Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":1191,"date":"2008-11-12T12:47:10","date_gmt":"2008-11-12T12:47:10","guid":{"rendered":"http:\/\/ligiafascioni.wordpress.com\/?p=1191"},"modified":"2008-11-12T12:47:10","modified_gmt":"2008-11-12T12:47:10","slug":"o-design-do-marketing","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/o-design-do-marketing\/","title":{"rendered":"O design do marketing"},"content":{"rendered":"

\"mkt\"<\/a><\/p>\n

Escrevi aqui algumas vezes que o design deve permear todas as a\u00e7\u00f5es e comunica\u00e7\u00f5es da empresa, desde as finan\u00e7as (voc\u00ea pode n\u00e3o acreditar, mas o design bem aplicado ajuda a reduzir custos), at\u00e9 a gest\u00e3o de pessoas, passando pelo marketing. Pois \u00e9 justamente sobre o marketing que a gente vai conversar hoje. <\/span><\/p>\n

Ok, vamos partir do princ\u00edpio que o pessoal est\u00e1 convencido que o design \u00e9 essencial para uma empresa se diferenciar no mercado. Mas essa id\u00e9ia ainda est\u00e1 muito limitada ao desenvolvimento de novos produtos daquele tipo chiqu\u00e9rrimo<\/span> que aparece em revistas de arquitetura e design. Claro, aquelas coisas lindas tamb\u00e9m s\u00e3o design, mas n\u00e3o s\u00f3.<\/span><\/p>\n

<\/span><\/p>\n

\n

Vejamos como o pessoal do marketing e os designers podem trabalhar juntos. Vamos supor que uma empresa fabrica cadernos escolares. O pessoal do marketing j\u00e1 definiu o posicionamento, encontrou o nicho de mercado e fez pesquisa de comportamento do consumidor. Pois \u00e9, em vez de simplesmente colocar fotos de artistas teen<\/em> na capa e competir com a concorr\u00eancia pelas melhores fotos, eles podem contratar um designer e mudar tudo. <\/span><\/p>\n

Designers t\u00eam um conjunto completo de ferramentas no seu m\u00e9todo projetual<\/span> para desenvolver novos produtos que, n\u00e3o raro, levam a inova\u00e7\u00f5es bem interessantes. Vai demorar um pouco mais, mas garanto que vale a pena. O designer vai ver como o consumidor se comporta in loco<\/em>, vai acompanhar a rotina dele, vai entender o que o emociona, vai montar um painel sem\u00e2ntico e vai testar muito os prot\u00f3tipos at\u00e9 chegar ao mais perto da perfei\u00e7\u00e3o que o or\u00e7amento e o tempo permitirem. Ele n\u00e3o vai se limitar \u00e0 capa: vai entender quais s\u00e3o os usos funcionais e simb\u00f3licos do objeto, vai pensar no que poderia melhorar na sua estrutura, vai considerar a quest\u00e3o da sustentabilidade. E os cadernos v\u00e3o deixar de ser simples blocos onde se anota coisas para se tornarem queridos companheiros objetos de desejo.<\/span><\/p>\n

<\/span><\/p>\n

\n

Profissionais de marketing e designers deveriam trabalhar juntos sempre, desde a concep\u00e7\u00e3o do produto, sua embalagem, seu ciclo de vida at\u00e9 sua comunica\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

<\/span><\/p>\n

\n

\u201cMuito bonito, mas isso n\u00e3o vale para mim, eu n\u00e3o fabrico cadernos, tenho um restaurante<\/em>\u201d. Engano seu, talvez o setor de servi\u00e7os seja onde o design tem a maior contribui\u00e7\u00e3o a dar na diferencia\u00e7\u00e3o de uma empresa.<\/span><\/p>\n

<\/span><\/p>\n

\n

Primeiro, o pessoal do marketing e os designers devem pensar na identidade do restaurante e na marca que ir\u00e1 traduzi-la. Esses atributos diferenciais devem ser percebidos no ambiente, no card\u00e1pio, no atendimento, no website<\/span>, no material de divulga\u00e7\u00e3o, <\/span>nas lou\u00e7as, nos uniformes, na fachada, nas embalagens, na arruma\u00e7\u00e3o das mesas, at\u00e9 no perfume que o ambiente exala. O design est\u00e1 em tudo!<\/span><\/p>\n

<\/span><\/p>\n

\n

Claro que um designer que estudasse marketing ou um profissional de marketing que estudasse design ampliaria muito a sua caixa de ferramentas para resolver problemas. Mas trabalhar em equipe \u00e9 t\u00e3o mais gostoso e produtivo…<\/span><\/p>\n

\n

\n

Ligia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br<\/a>
\n<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Profissionais de marketing e designers deveriam trabalhar juntos sempre, desde a concep\u00e7\u00e3o do produto, sua embalagem, seu ciclo de vida at\u00e9 sua comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":9347,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,26,28],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1191"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1191"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1191\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1191"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1191"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1191"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}