Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":16095,"date":"2012-11-28T15:20:41","date_gmt":"2012-11-28T17:20:41","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=16095"},"modified":"2012-11-28T15:20:41","modified_gmt":"2012-11-28T17:20:41","slug":"vale-a-pena-inovar-a-qualquer-preco","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/vale-a-pena-inovar-a-qualquer-preco\/","title":{"rendered":"Vale a pena inovar a qualquer pre\u00e7o?"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a>
Imagem: Granado<\/figcaption><\/figure>\n

Depois que ser inovador entrou na moda, tem empresa surtando de tal maneira que chega a colocar em risco sua pr\u00f3pria marca.<\/p>\n

Boa parte das organiza\u00e7\u00f5es esqueceu-se de um ponto essencial: inova\u00e7\u00e3o \u00e9 um meio, n\u00e3o um fim. O fim \u00e9 seduzir o cliente e fideliz\u00e1-lo; para isso h\u00e1 que se entregar valor. E, n\u00e3o custa lembrar, inova\u00e7\u00e3o, principalmente a desmedida, nem sempre \u00e9 percebida como valor.<\/p>\n

Digo isso porque at\u00e9 semana passada, eu era cliente fiel do O Botic\u00e1rio<\/em> (tinha at\u00e9 carteirinha).\u00a0 Deixei de s\u00ea-la porque a empresa n\u00e3o me quer mais e me deu um p\u00e9.<\/p>\n

Acompanhe.<\/p>\n

Entrei numa loja do grupo para comprar uma lo\u00e7\u00e3o de limpeza para o rosto que uso h\u00e1 anos; considero os produtos para a pele da marca excelentes. At\u00e9 reparei que eles colocaram um mo\u00e7o para atender, que se apresentou como maquiador (adorei!).<\/p>\n

Pois \u00e9, o drama come\u00e7ou quando pedi a tal lo\u00e7\u00e3o. Todo feliz, ele explicou que a empresa estava inovando em tudo e que meu produto tinha sido substitu\u00eddo por um t\u00f4nico (mais caro 50%, diga-se de passagem). Retruquei explicando que t\u00f4nico e lo\u00e7\u00e3o t\u00eam fun\u00e7\u00f5es diferentes, portanto n\u00e3o poderiam ser a mesma coisa.<\/p>\n

Ele insistiu, dizendo que era exatamente igual, s\u00f3 tinham trocado a embalagem (\u00f3 mo\u00e7o, n\u00e3o fa\u00e7a isso n\u00e3o; ent\u00e3o voc\u00ea est\u00e1 me dizendo que a empresa finge que inova para cobrar mais caro?). Eu insisti que n\u00e3o poderia ser a mesma coisa. Eis que entra na conversa outra vendedora, explicando que a linha era muito inovadora e que a minha lo\u00e7\u00e3o tinha virado uma espuma (mas era igualzinha, repetia, s\u00f3 tinha trocado a embalagem).<\/p>\n

Bom, como vi que aquilo n\u00e3o ia nos levar a lugar algum, tentei um batom que uso h\u00e1 pelo menos 20 anos (sim, meninas, o l\u00e1pis avel\u00e3, top seller<\/em> da marca). Pois o rapaz, novamente empolgado (agora est\u00e1vamos falando de maquiagem, seu metier<\/em>), explicou que o batom estava para sair de cat\u00e1logo e seria substitu\u00eddo por uma linha completamente nova. Ali\u00e1s, ele me informou todo feliz que eles estavam inovando tamb\u00e9m a maquiagem que seria completamente renovada a cada esta\u00e7\u00e3o, de maneira que nada daquilo estaria \u00e0 venda dali a 3 ou 4 meses.<\/p>\n

Trocando em mi\u00fados, o que o mo\u00e7o disse foi\u00a0 \u201cexperimente, mas n\u00e3o se empolgue muito, pois, se gostar, logo n\u00e3o vai ter mais para vender<\/em>\u201d.<\/p>\n

Estranha maneira de fidelizar o cliente, n\u00e3o acham? Endeusando a malfadada inova\u00e7\u00e3o, eles tiram de linha os produtos mais b\u00e1sicos. Trata-se da arte de puxar o tapete dos pr\u00f3prios p\u00e9s; sinceramente, n\u00e3o consigo entender. \u00c9 como se uma pizzaria tradicional tirasse a margherita, a portuguesa e a muzzarela definitivamente e o card\u00e1pio fosse trocando os sabores toda semana. Gostou da pizza? Azar o seu, semana que vem n\u00e3o vai ter mais. \u00c9 o pre\u00e7o da compuls\u00e3o pela inova\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Sim, \u00e9 bacana inovar, mas \u00e9 preciso ter uma base. N\u00e3o se pode perder de vista que o tradicional pode ser um valor muito caro ao cliente (se n\u00e3o fosse assim, o que seria dos cl\u00e1ssicos?).<\/p>\n

Na m\u00e3o contr\u00e1ria de O Botic\u00e1rio<\/em>, deparei-me, encantada, com toda a linha Granado<\/em> redesenhada, valorizando justamente seus cl\u00e1ssicos: n\u00e3o apenas o famoso polvilho antiss\u00e9ptico, mas tamb\u00e9m toda uma linha de coisas novas, mas com os cheiros antigos que fundamentaram o desenvolvimento da marca. Donos tamb\u00e9m de outra marca tradicional, a Phebo<\/em>, a organiza\u00e7\u00e3o est\u00e1 apostando forte na revaloriza\u00e7\u00e3o do vintage<\/em>.<\/p>\n

O redesenho das embalagens \u00e9 lindo; destacou a tradi\u00e7\u00e3o sem parecer velho. A Granado<\/em> sabe que vai ser dif\u00edcil copi\u00e1-la, simplesmente porque n\u00e3o d\u00e1 para qualquer um abrir uma empresa hoje e contar uma hist\u00f3ria que come\u00e7ou em 1870. As pe\u00e7as todas conversam entre si, incluindo o site. Ta\u00ed uma empresa que soube dar valor aos clientes fieis.<\/p>\n

J\u00e1 O Botic\u00e1rio<\/em>, n\u00e3o contente em jogar fora seu maior \u00edcone, a embalagem do perfume original, que era linda e ic\u00f4nica como uma garrafa da Coca-Cola, agora \u00a0surtou a ponto de dispensar seus clientes mais fieis.<\/p>\n

Uma pena. Depois que a febre passar, n\u00e3o sei se vai sobrar muita coisa.<\/p>\n

E o pior de tudo \u00e9 que fiquei sem meu batom preferido…<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Boa parte das organiza\u00e7\u00f5es esqueceu-se de um ponto essencial: inova\u00e7\u00e3o \u00e9 um meio, n\u00e3o um fim. O fim \u00e9 seduzir o cliente e fideliz\u00e1-lo; para isso h\u00e1 que se entregar valor. E, n\u00e3o custa lembrar, inova\u00e7\u00e3o desmedida nem sempre \u00e9 percebida como valor.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":16096,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,23,50,27,53,57,28],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/16095"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=16095"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/16095\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=16095"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=16095"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=16095"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}