Tchau, Beto…

Beto em 2009, na moto do Conrado

Ele sempre foi o mais bonito de nós todos; os traços perfeitos, o cabelo loirinho. Tivesse minha mãe a sanha de algumas que querem expor sua expertise em caprichar nos rebentos, teria virado popstar infantil.

Na adolescência, revoltou-se, como era de se esperar. Não tive a chance de conviver com o Beto depois de adulto; nos encontrávamos pouco. Dele, lembro muito do olhar doce, da dicção ininteligível, da solicitude e dos sonhos grandiosos e inatingíveis. Pouco antes de ficar doente, adotou um filhotinho de cachorro porque soube que estava sendo maltratado. Era assim o coração enorme do meu irmão.

Esse contato perdido acabou explicando o mistério pelo qual acabei sendo privilegiada, pois passei os primeiros 20 dias no Brasil vendo-o todos os dias; no começo, quando ainda estava consciente, até comida na boca dei a ele. Ainda não sabia, mas esse era um presente que estava recebendo, a oportunidade de me despedir do meu querido. Desde que éramos crianças, não passávamos tanto tempo juntos assim. E essa situação singular é um mistério mesmo; nunca tive tantos dias sem trabalho e completamente à disposição para ficar com ele e minha mãe no hospital. Antes de viajar, quase todos os contratos que havia acertado depois meses de negociação acabaram sendo cancelados por motivos diversos. Agora entendo o porquê.

Quando voltei a Berlin, ele já estava em coma irreversível; agora o Conrado acabou de ligar dizendo que ele se foi. Depois de tanta dor e sofrimento, vítima de um linfoma letal que o levou em pouco mais de um mês, meu querido finalmente descansou em paz. Sua semente ficou no Gustavo, de 16 anos, que vai precisar ser muito forte para superar tudo isso. A sorte é que ele está cercado de muito amor e tenho certeza de que vai conseguir.

Tchau Betinho, valeu. Foi um privilégio ter sido sua irmã mais velha.

Mas da próxima vez tentarei aproveitar mais…

16 Responses

  1. Avatar
    Jacque
    Responder
    26 abril 2013 at 1:12 pm

    Querida amiga, um abraço apertado de conforto e força!

  2. Avatar
    Enio Peretti
    Responder
    26 abril 2013 at 1:33 pm

    Querida Lígia e família, muita força e carinho!

  3. Avatar
    26 abril 2013 at 1:33 pm

    Nossa, não esperava esse texto.
    Sentimental, sensível.
    Força aí, Lígia. Muita força pra ti e pra todos que a cercam.
    Abraço,
    Fratin

  4. Avatar
    Cilmara
    Responder
    26 abril 2013 at 1:44 pm

    Lindas palavras Lígia!

    Com toda certeza, os momentos juntos, mesmo sendo tão poucos, foram únicos!

    Sentimentos a família! Luz e paz!

    Abraços,
    Cil

  5. Avatar
    26 abril 2013 at 1:44 pm

    Lígia, aperto no coração, claro. A gente mesmo sabendo, sempre espera que o milagre aconteça. Recebe meu abraço bem forte e carinhoso. Beijo, Renata

  6. Avatar
    Andrea
    Responder
    26 abril 2013 at 1:46 pm

    Nossa!! Lígia estou chorando com o seu texto…
    Sensível e tão profundo!
    Meus sentimentos e que Deus conforte toda sua família nesse momento,
    Abs

  7. Avatar
    26 abril 2013 at 2:00 pm

    Lindo texto em um momento tão difícil. Meus sentimentos.

  8. Avatar
    26 abril 2013 at 2:02 pm

    Lígia, querida.
    Li os comentários no Facebook e esses que estão aí em cima. Tenho certeza de que todos esses seus amigos estão manifestando uma tristeza sincera por você e pela sua família. Isso mostra como vocês são queridos. Amados.
    Espero que vocês (principalmente a Clotilde) consigam superar essa dor que eu nem consigo dimensionar. E que você tenha mesmo, a sorte de ter uma nova oportunidade de desfrutar a companhia do seu irmão.
    Beijos pra vocês.

  9. Avatar
    26 abril 2013 at 2:03 pm

    Ele se foi, mas um pedaço dele ficou para que você possa aproveitar mais. E como disse, ele só tem 16 anos e vai precisar de muita força que a sua presença poderá confortar. Meus sentimentos.

  10. Avatar
    Eduardo irmao de coracao.
    Responder
    26 abril 2013 at 4:29 pm

    Com ele vivi minha adolececia, com ele aprendi muitas coisas, com ele ganhei uma outra familia, por ele fui apresentado sempre como seu irmao mais novo, e era assim a nossa amizade, nao consigo lembrar de um só dia que ele tivesse feito mau pra alguem, lembro do qnto ele cuidou de mim e do Vini qndo nos acidentamos, todas as noitrs ia la em, passava na casa da turma toda com a ambulancia q trabalhava, na intenção de estarmos sempre juntos… Agora você nos abondona assim? Beto foi um super mega prazer ter te conhecido obrigado por todo seu carinho irmao, você estará sempre presente nas historias da playboizada do zinga… Quem eh rei nunca perde a magestade.

    Da um abraço apertado no velho Giba, adeus amigo vou sentir muito a sua falta.

    seu merdao, nao eh justo….

  11. Avatar
    Claudia
    Responder
    26 abril 2013 at 4:41 pm

    Lígia:

    Não tenho muito o que dizer. O teu texto está repleto de sinais de aceitação e de espirituailidade. É isso. Desejo que a tua família toda tenha aceitação e supere a saudade. Um beijo.

  12. Avatar
    Luis Alt
    Responder
    26 abril 2013 at 6:43 pm

    Força, Lígia! Um beijo, Luis.

  13. Avatar
    Silvia Motta
    Responder
    26 abril 2013 at 9:52 pm

    Que a saudade seja só a suficiente, e que as lembranças sejam belas. Um beijo, Lígia.

  14. Avatar
    walkyria juliana de abreu
    Responder
    27 abril 2013 at 12:07 am

    LIGIA ME LEMBRO BEM DE VC ESTUDAVAMOS NO SESI ,EU VC A ANDRÉA EO BETO, VC SEMPRE FOI A MAIS CENTRADA E MADURA DE NOS TODOS TENHO SAUDADES,SEU IRMÃO FOI UM GRANDE AMIGO,QUANDO VCS VOLTARAM P SUL ELE FICOU MAIS TEMPO POR AQUI EM CAMPINAS…GOSTO DE LEMBRAR DE TUDO ASSIM…NA INOCENCIA DA NOSSA INFANCIA…E HOJE COM CERTEZA O CEU ESTA EM FESTA,PERDI UM GRANDE AMIGO MAS JESUS GANHOU UM ANJO LINDO…UM BJ NO SEU CORAÇÃO;;

  15. Avatar
    27 abril 2013 at 9:58 pm

    Que bonita homenagem! Me emocionei!!!

  16. Avatar
    Egídio
    Responder
    30 abril 2013 at 12:55 pm

    Querida Lígia!
    A Vida é mesmo efêmera…..
    Nos damos conta disso, realmente, quando alguém querido vai!
    Estou contigo!
    Beijos

Leave A Reply

* All fields are required