Tudo sobre design gráfico

9Ou pelo menos, quase tudo. São nada menos que 50 lições que falam de tipografia, design baseado em grids, teoria das cores, teoria do design, interface com o usuário e usabilidade. Tudo isso de graça, presente do generoso Danny Outlaw. Imperdível!

Clique aqui e divirta-se!

11 Respostas

  1. Laura Xavier
    Responder
    6 março 2010 at 9:34 pm

    Quais são as desvantagens do designer gráfico , e quanto que eles ganhas em média nessa profissão ?

  2. Joca
    Responder
    20 agosto 2010 at 4:50 am

    Nao tem traduzido nao ? xD

  3. marina papa
    Responder
    21 setembro 2010 at 3:01 pm

    designer é tudo? por que para se criar um sapato requer-se designer como tambem uma geladeira ou tudo o que posso imaginar.

    obrigada. marina papa

  4. Alessandra Aleixo
    Responder
    30 junho 2011 at 5:09 pm

    Olá,
    eu gostaria de saber (conhecer) um pouquinho mais sobre design gráfico, em quais áreas e posso trabalhar e conhecer também um pouquinho mais sobre comunicação visual.
    Atnciosamente A. Aleixo

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      30 junho 2011 at 9:43 pm

      OI, Alessandra!
      Nossa, essa pergunta é tão profunda que não sei nem como começar a responder… existe um mundo inteiro a ser explorado na área de design gráfico; há muitos e excelentes livros que falam sobre o assunto, mas, se você lê inglês, recomendo muitíssimo o site http://www.bamagazine.com. Há também ótimos sites em português, como o http://www.espaco.com/design, o design.ning e o designgrafico.com.br. Enfim, é um mar de coisas interessantes para explorar, divirta-se!

  5. Angelica Barbosa
    Responder
    16 outubro 2011 at 5:23 pm

    adoro moda

  6. Angelica Barbosa
    Responder
    16 outubro 2011 at 5:24 pm

    a moda para mim e meu segundo deus

  7. Alan
    Responder
    15 dezembro 2011 at 10:08 am

    OI Ligia

    eu estuo querendo entra neste mundo de design eu gostaria de saber

    qual as dificudades que vc deparou na sua frente

    onde quanto durou as aluas de design

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      15 dezembro 2011 at 5:03 pm

      Oi, Alan!

      Eu não sou formada em design, sou formada em engenharia. O que eu fiz foi um doutorado na área de design, um curso que a gente faz depois que se forma (se quiser). Mas um curso de design pode ser de 2 tipos: tecnólogo, que é mais rápido (2 a 3 anos) e graduação (faculdade: 4 anos). Se você puder fazer a faculdade, aprende bem mais. Se não der, pode fazer um curso de tecnólogo em design que também já dá para aprender bastante coisa. Procure aí na sua cidade uma faculdade que ofereça o curso de design e peça para conversar com o coordenador do curso, ele vai explicar tudo direitinho.

      Ah, por coincidência, acabei de ver esse post aqui que deve ter as respostas que você precisa, olha só: http://design.blog.br/geral/por-onde-comeco-a-estudar-sobre-design
      Boa sorte e sucesso!

  8. Stella Shida
    Responder
    16 abril 2013 at 4:27 pm

    Olá Lígia.
    Atualmente estou para prestar vestibular e estou interessada na área de design.
    Eu tenho facilidade para desenhar, criar e adoro inovações e não gosto de trabalhos monótonos. Então achei que design seria a escolha certa, mas o problema foi: que área escolher?
    Estou entre design gráfico e design de produtos…
    Então, eu queria saber os requisitos para ser um bom profissional na área de design e queria saber o que realmente um desiner gráfico faz.

    • ligiafascioni
      ligiafascioni
      Responder
      17 abril 2013 at 6:29 pm

      Oi, Stella!
      Dê uma olhada nas livrarias e veja se encontra o livro “Design do objeto: bases conceituais”, do João Gomes Filho. Lá ele apresenta de forma estruturada todas as vertentes do design. Se bem que penso que hoje em dia, o MEC exige que todos os cursos de graduação em design tenham uma base comum e só depois o aluno escolha qual das vertentes quer seguir, o que acho excelente, pois assim você fica com uma visão mais completa de todas as possibilidades.

      Sobre os requisitos para ser um bom designer, são os mesmos para qualquer profissional: ser curioso, nunca parar de estudar, investir em cultura geral, ser responsável e gostar de aprender.

      Para adiantar um pouco o assunto, diria que um designer gráfico faz projetos em duas dimensões (marcas gráficas, sinalização, livros, impressos em geral, etc). Já um designer de produto trabalha com projetos tridimensionais, com altura, largura e profundidade. Pode ser qualquer produto de consumo como eletroeletrônicos ou mesmo mobiliário. Penso que um designer de produto que vá trabalhar com eletroeletrônicos ou veículos, por exemplo, conseguirá desenvolver seu trabalho com mais qualidade se tiver noções de eletrônica ou motores, mas não é um pré-requisito.

      Boa sorte e sucesso!

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários