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O transporte p\u00fablico em Berlim \u00e9 uma das coisas mais sensacionais do mundo. Voc\u00ea simplesmente n\u00e3o precisa de carro para quase nada. \u00a0Se precisar, os t\u00e1xis n\u00e3o s\u00e3o caros e a cidade \u00e9 bem plana, portanto considere alugar uma bicicleta (\u20ac 12\/dia) para passear.<\/p>\n
Mas se voc\u00ea n\u00e3o tem tanta perna ou fica um pouco temeroso de andar no tr\u00e2nsito (aqui as bicicletas seguem as mesmas regras que os carros e quando n\u00e3o tem ciclovia, elas t\u00eam que andar junto; nada de cal\u00e7ada!), tem metr\u00f4, trem, \u00f4nibus e tram (uma esp\u00e9cie de bondinho).<\/p>\n
Em todas as esta\u00e7\u00f5es e em v\u00e1rios pontos de \u00f4nibus existem m\u00e1quinas para comprar os bilhetes. Voc\u00ea tem v\u00e1rias op\u00e7\u00f5es para comprar:<\/p>\n
– bilhete \u00fanico:<\/strong> serve para andar em qualquer dire\u00e7\u00e3o, com qualquer meio de transporte (metr\u00f4, trem, \u00f4nibus ou tram). \u00a0Vale por duas horas a partir do momento em que voc\u00ea carimba o bilhete, mas somente num sentido. D\u00e1 para sair do trem, pegar o metr\u00f4, trocar por um \u00f4nibus, tudo com o mesmo bilhete, desde que seja no mesmo sentido. Ou seja, n\u00e3o d\u00e1 para ir e voltar com o mesmo bilhete. Custa \u20ac 2,70. Se voc\u00ea vai andar mais vezes, recomendo comprar o m\u00faltiplo de 4, pois voc\u00ea compra 4 bilhetes por \u20ac9,00 (muito mais em conta).<\/p>\n – bilhete 1 dia:<\/strong> serve para andar em qualquer dire\u00e7\u00e3o, sentido ou meio de transporte. Voc\u00ea paga \u20ac 7,00\u00a0e anda quanto quiser, do momento em que carimbou at\u00e9 \u00e0s 3 horas da manh\u00e3 do dia seguinte.<\/p>\n – bilhete semanal:<\/strong> voc\u00ea anda \u00e0 vontade em qualquer meio de transporte por uma semana inteira contada a partir do momento em que validou o bilhete (tem que carimb\u00e1-lo na m\u00e1quina espec\u00edfica). Custa \u20ac 28,00.<\/p>\n Tem tamb\u00e9m as op\u00e7\u00f5es de bilhetes mensais e anuais (pagos por m\u00eas), e para grupos de 5 pessoas ou mais. As informa\u00e7\u00f5es est\u00e3o dispon\u00edveis na m\u00e1quina (tem vers\u00e3o em ingl\u00eas).<\/p>\n Esses bilhetes servem para as \u00e1reas A e B, que s\u00e3o conc\u00eantricas (A \u00e9 a regi\u00e3o central). Na \u00e1rea C \u00e9 preciso comprar um ticket adicional, mas a\u00ed j\u00e1 \u00e9 praticamente fora da cidade.<\/p>\n DICA 1:<\/strong> No sistema de transporte de Berlim, n\u00e3o h\u00e1 roletas ou catracas, a fiscaliza\u00e7\u00e3o \u00e9 feita por amostragem. Do nada surge um fiscal e pede para ver seu bilhete. Se n\u00e3o estiver v\u00e1lido, n\u00e3o estiver carimbado, ou for a tarifa errada, n\u00e3o importa; a multa \u00e9 de \u20ac 80 sem discuss\u00e3o. N\u00e3o tente dar uma de esperto, ningu\u00e9m anda sem ticket no metr\u00f4 e \u00e9 bem humilhante ser pego no flagra.<\/p>\n DICA 2<\/strong>: Voc\u00ea compra o ticket na m\u00e1quina, mas n\u00e3o pode esquecer de valid\u00e1-lo numa maquininha menor, geralmente amarela, que “carimba” a hora e esta\u00e7\u00e3o de partida. Tamb\u00e9m tem desses “carimbadores” dentro dos \u00f4nibus e trams (mas n\u00e3o dentro dos trens e metr\u00f4s; a\u00ed tem que ser na esta\u00e7\u00e3o mesmo, ok?).<\/p>\n DICA 3:<\/strong> Os motoristas de \u00f4nibus tamb\u00e9m vendem bilhetes, mas eles detestam, pois toma tempo (todo mundo tem que ficar esperando na porta de entrada) e eles t\u00eam hor\u00e1rios rigorosos para cumprir. Sempre prefira comprar na m\u00e1quina para n\u00e3o\u00a0prejudicados outros passageiros e o pr\u00f3prio motorista. Ah, sempre se entra pelo \u00f4nibus pela porta da frente, para que voc\u00ea possa mostrar seu ticket para o motorista.<\/p>\n DICA 4:<\/strong> Se voc\u00ea tiver um mapa em m\u00e3os ou tiver dado uma olhada no lugar no qual voc\u00ea quer ir, fica bem f\u00e1cil andar de transporte coletivo. Os mapas dos metr\u00f4s (U-Bahns) e trens (S-Bahns) s\u00e3o interconectados e est\u00e3o impressos em cartazes em todas as esta\u00e7\u00f5es. J\u00e1 no caso dos \u00f4nibus e trams, todos os pontos t\u00eam a rela\u00e7\u00e3o das linhas que passam por ali, bem como os hor\u00e1rios e outros pontos por onde ele passa (facilita muito porque cada ponto tem um nome, que nem as esta\u00e7\u00f5es de trem e metr\u00f4). \u00c9 a maior moleza, funciona direitinho.<\/p>\n Aqui segue o mapa do sistema de U-Bahns e S-Bahns, veja como \u00e9 f\u00e1cil e completo (clique sobre o mapa para ampli\u00e1-lo).<\/p>\n