Um banho de aula!

Pois é, foi só voltar de Budapeste e retomar as aulas que tive uma surpresa muito bacana.

É que aqui em Berlin, cada bairro também tem uma piscina pública com o mesmo conceito dos banhos turcos; a diferença é que elas não funcionam com águas termais porque aqui não tem, além de serem bem mais recentes (não tem que fazer exame médico nenhum, é so pagar e entrar… será que não dá micose?).

Em Prenzlauerberg, o bairro em que estudo, também existe um muito antigo (construído em 1896) que está fechado e com a principal piscina seca desde 1986.

Pois a escola na qual estudo (GLS) comprou o edifício, que fica bem ao ladinho do campus. Como em julho começa a temporada de verão e toda semana entra muita gente (só nessa segunda foram 200 novos alunos), eles usam todo e qualquer cantinho como sala de aula. Pois é, deram uma garibada no prédio do banho público e estou tendo aula lá, em uma das salas.

Eles vão restaurar todo o prédio e hoje a professora nos levou para conhecer o salão principal, onde ficava a piscina maior, e contou uma parte da história. É que bem antigamente, era muito caro tomar banho em casa (até hoje os alemães são um pouco pão-duros para isso; muitos se orgulham em dizer que só tomam banho na academia de ginástica), além do que, muita gente não tinha uma banheira ou chuveiro para chamar de seu. Então, como parte de um programa de saúde pública, o governo construiu os tais banhos municipais.

Em geral tem uma piscina grande (coberta e aquecida) que serve também para o povo socializar e colocar as fofocas em dia (mais ou menos como as nossas praias). Depois tem várias salas com banheiras comuns, onde a pessoa pode tomar seu banho bem tranquila mediante uma pequena taxa.

O lugar é belíssimo e é mesmo uma pena que esteja fechado e com a piscina seca há tantos anos. Pelo menos agora, mesmo que aos poucos, o antigo Stadtbad Prenzlauerberg recuperará um pouco de sua antiga glória. Hoje, por exemplo, vai acontecer um desfile do Berlin Fashion Week sobre a piscina seca (puro luxo). Pena que não consegui um convite…

Vejam só e babem…

Se quiser ver todas as fotos lá no Flickr, é só clicar aqui.

5 Responses

  1. Avatar
    6 julho 2012 at 6:00 pm

    Mesmo decadente ainda guarda sua elegância.

Leave A Reply

* All fields are required