Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":1492,"date":"2009-01-30T21:34:45","date_gmt":"2009-01-30T21:34:45","guid":{"rendered":"http:\/\/ligiafascioni.wordpress.com\/?p=1492"},"modified":"2019-03-28T11:25:14","modified_gmt":"2019-03-28T14:25:14","slug":"marketing-e-galinhagem","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/marketing-e-galinhagem\/","title":{"rendered":"Marketing e galinhagem"},"content":{"rendered":"

Esse texto \u00e9 de 2005 e\u00a0faz parte do meu livro “O design do designer<\/a>“, mas mesmo assim, achei que seria legal coloc\u00e1-lo aqui, para quem ainda n\u00e3o leu.<\/p>\n

***<\/p>\n

A revista Veja dessa semana coloca na capa a identidade visual de uma conhecida marca de sab\u00e3o em p\u00f3 para anunciar a sua principal mat\u00e9ria: pol\u00edtico artificial. \u00c0 parte do prop\u00f3sito de esclarecer alguns aspectos sobre os motivos da carestia das propagandas eleitorais no Brasil, dois pontos me chamaram a aten\u00e7\u00e3o: o t\u00edtulo \u201co marketing e a corrup\u00e7\u00e3o\u201d e o fato da equipe de reportagem ter usado as palavras marketing e propaganda como sin\u00f4nimos o tempo inteiro. E o pior \u00e9 que a propaganda a que os jornalistas se referiam era justamente aquela enganosa, do mal mesmo.<\/span><\/p>\n

\n

Marketing, j\u00e1 diz o guru da mat\u00e9ria, Philip Kotler, \u201c\u00e9 um processo social e gerencial pelo qual indiv\u00edduos e grupos obt\u00eam o que necessitam<\/strong> e desejam<\/strong> atrav\u00e9s da cria\u00e7\u00e3o, oferta e troca de<\/strong> produtos de valor<\/strong> com outros<\/em>\u201d. Nada a ver com o que a mat\u00e9ria da revista mostrou, n\u00e3o \u00e9? Pois nem todos os grupos em quest\u00e3o obt\u00eam o que necessitam (s\u00f3 um grupelho ganha; a maior parte s\u00f3 paga), e nem o que se troca pelo voto tem valor.<\/span><\/p>\n

\n

A Associa\u00e7\u00e3o Americana de Marketing declara que <\/span>“Marketing \u00e9 o processo de planejamento e execu\u00e7\u00e3o do conceito, do pre\u00e7o, da comunica\u00e7\u00e3o e da distribui\u00e7\u00e3o, de id\u00e9ias, bens ou servi\u00e7os, de modo a criar trocas que satisfa\u00e7am objetivos individuais e organizacionais<\/strong><\/em>“. Mais um fora. De novo, s\u00f3 um lado mostrado na reportagem obt\u00e9m o que deseja. O outro fica a ver mensal\u00f5es passarem na TV. Isso n\u00e3o pode ser chamado de marketing de jeito nenhum!<\/p>\n

\n

A minha defini\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o elegante nem acad\u00eamica, mas l\u00e1 vai: \u201cmarketing \u00e9 a arte de seduzir para casa<\/em><\/strong>r<\/em>\u201d. \u00c9 assim que eu sempre come\u00e7o as minhas aulas de marketing. Todo mundo ri, acha estranho, mas no decorrer do curso a frase passa a fazer sentido.<\/p>\n

\n

Vamos por partes: a arte de seduzir<\/strong>. Quando voc\u00ea quer seduzir, pesquisa o mercado, a concorr\u00eancia, define quanto voc\u00ea est\u00e1 disposto a investir (at\u00e9 onde vai o seu empenho) e o pre\u00e7o (condi\u00e7\u00f5es m\u00ednimas para um relacionamento), os locais onde vai atuar para sensibilizar a \u201cv\u00edtima\u201d, as necessidades do p\u00fablico de interesse, seus desejos mais secretos. Tendo as informa\u00e7\u00f5es, voc\u00ea ent\u00e3o bola estrat\u00e9gias e usa toda a sua intelig\u00eancia, charme, prest\u00edgio, rede de contatos, informa\u00e7\u00f5es privilegiadas, corpinho sarado e tudo o mais que estiver \u00e0 m\u00e3o para se dar bem. At\u00e9 mesmo propaganda!<\/p>\n

\n

E onde entra o \u201cpara casar<\/strong>\u201d? \u00c9 que no neg\u00f3cio do marketing, fidelidade \u00e9 uma coisa muito importante. \u00c9 essencial que o cliente esteja satisfeito e encantado o suficiente para n\u00e3o lhe passar pela cabe\u00e7a a nefasta id\u00e9ia de trocar voc\u00ea pelo seu concorrente. A satisfa\u00e7\u00e3o \u00e9 important\u00edssima, medida cientificamente por institutos de opini\u00e3o s\u00e9rios e homologados, como, por exemplo, os(as) melhores amigos(as). Ent\u00e3o, nem pense em trapacear. P\u00f3s-venda \u00e9 tudo no marketing.<\/p>\n

\n

Por isso \u00e9 que quando vejo esses indiv\u00edduos mal denominados \u201cmarketeiros\u201d constru\u00edrem pol\u00edticos artificiais, sinto-me no dever de lembrar: gente, isso n\u00e3o \u00e9 marketing<\/strong>. Isso \u00e9 galinhagem<\/strong>!!!!<\/span><\/p>\n

\n

\n

L\u00edgia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br<\/a><\/span><\/p>\n

<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A revista Veja dessa semana coloca na capa a identidade visual de uma conhecida marca de sab\u00e3o em p\u00f3 para anunciar a sua principal mat\u00e9ria: pol\u00edtico artificial. \u00c0 parte do prop\u00f3sito de esclarecer alguns aspectos sobre os motivos da carestia das propagandas eleitorais no Brasil, dois pontos me chamaram a aten\u00e7\u00e3o: o t\u00edtulo \u201co marketing e a corrup\u00e7\u00e3o\u201d e o fato da equipe de reportagem ter usado as palavras marketing e propaganda como sin\u00f4nimos o tempo inteiro. E o pior \u00e9 que a propaganda a que os jornalistas se referiam era justamente aquela enganosa, do mal mesmo.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":25596,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,35,60,28],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-content\/uploads\/2009\/01\/IMG_3693.jpg","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1492"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1492"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1492\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":25597,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1492\/revisions\/25597"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/25596"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1492"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1492"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1492"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}