Sem embalagem

Minha aluna de design Tamara Monteiro está fazendo seu TCC sobre o tema embalagens. Ela vai usar como exemplo uma loja de produtos naturais, por isso está fazendo um levantamento completo de tudo o que há a esse respeito por aí. Pois a moça encontrou uma loja londrina muito interessante, que tem o sugestivo nome de Unpackage (sem embalagem). Eles levam realmente a sério e questão da sustentabilidade e só vendem alimentos orgânicos de procedência conhecida e controlada. Só que, mais que isso, eles vendem os grãos e as frutas sem embalagem. Você leva o pote que tiver em casa, garrafas vazias ou o que quiser, e faz o refil. Se esquecer de levar, eles emprestam uma embalagem reciclável desse tipo, mas você tem que devolver depois.

Penso que esse conceito é muito interessante, mas exige da gente uma reeducação nos hábitos de consumo. Temos que sair de casa sabendo o que vamos comprar para poder levar a embalagem (imagina, eu esqueço até da sacolinha…), o que elimina o consumo por impulso. É bacana, mas penso que ainda temos um longo caminho a percorrer… se bem que já estivemos mais longe, concorda?

4 Responses

  1. Avatar
    2 setembro 2009 at 3:11 pm

    muito bom o conceito! Aqui na Alemanha toda vez que vou fazer compras saio de casa com a minha sacolinha de naylon!

  2. Avatar
    Clô♥
    Responder
    2 setembro 2009 at 11:27 pm

    Concordo se formos comprar duzentos gramas de dois produtos só, por que se for fazer compras para uma família de seis pessoas, como era a minha, seria totalmente inviável comprar grãos assim. Mas acho que o saco de papel reforçado seria uma boa opção, sem falar nas bolsas de lona ou nylon. Mas o importante é continuar procurando soluções…♥

    Lígia Fascioni: Não existem mais famílias de 6 pessoas, Clô…ehehehe…. e, se existem, compram no supermercado e não chegam nem perto dessas lojas…

  3. Avatar
    Clô♥
    Responder
    3 setembro 2009 at 1:22 pm

    Verdade, o mundo atual é na maioria de pessoas que moram sós e comem fora a maior parte do dia. No máximo fazem uma refeição para dois o que é perfeitamente natural que comprem só a quantidade que vai ser usada. Mas como falei acima, precisamos continuar procurando soluções, sim, têm muito lixo ao nosso redor e cada vez aumenta mais…♥.

  4. Avatar
    Tamara
    Responder
    17 setembro 2009 at 1:46 pm

    Obrigada pela referencia Ligia hehe este conceito é muito interessante mesmo..vamos ver o que vai sair do meu projeto neh =) depois voce coloca aqui!

Leave A Reply

* All fields are required