Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/feed-rss2-comments.php on line 8
Comentários sobre: O que é que o mercado quer? https://www.ligiafascioni.com.br/o-que-e-que-o-mercado-quer/ Wed, 23 Jan 2008 12:51:46 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.4.4 Por: Thiago Valenti https://www.ligiafascioni.com.br/o-que-e-que-o-mercado-quer/#comment-392 Wed, 23 Jan 2008 12:51:46 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/2008/01/21/o-que-e-que-o-mercado-quer/#comment-392 Lígia,

Quando eu li o manifesto achei, no mínimo, interessante, e despertou a minha atenção. Principalmente por que é uma crítica ao design, e à sua atuação na sociedade, e acho que as vezes falta questionamento em relação ao que estamos fazendo para a sociedade.

Sem dúvida, o manifesto é altamente empírico, muita coisa eu nem entendi o porque de constar no mesmo, e também não entendi o tal termo “anti-design”. Não acho que é o contra que melhora o atual estado, porém, acredito que o design se morfou para uma ferramenta de mercado para expremer um pouco mais de dinheiro dos tais consumidores (agora, pelo jeito, a moda é chamar de shopper).

É uma visão utópica achar que design não é relacionado ao mercado, com certeza é, mas as atuações do design estão sendo mediadas apenas para se tornar uma ferramenta mais lucrativa. Isso, eu acredito, é que é ruim (onde está o tal benefício à sociedade através do design?).

PS: claro que nós (pessoas comuns) também precisamos do lucro (salário), pois vivemos no meio do dinheiro, e por ele investimos horas da nossa vida, para (sobre)viver.

PS2: nossa, desculpa o tamanho do comentário, não era pra ser tão grande assim.. =]

]]>
Por: ligiafascioni https://www.ligiafascioni.com.br/o-que-e-que-o-mercado-quer/#comment-394 Tue, 22 Jan 2008 18:02:24 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/2008/01/21/o-que-e-que-o-mercado-quer/#comment-394 Caro Thiago!

Não conhecia o “Manifesto”. Li e achei-o interessante, apesar de discordar de boa parte. Sou daquelas que acha que quebrar regras deve ser exceção, e é preciso conhecê-las muito bem e dominá-las para fazer isso com propriedade. Muita gente sai por aí fazendo coisas da própria cabeça sem nenhum embasamento técnico ou conceito por pura falta de conhecimento e diz que está fazendo inovação. Desculpe, mas sou totalmente a favor do design, não do anti-design, como prega o manifesto. De qualquer forma, a discussão é bastante válida! Obrigada pela dica.

]]>
Por: Thiago Valenti https://www.ligiafascioni.com.br/o-que-e-que-o-mercado-quer/#comment-393 Tue, 22 Jan 2008 11:48:43 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/2008/01/21/o-que-e-que-o-mercado-quer/#comment-393 Ligia, falando em mercado, e como ele sempre recebe as dores de cada “idéia inovadora” que não deu certo, o Manifesto Anti Design fala um pouco disso. Você já leu?
Não sei quem escreveu, mas serve pra gente repensar o que a gente faz todos os dias, para o “mercado”.
http://www.manifestoantidesign.com/

]]>