Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":14984,"date":"2012-07-24T16:58:24","date_gmt":"2012-07-24T19:58:24","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=14984"},"modified":"2012-07-24T16:58:24","modified_gmt":"2012-07-24T19:58:24","slug":"era-uma-vez-uma-estacao-de-trem","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/era-uma-vez-uma-estacao-de-trem\/","title":{"rendered":"Era uma vez uma esta\u00e7\u00e3o de trem"},"content":{"rendered":"

Hoje fui a um lugar t\u00e3o bacana que s\u00f3 poderia ser em Berlin mesmo. Imagine uma esta\u00e7\u00e3o de trem enorme na regi\u00e3o central da cidade\u00a0(passavam por l\u00e1, diariamente, em 1930, 69 locomotivas; mais de 360 pessoas trabalhavam no local). Essa esta\u00e7\u00e3o, inaugurada em 1890, funcionou ininterruptamente por mais de 60 anos, incluindo a\u00ed as duas guerras mundiais em que a Alemanha se meteu.<\/p>\n

Quando a cidade foi dividida em 1952, as instala\u00e7\u00f5es foram abandonadas e o mato tomou conta. E tomou conta de tal maneira, que quando o povo foi olhar, tinha virado uma floresta. A\u00ed a dona do peda\u00e7o, a empresa estatal de trens, resolveu doar a \u00e1rea de 18 hectares para compensar o impacto negativo para o meio ambiente que teria a expans\u00e3o da malha ferrovi\u00e1ria na regi\u00e3o central da cidade; e o lugar virou um parque lindo.<\/p>\n

Ainda tem o galp\u00e3o central onde era feita a manuten\u00e7\u00e3o dos trens (a maioria das composi\u00e7\u00f5es era de carga), a torre de \u00e1gua e todos os apetrechos necess\u00e1rios para a opera\u00e7\u00e3o. \u00c9 impressionante ver como cresceram \u00e1rvores inteiras enormes bem no meio dos trilhos; chega a ser surreal.<\/p>\n

A \u00e1rea ficou sendo um parque de prote\u00e7\u00e3o da fauna e flora (Natur Park Sch\u00f6nenberger S\u00fcdgel\u00e4nde<\/em>) e abriga ainda um espa\u00e7o de arte; h\u00e1 um museu de esculturas a c\u00e9u aberto que usa a pr\u00f3pria sucata da esta\u00e7\u00e3o como mat\u00e9ria-prima, al\u00e9m de alguns caminhos e t\u00faneis decorados com street-art (quando passei por l\u00e1, havia artistas ampliando o pared\u00e3o). Tamb\u00e9m h\u00e1 espet\u00e1culos teatrais (nessa temporada est\u00e3o rolando apresenta\u00e7\u00f5es ao ar livre de 4 pe\u00e7as de Shakespeare; vou ver se a gente consegue ir em pelo menos uma) e um caf\u00e9 bem charmoso que funciona nos finais de semana.<\/p>\n

Para que a \u00e1rea seja realmente protegida, na maior parte \u00e9 proibido pisar na vegeta\u00e7\u00e3o; para isso eles capricharam em passarelas de metal muito estilosas. O neg\u00f3cio ficou fino mesmo, olha s\u00f3.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Vista da esta\u00e7\u00e3o em 1935<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
Gente, fala a verdade: n\u00e3o \u00e9 surreal?<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
Olha s\u00f3 que loucura!<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
Eles deixaram algumas pe\u00e7as como lembran\u00e7a<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
Tem at\u00e9 uma locomotiva inteira, daquelas lindonas!<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
Parque das esculturas<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
Seria o t\u00fanel do tempo?<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
Meu pai iria surtar com essa caixa de parafusos...<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
A natureza pode ficar tranquila, pois est\u00e1 bem protegida<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
Antigo t\u00fanel por onde os trens passavam<\/figcaption><\/figure>\n
\"\"<\/a>
Os mo\u00e7os se empolgaram tanto que pintaram at\u00e9 a \u00e1rvore. Essa \u00e9 a \u00e1rea liberada, mas tomara que n\u00e3o fa\u00e7a mal para a planta, n\u00e9?<\/figcaption><\/figure>\n

Quer ver mais fotos desse lugar bacan\u00e9rrimo? Clique\u00a0aqui<\/a> e v\u00e1 direto no Flickr<\/a>!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Imagine uma esta\u00e7\u00e3o de trem enorme na regi\u00e3o central da cidade (passavam por l\u00e1, diariamente, em 1930, 69 locomotivas; mais de 360 pessoas trabalhavam no local). Essa esta\u00e7\u00e3o, inaugurada em 1890, funcionou ininterruptamente por mais de 60 anos, incluindo a\u00ed as duas guerras mundiais em que a Alemanha se meteu.<\/p>\n

Quando a cidade foi dividida em 1952, as instala\u00e7\u00f5es foram abandonadas e o mato tomou conta. E tomou conta de tal maneira, que quando o povo foi olhar, tinha virado uma floresta. A\u00ed a dona do peda\u00e7o, a empresa estatal de trens, resolveu doar a \u00e1rea de 18 hectares para compensar o impacto negativo para o meio ambiente que teria a expans\u00e3o da malha ferrovi\u00e1ria na regi\u00e3o central da cidade; e o lugar virou um parque lindo.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":14986,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[36,29,85,81,24,25,31,82],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14984"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=14984"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14984\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=14984"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=14984"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=14984"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}