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{"id":15995,"date":"2012-10-31T20:31:11","date_gmt":"2012-10-31T22:31:11","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=15995"},"modified":"2017-06-10T06:15:17","modified_gmt":"2017-06-10T09:15:17","slug":"desastre-genetico","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/desastre-genetico\/","title":{"rendered":"Desastre gen\u00e9tico"},"content":{"rendered":"

Esse m\u00eas vou ministrar um curso sobre um m\u00e9todo de defini\u00e7\u00e3o do DNA de empresas e n\u00e3o me canso de me surpreender como ainda se d\u00e1 pouca aten\u00e7\u00e3o a um assunto t\u00e3o importante. E n\u00e3o falo s\u00f3 das pequenas empresas n\u00e3o; falo das grandes tamb\u00e9m.<\/p>\n

A identidade de uma empresa \u00e9 sua ess\u00eancia, seu DNA. No caso de uma fus\u00e3o ou aquisi\u00e7\u00e3o, \u00e9 imprescind\u00edvel conhecer os atributos essenciais de todas as partes envolvidas. Quando alguns desses atributos se contradizem, significa que elas n\u00e3o s\u00e3o compat\u00edveis e a transa\u00e7\u00e3o est\u00e1 fadada ao fracasso.<\/p>\n

Exemplos \u00e9 o que n\u00e3o faltam, mas um que me marcou muito foi o da incensada marca de cosm\u00e9ticos The Body Shop<\/em>, da lend\u00e1ria Anita Roddick. A The Body Shop<\/em> foi a primeira empresa a se preocupar abertamente com o meio ambiente, a sa\u00fade das pessoas que trabalham na mata fornecendo as mat\u00e9rias primas naturais e a qualidade de vida dos funcion\u00e1rios. Foi tamb\u00e9m a primeira loja de cosm\u00e9ticos que n\u00e3o prometia milagres e cremes rejuvenescedores; Anita prometia apenas bem estar.<\/p>\n

Sim, voc\u00ea est\u00e1 reconhecendo a ideia, n\u00e3o \u00e9? Bem, n\u00e3o sei qual \u00e9 a hist\u00f3ria verdadeira, mas me parece que h\u00e1 uma clara inspira\u00e7\u00e3o da brasileira Natura na empresa de Anita (o que eu acho \u00f3timo, o mundo s\u00f3 ganha com empresas assim).<\/p>\n

S\u00f3 que o conceito n\u00e3o surgiu num brainstorming de uma ag\u00eancia de propaganda ou foi uma grande sacada do pessoal de marketing nos idos de 1976. Simplesmente estava no DNA da fundadora. Anita era ativista dos direitos humanos das mais aguerridas; lutava tamb\u00e9m pela igualdade social, a preserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente e o consumo \u00e9tico. Quando abriu a empresa, o objetivo era claro: a ex-hippie era agora casada, tinha dois filhos e precisava muito ganhar dinheiro. Mas, para uma pessoa (ou empresa) com princ\u00edpios claros, esse dinheiro n\u00e3o poderia custar vidas de pessoas ou de animais.<\/p>\n

A empresa foi um sucesso e o crescimento foi r\u00e1pido; naquela \u00e9poca, ainda n\u00e3o se sa\u00eda por a\u00ed mentindo sobre a sustentabilidade e a \u00e9tica empresarial para ganhar pontos com os consumidores. Os selos verdes ainda n\u00e3o estavam na moda. Mas eis que as pessoas acreditaram e gostaram da ideia; a marca virou um \u00edcone.<\/p>\n

Pena que tanto sucesso acabou atrapalhando; Anita reconhece que errou quando resolveu abrir o capital para acionistas. A partir da\u00ed, ela perdeu o controle absoluto das decis\u00f5es e o DNA da organiza\u00e7\u00e3o n\u00e3o foi mais respeitado. Doente (foi diagnosticada com Hepatite C, vindo a falecer alguns anos depois), acabou vendendo a The Body Shop<\/em> para a gigante multinacional L\u2019Oreal<\/em>, justamente o extremo oposto de seu DNA. At\u00e9 testes de cosm\u00e9ticos com animais eram pr\u00e1tica comum na empresa compradora.<\/p>\n

Essa foi uma triste hist\u00f3ria de uma opera\u00e7\u00e3o gen\u00e9tica que simplesmente destruiu o DNA da empresa menor, totalmente a\u00e7ambarcado pela empresa grande.<\/p>\n

Hoje, a The Body Shop<\/em> \u00e9 uma rede de cosm\u00e9ticos como outra qualquer, sem personalidade, sem diferencial, sem respeito pelas suas origens, com uma identidade fr\u00e1gil e contradit\u00f3ria, envolvendo-ser em pol\u00eamicas o tempo todo. A marca n\u00e3o \u00e9 nem uma sombra do que era, sobrevive gra\u00e7as ao poder e \u00e0 for\u00e7a da multinacional que a mant\u00e9m.<\/p>\n

Uma pena que as empresas n\u00e3o se preocupem em analisar a compatibilidade gen\u00e9tica antes de realizar uma opera\u00e7\u00e3o t\u00e3o importante, economizaria desgastes, tens\u00f5es, desconfian\u00e7as e, principalmente, dinheiro.<\/p>\n

—<\/p>\n

ATUALIZA\u00c7\u00c3O:<\/strong> fiquei sabendo ontem, 9.6.2017, que a Natura comprou a Body Shop. Al\u00edvio. Agora sim, h\u00e1 salva\u00e7\u00e3o; fico feliz pela Anita Roddick e todos os seus clientes.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A identidade de uma empresa \u00e9 sua ess\u00eancia, seu DNA. No caso de uma fus\u00e3o ou aquisi\u00e7\u00e3o, \u00e9 imprescind\u00edvel conhecer os atributos essenciais de todas as partes envolvidas. Quando alguns desses atributos se contradizem, significa que elas n\u00e3o s\u00e3o compat\u00edveis e a transa\u00e7\u00e3o est\u00e1 fadada ao fracasso.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":24282,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,2,46,23,27,26,35,60,53,28],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-content\/uploads\/2012\/10\/IMG_1826.jpg","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15995"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=15995"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15995\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":24283,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/15995\/revisions\/24283"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/24282"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=15995"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=15995"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=15995"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}