Revolução fotográfica

Imagine você tirando uma foto de qualquer jeito, sem se preocupar com foco — concentrando-se apenas no enquadramento. A gente já faz isso hoje (eu, pelo menos, faço) e o resultado fica uma porcaria na maioria das vezes.

Pois imagine se depois, quando você estiver olhando os arquivos, puder escolher o que vai ficar em foco e o que vai ficar borrado. Qualquer foto sua vai ficar parecendo aquelas de revista, onde o objeto focado fica lindo e o resto faz papel de cenário. Pois essa máquina dos sonhos está prestes a se tornar realidade.

O sistema é todo baseado na tese que Ren Ng defendeu na Universidade de Stanford em 2006. O segredo está num jogo de lentes que capta mais informações óticas do que as câmeras normais; assim fica relativamente simples pós-processar a foto escolhendo o lugar em que o foco vai ficar.

Na verdade não entendi bem os detalhes, mas o pessoal da Lytro sabe tudo de inovação: começaram prototipando e mostrando como a coisa funciona no próprio site deles; entre na galeria de fotos e clique na parte da imagem que você deseja focar. Depois, é só esperar alguns segundos pela mágica. Você também pode se inscrever lá para ser informado quando a belezinha vai estar à venda.

Tomara que não custe muito caro, pois tudo o que eu quero na minha bolsa hoje é uma câmera Lytro. Já pensou como o mundo virtual vai ficar mais bonito, com todos os blogs cheios de fotos bacanudas?

Mal posso esperar para ver. A Lytro Picutre Revolution vai ser o próximo Google. Aguarde e verá…

Foto de Eric Cheng onde escolhi o foco no gato da frente (parece o Heitor)
Essa é a mesma foto que a anterior, mas agora escolhi focar o gatinho de trás.

3 Respostas

  1. João Carlos Teixeira
    Responder
    26 junho 2011 at 1:25 am

    Só falta uma máquina do tempo e uma de tele-transporte. Fantástico!

  2. 30 junho 2011 at 9:36 am

    Vixe. Aí perdeu a graça do charme da fotografia.

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      30 junho 2011 at 9:44 pm

      A fotografia jamais perderá seu charme porque ele reside no olho do fotógrafo…. 🙂

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários