Secadora high tech

Olha só que ideia mais original: o designer alemão Nico Kläber, recém-formado e muito talentoso, bolou a secadora DryMate como trabalho de conclusão de curso.

Ele não se esqueceu das aulas de física e lembrou-se do princípio de que a água evapora a temperaturas menores do que 100ºC se a pressão for muito baixa (num ponto que seria considerado tecnicamente vácuo).

Assim, em vez de gastar energia aumentando a temperatura no interior da secadora para fazer com que a água da roupa evapore, basta ir retirando o ar e baixando a pressão. Além de economizar energia, a outra vantagem é que as roupas delicadas não encolhem, pois o interior do aparelho não esquenta muito.

Linda, econômica, sustentável, charmosa e inteligente. Nota MIL para esse rapaz!

drymate

Fiquei sabendo pela newsletter do YankoDesign.

3 Responses

  1. Avatar
    Fatima
    Responder
    29 julho 2010 at 10:18 pm

    Lígia quando o design alia-se à mecânica e a físico-química em prol da sustentabilidade e da vida doméstica a gente pode chamar de uma “bolação ético-estética”? Não sou da área científica mas tenho sobrinhos na engenharia, no design, na informática, na biologia, no direito, na arquitetura e essas invenções de jovens talentosos me fascinam. Ótima matéria! Fatima/Laguna

    Lígia Fascioni:
    Oi, Fátima! Faça uma festa com essa turma toda e peça para eles inventarem alguma coisa, que só pode dar coisa boa! Adorei a “bolação-ético-estética”….eheheh

  2. Avatar
    Jessica Liebl
    Responder
    2 agosto 2010 at 3:15 pm

    Muito legal! Design realmente inovador! Aliás parabéns, acompanho seu Blog por sempre trazer objetos inusitados que são puro design!

Leave A Reply

* All fields are required