Spandau

Pois é, ontem fui conhecer outro pedacinho dessa cidade linda. Spandau fica bem no lado noroeste e é uma das áreas habitadas mais antigas. O lugar conta com a tradicional Rathaus (uma espécie de sub-prefeitura que cada bairro tem), o centro antigo com a respectiva igreja (a St. Nikolai de Spandau foi construída no século XIV) e é banhada pelo rio Spree, como toda Berlin.

Spandau, que passou a fazer parte da grande Berlin em 1920, foi também foi sede da maioria das indústrias berlinenses na época áurea da economia alemã (final do século XIX e início do XX); muitas já estão desativadas e viraram museus que se pode visitar (vou colocar na minha lista). A fábrica BMW das nossas queridas motos também fica lá; na região tem uma área inteira chamada Siemens por causa da empresa. Enfim, a economia desse pedaço é bem desenvolvida.

Mas o que tem de mais especial mesmo em Spandau é a cidadela, uma fortificação medieval construída no século XVI. Ocupa toda uma ilha no rio Spree e tem muralha e torre, como manda o figurino. A fortificação foi usada para fins militares até o final da segunda guerra, quando sofreu bastante com bombardeios; a partir de 1960 ela começou a ser restaurada e hoje funcionam lá uma escola de artes, vários ateliers, um centro cultural, um teatro, um restaurante, um café, e algumas galerias e museus entre outras coisas bacanas.

O pátio central é bastante utilizado para festas e shows (no dia em que fui tinha um palco gigante onde um roqueiro iria se apresentar com a orquestra de uma cidade próxima; pelo ensaio, a coisa prometia).

Mas vamos parar de conversa e ver esse lugar tão especial e cheio de história!

Essa foto aérea da Cidadela dá para ter uma ideia da beleza do lugar. Imagem: www.Berlin-Motive.de
Saguão do prédio da Rathaus
Cantinhos da cidade antiga
Mesmo nesse lugar histórico e tradicional, as pessoas não têm medo de ousar (esse carro parecia ter sido pintado à mão)
Casarão do meio é um bar que funciona desde 1743
Torre da igreja St. Nikolai
Entrada da Cidadela
Só faltaram os jacarés para compor o quadro...
Como dá para ver de cima da torre, a cidade é bem verdinha
Tem um restaurante rústico estilo medieval dentro do forte, mas no verão as mesinhas na calçada é que fazem sucesso
Essas estátuas todas (28) estavam no meio do Tiergarten e sofreram bombardeios durante a guerra. Aí foram recolhidas do jeito que estavam e trazidas para cá.

Gostou e quer ver mais? Então clique aqui e vá direto no álbum do Flickr.

2 Responses

  1. Avatar
    gilson waksman
    Responder
    17 agosto 2013 at 1:39 pm

    Olá Lígia,

    boa tarde…sou médico de SP e em outubro estarei por 15 dias em Berlim, Leipzig e Dresden…viajo sózinho e me atrai muito estas pequenas vilas medievais…estarei em um hotel no Mitte…qual o transporte até este local? e vale um passeio por uma manhã?

    Obrigado,

    e um abraço,

    Gilson Waksman

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      19 agosto 2013 at 1:21 pm

      Oi, Gilson!
      Se o dia estiver bonito vale sim! Se você estiver no Mitte, é só pegar a S-Bahn 3 ou 75 (o ponto final é Spandau). É muito fácil e não leva mais de 20 minutos para chegar! Depois é só ir seguindo as placas até a Zitadelle.
      Boa visita eprecisando de alguma coisa é só falar.

      Viel Spaß 🙂

Leave A Reply

* All fields are required