Um posto de gasolina como você nunca viu

Já tinha passado várias frentes pela frente desse posto todo colorido na Schwedter Straße, em Prenzlauerberg, mas nunca tinha entendido direito o que era, já que não funcionava mais como posto. Pois na semana passada resolvi olhar mais de perto e descobri que ele faz parte de um projeto maravilhoso chamado Freie Internationale Tankstelle, ou simplesmente FIT.

A ideia é transformar postos de combustível desativados (combustível fóssil, esgotável) por um novo tipo de combustível, inesgotável: a arte. Em vez de gasolina, esses postos distribuiriram criatividade humana nos lugares onde estão instalados e se transformariam, nas palavras do artista, em esculturas sociais.

Tudo começou em 2003 justamente nesse posto, em Berlim (que foi construído em 1926 e funcionou até 1986). O artista Dida Zende estava passando por lá quando viu a oportunidade de tornar a arte menos elitista e mais acessível. A ideia deu tão certo que já são mais 4 postos na Alemanha e outros distribuídos pela Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Suíça e Estados Unidos. E eles estão abertos para mais postos, basta entrar em contato.

Na verdade, olhei o site inteiro e não entendi muito bem como o projeto se sustenta (parece uma estrutura colaborativa) e exatamente como funciona (todas as vezes que passei pelo posto, estava tudo fechado), mas achei a ideia extraordinária.

E você? Tem algum posto abandonado aí perto da sua casa? Olha a oportunidade!

IMG_2056
#paracegover A imagem mostra um posto de gasolina pequeno todo colorido. Não há nenhum carro estacionado. Uma pessoa passa na calçada segurando um buquê de flores.
IMG_2057
#paracegover A imagem mostra o mesmo posto um pouco mais de perto. É possível ver os desenhos abstratos nas paredes, bem coloridos. Há dois latões de lixo: um no meio do vão central do posto, todo grafitado, e outro azul, do lado de fora.
IMG_2052
#paracegover A imagem mostra um detalhe da fachada. Em primeiro plano, uma parede desenhada em rosa e vermelho. Ao fundo, paredes com estampas geométricas e coloridas e uma porta forrada de adesivos diversos. A porta está fechada. Também aparece um latão de metal, todo grafitado.
IMG_2053
#paracegover Mais uma vista da fachada, dessa vez com o pilar do lado esquerdo em evidência. Ele tem detalhes geométricos nas cores vermelho, azul, branco e rosa. Ao fundo, pode-se ver uma parte do pátio coberta com uma lona cor de laranja.
IMG_2054
#paracegover Esse é um detalhe dos fundos do posto, com as mesmas estampas. Aparece uma porta vermelha fechada.

Deixe um comentário

* Todos os campos são necessários