por isso gostei tanto do artigo. Agora tenho uma sugestão interessante para dar aos alunos e amigos quando este assunto for abordado.
    (os créditos serão devidamente divididos entre você e o Daniel Ariely, ok?)

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      6 agosto 2012 at 2:30 pm

      Aahahah… olha o luxo! Eu dividindo créditos com o Daniel Ariely!
      Ênio, você é ótimo (sempre, não só às segundas-feiras….ahahahahah).
      Beijocas 🙂

  2. Avatar
    Fernanda Thiesen Matos
    Responder
    6 agosto 2012 at 2:29 pm

    Também curti o assunto, não faço parte desse balaio de gente que pensa igual, reclama da segunda e conta as horas pra sexta. Eu uso o findi pra recarregar as baterias, pra começar legal a segunda, e concordo com o colega aqui de cima, segunda é um dia ótimo pra começar tarefas novas. Mas tudo faz parte do ponto de vista de cada um né. Meu mano por exemplo, que trabalha com plantões de 24h, às vezes ele esquece que dia da semana é, demais não? E segunda é o dia que vou ao cinema também (sempre tem promo!) Tem um monte de coisa boa acontecendo nas segundas gente! Vamos abrir a mente, por favor!

  3. Avatar
    Daniela
    Responder
    6 agosto 2012 at 3:45 pm

    Verdade…boa dica! Eu normalmente estreio roupa nova na segunda. Me dá um ânimo maior colocar uma peça novinha pra ir trabalhar. Parece bobo mas surte efeito. E se não tenho roupa nova ($$ não sobra tanto assim) procuro colocar uma roupa q gosto muito, daquelas peças coringa q aliam conforto e bem estar!

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      6 agosto 2012 at 4:01 pm

      Que ótima ideia, Daniela! Vou aderir a essa também 🙂

  4. Avatar
    6 agosto 2012 at 4:03 pm

    Ligia,
    coincidentemente recebi por e-mail hoje um vídeo que fala sobre o prazer de se fazer o que gosta. Se todos fizessem isso, acho que a segunda feira ia ser o melhor dia, e não o contrário.
    Apesar de muitos não concordarem comigo, eu estou em busca de trabalhar com o que gosto, ao invés de me dedicar a alguma coisa que me dá dinheiro mas não me traz felicidade. A vida fica bem mais fácil assim, não?
    Se te interessar, o link do vídeo é esse: http://youtu.be/F12DAS-ZNDY
    =)

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      6 agosto 2012 at 4:50 pm

      Vou ver sim, Natalia! Estou lendo um livro que fala sobre isso, depois vou postar a resenha.
      Obrigada pela dica 🙂

  5. Avatar
    6 agosto 2012 at 4:09 pm

    Eu nunca tive um dia preferido da semana, dai que segunda para mim é igual a terça, a quarta, quin…

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      6 agosto 2012 at 4:51 pm

      É que isso é mais flagrante para quem trabalha fora e tem uma rotina de acordar cedo na segunda. Você, se quiser, pode ficar mais um pouquinho, sua luxuosa….ehehehe

  6. Avatar
    Monica
    Responder
    8 agosto 2012 at 9:40 am

    Ligia! Eu adoooro a sensação de recomeço, de poder fazer diferente, de corrigir os erros e ser cada vez melhor… Então encaro as segundas como sendo o “dia master” do recomeço (afinal todos os dias, horas, minutos tb são…hehe) e assim começo a semana mega animada =D
    Beijos!

Leave A Reply

* All fields are required