Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/feed-rss2-comments.php on line 8
Comentários sobre: Você tem um toy art? https://www.ligiafascioni.com.br/voce-tem-um-toy-art/ Sat, 08 Nov 2008 00:56:08 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.4.4 Por: Alexandre https://www.ligiafascioni.com.br/voce-tem-um-toy-art/#comment-542 Sat, 08 Nov 2008 00:56:08 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/?p=628#comment-542 Parabéns… cai em uma discussão ferrenha com um colega meu essa semana que também faz o curso de Design gráfico…
Ele afirmava com toda convicção que o Toy Art é arte…
foi bem esclarecedor, fantastic…

]]>
Por: Fabricio https://www.ligiafascioni.com.br/voce-tem-um-toy-art/#comment-537 Fri, 20 Jun 2008 15:23:11 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/?p=628#comment-537 De fato esses toy andam ganhando muito espaço agora no cenário nacional, ja tendo diversas fabricações brasileiras com os mais diversos materiais. Para quem se interessar pelos toy brasileiros dao uma conferida em ted hole, bicudo, BasiQ, Boo+ todos esses foram desenvolvidos por pessoas na área de design.. tem umas foto no site

]]>
Por: Stopatoys https://www.ligiafascioni.com.br/voce-tem-um-toy-art/#comment-541 Mon, 12 May 2008 22:42:08 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/?p=628#comment-541 Olá Lígia!

Não atuo na área de design, mas gostei muito do seu texto, e gostaria de comentar. Estou fabricando toy art aqui em Blumenau, os “transtornos” da stopatoys, citado pelo Thiago acima.
Quando começamos a ler sobre toy art e tentar entender como começou essa produção pelo mundo e especialmente na Europa, compreendemos que este movimento é uma nova forma de arte, uma forma de expressão urbana… conteporânea da realidade. Ou seja, eles surgem para quebrar alguns paradigmas sociais com a liberdade de criação, e não são “politicamente corretos”. Caracterizam uma nova vertente no mercado que são os brinquedos para adultos.
Existem diferentes tipos de toy art, como você citou, os fabricados em larga escala, em plástico, vinil, e os “handmade dolls” que são mais personalizados e limitados. Acredito que todos os tipos de toy art coincidem em pelo menos dois objetivos: um que é agregar valor ao produto com a criação, com a arte e o conceito, e outro que atender a demanda do mercado, oferecendo um produto diferente do que estava disponível atualmente!
E pelo espaço que eles estão ganhando em diferentes áreas como moda, design, arte, arquitetura, psicologia… podemos garantir que estão agradando … e muito!!!

Parabéns pelo texto!

Monique e Ricardo.

]]>
Por: Felipe https://www.ligiafascioni.com.br/voce-tem-um-toy-art/#comment-540 Tue, 06 May 2008 19:20:28 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/?p=628#comment-540 Seu blog eh D+!
voltarei sempre que puder.
parabens!

]]>
Por: Thiago Valenti https://www.ligiafascioni.com.br/voce-tem-um-toy-art/#comment-539 Wed, 30 Apr 2008 13:07:49 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/?p=628#comment-539 Lígia, falando em toy art, tem dois “malucos” em Blumenau que começaram a fazer na brincadeira, e o negócio está indo bem. Olha ai: http://www.stopatoys.com
E, ao contrário da premissa fast-fashion dos dias de hoje, os brinquedos deles são feitos manualmente. Isso sim eu acho muito legal mesmo..

PS: não consegui ir a exposição Design e a mente elástica em Nova York, problemas gregorianos (de calendário) e familiares (família que não estava afim de me acompanhar ao outro lado da cidade pra ver a exposição). Triste, conformo-me.

]]>
Por: Matheus https://www.ligiafascioni.com.br/voce-tem-um-toy-art/#comment-538 Tue, 29 Apr 2008 02:25:50 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/?p=628#comment-538 Lígia, não lembro de ter visto nenhum conceito de design do tipo “tríade projeto-conceito-estética” Vou citar Bern Löbach, no livro “Design Industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais”:
“O processo de adaptação de produtos de uso, fabricados industrialmente, às necessidades físicas e psíquicas dos usuários ou grupos de usuários”.

Se o toy-art atende as psíquicas ou de grupos (função simbólica) onde estão as físicas? Logo, você precisa que seu chaveiro receba mais atenção que servir de utilitário para agrupar objetos funcionais? Assim, a necessidade (prática) é um objeto de atividade humana ligada a manifestações estéticas que traduzem percepções, emoções e idéias.

____________________________________________
Lígia Fascioni: Oi, Matheus! Você não viu esse conceito em nenhum lugar porque fui eu quem o cunhou, como resultado do debate de uma aula na disciplina Novos Paradigmas do Design no meu curso de doutorado. Eu já tinha lido muito a respeito e as definições dariam uma verdadeira bíblia de citações. Resumindo tudo, cheguei nessa conclusão, que descrevo com mais detalhes nos meus livros “Quem sua empresa pensa que é?” e “O design do designer”. Sei que é pretensão, por isso nunca o apresento com “o conceito de design”, mas sim aquele que eu uso.

Sobre a necessidade prática, concordo com você que o chaveiro foi um exemplo fraco, mas vou lhe dar outro: jóias. Você então acha que design de jóias não é design, mas arte?

]]>
Por: Rômolo https://www.ligiafascioni.com.br/voce-tem-um-toy-art/#comment-535 Thu, 24 Apr 2008 17:03:23 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/?p=628#comment-535 Muito bom! Adorei a conclusão.
E esta foi uma das melhores sínteses sobre “o que é arte” que eu ja ouvi: atividade humana ligada a manifestações estéticas que traduzem percepções, emoções e idéias. Vou guardá-la pra mim.

]]>
Por: Thiago Nunes https://www.ligiafascioni.com.br/voce-tem-um-toy-art/#comment-536 Thu, 24 Apr 2008 15:36:44 +0000 http://ligiafascioni.wordpress.com/?p=628#comment-536 Ai ai.. mulher inteligente é tão bom que dá até uma dor no peito, pena que já sou casado!!

Lígia, ótimo texto, maravilhoso, sucinto, eficaz, culto, bonito, de ótimo conceito, e se analisarmos pelos olhos da alma, de estética maravilhosa. Em suma, este seu texto é um objeto de Design !!

]]>