Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":10536,"date":"2011-02-22T09:49:14","date_gmt":"2011-02-22T12:49:14","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=10536"},"modified":"2011-02-22T09:49:14","modified_gmt":"2011-02-22T12:49:14","slug":"a-esfinge-do-mercado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/a-esfinge-do-mercado\/","title":{"rendered":"A esfinge do mercado"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/p>\n

\u201cMas o mercado quer!<\/em>\u201d Nas minhas consultorias em identidade corporativa, ou\u00e7o essa frase o tempo todo, principalmente quando o resultado do diagn\u00f3stico diz que a empresa possui um atributo essencial que contradiz o que est\u00e1 na moda.<\/p>\n

Sempre digo que \u00e9 mais f\u00e1cil a gente parecer o que \u00e9 de verdade. Mais f\u00e1cil, mais seguro, mais barato, mais honesto e mais lucrativo, por estranho que possa parecer. O problema \u00e9 que os gestores andam intoxicados por revistas, livros e consultores que n\u00e3o param de repetir mantras como \u201cinove ou o mercado te mata<\/em>\u201d, \u201cmercado quer isso ou aquilo<\/em>\u201d. Assim, \u00e9 compreens\u00edvel o susto que um empres\u00e1rio leva quando preciso dizer a ele que a sua empresa \u00e9 conservadora na sua ess\u00eancia (esmagadora maioria), ou que ela n\u00e3o tem uma preocupa\u00e7\u00e3o ambiental que se destaque da m\u00e9dia. \u00c9 a\u00ed que eu ou\u00e7o: \u201cMas o mercado quer o contr\u00e1rio! Preciso passar uma imagem de inova\u00e7\u00e3o e preocupa\u00e7\u00e3o ambiental! A identidade \u00e9 importante, mas tenho que dar o que os clientes querem para sobreviver no meu neg\u00f3cio!!<\/em>\u201d.<\/p>\n

Sobreviver fazendo teatro? Na minha opini\u00e3o, at\u00e9 uma companhia de teatro precisa ser fiel \u00e0 sua identidade. A tenta\u00e7\u00e3o de ignorar o que se \u00e9 e divulgar o que\u00a0voc\u00ea acha que o mercado quer ouvir\u00a0\u00e9 quase irresist\u00edvel. Mas fuja dela se quiser sobreviver, e, principalmente, se quiser se destacar. N\u00e3o estou dizendo que a empresa n\u00e3o deva inovar ou ter cuidados ambientais; mas se ela n\u00e3o se destaca das outras por isso, \u00e9 porque esse n\u00e3o \u00e9 seu principal diferencial, n\u00e3o adianta comunicar e n\u00e3o ser.<\/p>\n

O que o mercado quer mesmo \u00e9\u00a0verdade. \u00c9 melhor voc\u00ea assumir suas caracter\u00edsticas e torn\u00e1-las um diferencial positivo, do que investir muito tempo, muito dinheiro e muito desgaste para mudar a sua ess\u00eancia (sem garantias de conseguir) e ficar igualzinho ao que todo mundo diz que \u00e9 (inovador, \u00e9tico, valorizador de pessoas, respeitador do meio ambiente, bl\u00e1,bl\u00e1,bl\u00e1\u2026).<\/p>\n

Essas frases marketeiras sobre as quer\u00eancias do mercado se parecem muito com as daqueles livros bobinhos de auto-ajuda que ensinam \u201co que as mulheres querem<\/em>\u201d, \u201co que os homens desejam<\/em>\u201d, \u201co que fazer para agarrar um solteiro<\/em>\u201d e outras bobagens afins. \u201cO que o mercado quer<\/em>\u201d \u00e9 uma afirma\u00e7\u00e3o muito gen\u00e9rica. O tal do mercado \u00e9 uma entidade complexa e cheinha de nichos. Cabe a cada empresa encontrar um para chamar de seu, justamente aquele que gosta dela tal como \u00e9.<\/p>\n

A menina \u00e9 gordinha? Em vez de ficar violentando a sua natureza e passar uma vida rejeitada, plena de sacrif\u00edcios e sofrimentos, mais valeria investir seu tempo procurando rapazes que gostem justamente de gordinhas (h\u00e1 muitos). O fulano \u00e9 orelhudo? Em vez de fazer pl\u00e1stica e ficar igual a todo mundo, por que n\u00e3o identificar uma mo\u00e7a com uma tara secreta por essa parte anat\u00f4mica? Repare que h\u00e1 modelos com sinais de nascen\u00e7a, levemente estr\u00e1bicas e at\u00e9 narigudas, que se destacaram justamente por n\u00e3o serem o que \u201co mercado\u201d esperava.<\/p>\n

Essa mania de se espelhar nas l\u00edderes \u00e9 muito boa refer\u00eancia, mas h\u00e1 que se ter comedimento. Quando voc\u00ea se espelha em um \u00edcone, corre o risco s\u00e9rio de perder a pr\u00f3pria personalidade e se tornar um clone mal acabado de algu\u00e9m famoso.<\/p>\n

Na literatura especializada chovem contradi\u00e7\u00f5es. Consultores dizem que voc\u00ea tem que se\u00a0diferenciar, mas aconselham a fazer o que todo mundo faz. A\u00ed fica tudo igualzinho. N\u00e3o \u00e9 um paradoxo?<\/p>\n

Aceitar e assumir a pr\u00f3pria identidade \u00e9 o primeiro passo para fazer diferen\u00e7a. E, principalmente para descobrir, afinal de contas, o que \u00e9 que esse tal de mercado tanto quer…<\/p>\n

L\u00edgia Fascioni |\u00a0www.ligiafascioni.com.br<\/a><\/p>\n

****<\/p>\n

Publicado originalmente em janeiro de 2008.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Estou cansada de ouvir: \u201cMas o mercado quer o contr\u00e1rio do que eu sou! Preciso passar uma imagem de inova\u00e7\u00e3o e preocupa\u00e7\u00e3o ambiental! A identidade \u00e9 importante, mas tenho que dar o que os clientes querem para sobreviver no meu neg\u00f3cio!!\u201d.<\/p>\n

Sobreviver fazendo teatro? Na minha opini\u00e3o, at\u00e9 uma companhia de teatro precisa ser fiel \u00e0 sua identidade. A tenta\u00e7\u00e3o de ignorar o que se \u00e9 e divulgar o que voc\u00ea acha que o mercado quer ouvir \u00e9 quase irresist\u00edvel. Mas fuja dela se quiser sobreviver, e, principalmente, se quiser se destacar.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":10537,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,23,50,35,28,58],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10536"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10536"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/10536\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10536"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=10536"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=10536"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}