Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":1611,"date":"2009-03-02T20:50:20","date_gmt":"2009-03-02T20:50:20","guid":{"rendered":"http:\/\/ligiafascioni.wordpress.com\/?p=1611"},"modified":"2009-03-02T20:50:20","modified_gmt":"2009-03-02T20:50:20","slug":"a-marca-do-designer","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/a-marca-do-designer\/","title":{"rendered":"A marca do designer"},"content":{"rendered":"

\"rankin20\"<\/p>\n

Dia desses ca\u00ed numa discuss\u00e3o com um designer (vamos cham\u00e1-lo de Carlos) sobre a divulga\u00e7\u00e3o da marca do autor em um projeto. Ele trabalha com design gr\u00e1fico aplicado a ve\u00edculos (avi\u00f5es, trens, \u00f4nibus, etc) e dizia que penava para convencer seus clientes a colocar o logotipo dele nos ve\u00edculos. Compreendo perfeitamente os clientes. Eu tamb\u00e9m n\u00e3o ia deixar de jeito nenhum.<\/p>\n

Vamos aos argumentos do Carlos:<\/p>\n

1. Colocar o logotipo no projeto mostra que o trabalho foi desenvolvido por um designer.<\/p>\n

2. Se todos fizerem isso, cada vez mais o design ser\u00e1 identificado pelo p\u00fablico e o autor ter\u00e1 o seu reconhecimento.<\/p>\n

3. Ao colocar a sua marca, o designer est\u00e1 assumindo publicamente a autoria do trabalho perante o mercado, responsabilizando-se pelas conseq\u00fc\u00eancias advindas disso.<\/p>\n

4. As associa\u00e7\u00f5es internacionais incentivam essa pr\u00e1tica no mundo todo.<\/p>\n

5. Ele me diz que, se eu n\u00e3o concordo com isso, estou infringindo a lei de direitos autorais.<\/p>\n

6. H\u00e1 ve\u00edculos, como o Fiat Stilo, que levam o nome do designer aplicado na porta, ent\u00e3o a pr\u00e1tica j\u00e1 tem adeptos importantes.<\/p>\n

\n

Bom, ent\u00e3o vamos a cada item.<\/p>\n

1. Como a profiss\u00e3o de designer n\u00e3o \u00e9 regulamentada, nada impede que um micreiro coloque l\u00e1 o seu logotipo. Assim, uma marca gr\u00e1fica no projeto n\u00e3o \u00e9 garantia de nada.<\/p>\n

2. O reconhecimento e a divulga\u00e7\u00e3o do trabalho de um profissional \u00e9 problema dele, n\u00e3o do cliente. Imaginem se eu contrato um pintor para fazer uma parede com textura e o sujeito decide colocar o seu logotipo discretamente num canto, bem ao lado do que o pedreiro, o arquiteto e o designer de interiores deixaram. Ou voc\u00eas acham que esses profissionais n\u00e3o merecem reconhecimento? Por que s\u00f3 designer teria direito de colocar o seu nome? E o ilustrador, o fot\u00f3grafo, o maquiador, o diretor de arte e toda a equipe que trabalha numa campanha publicit\u00e1ria? \u00c9 para isso que existe a ficha t\u00e9cnica, onde aparece o nome de todo mundo para quem quiser saber, mas n\u00e3o ocupa uma parte do projeto gr\u00e1fico que sai na revista.<\/p>\n

3. A responsabilidade p\u00fablica sobre um trabalho acontece a partir do momento que o profissional assina um contrato comprometendo-se a faz\u00ea-lo. Com ou sem marca gr\u00e1fica aplicada, a responsabilidade \u00e9 a mesma. Ali\u00e1s, o contrato vale como documento, a marca n\u00e3o.<\/p>\n

4. As associa\u00e7\u00f5es internacionais realmente incentivam essa pr\u00e1tica? Que eu saiba, a recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 que a autoria seja reconhecida, mas isso pode ser feito de in\u00fameras outras formas al\u00e9m da que aplica\u00e7\u00e3o do logotipo. A ficha t\u00e9cnica ou o memorial descritivo do projeto, por exemplo.<\/p>\n

5. Eu infrinjo a lei autoral quando digo que um trabalho feito por outra pessoa \u00e9 meu. \u00c9 preciso os interessados tenham acesso ao nome do autor, mas isso n\u00e3o precisa necessariamente ser feito com a aplica\u00e7\u00e3o de um logotipo. Posso colocar o nome do fot\u00f3grafo no final do trabalho, n\u00e3o necessariamente em cima da foto. Quando voc\u00ea cede os direitos de uso de uma imagem, o cliente n\u00e3o \u00e9 obrigado a colocar o seu nome na arte final, ele s\u00f3 \u00e9 obrigado a reconhec\u00ea-lo como autor. Voc\u00ea sabe quem faz a arte para os an\u00fancios da coca-cola? Eu n\u00e3o, mas, se quiser saber, \u00e9 s\u00f3 olhar a ficha t\u00e9cnica (o designer pode ter tamb\u00e9m um bem divulgado portf\u00f3lio virtual). As empresas que usam trabalhos de fot\u00f3grafos, designers, ilustradores e outros profissionais n\u00e3o saem colocando o nome de todo mundo na arte final e nem por isso est\u00e3o infringindo direitos.<\/p>\n

6. No caso do Fiat Stilo, por que s\u00f3 o nome do designer do carro consta na porta? E o designer que fez as estampas dos bancos? E os designers que trabalharam no painel? E o designer gr\u00e1fico que fez o manual do carro?<\/p>\n

\n

Ali\u00e1s, esse \u00faltimo ponto merece aten\u00e7\u00e3o especial. Sabe por que s\u00f3 aparece o nome do Giugiaro? Por que ele se tornou objeto de desejo. As pessoas querem<\/strong> o nome dele no carro, isso ajuda a vender. Isso se chama branding<\/em>! A\u00ed \u00e9 que est\u00e1 o cerne da quest\u00e3o.<\/p>\n

\n

Uma marca vai muito, mas muito al\u00e9m da sua express\u00e3o gr\u00e1fica. As pessoas desenvolvem rela\u00e7\u00f5es emocionais com as marcas e estas t\u00eam que prover experi\u00eancias para conquistar respeito e admira\u00e7\u00e3o. Logo que a minha cozinha ficou pronta, a primeira coisa que eu fiz foi descolar o horroroso logotipo da empresa que a fez (e ai se estragasse a porta, eu iria pedir para trocar). Mas coloco a ma\u00e7\u00e3zinha da Apple de livre e espont\u00e2nea vontade na minha moto. Sabe por qu\u00ea? A Apple fez por merecer a minha admira\u00e7\u00e3o e nem vou explicar porqu\u00ea por motivos \u00f3bvios; rela\u00e7\u00f5es emocionais n\u00e3o s\u00e3o racionais. A percep\u00e7\u00e3o de cada pessoa \u00e9 diferente. Tem um monte de designers que j\u00e1 entenderam isso e os clientes pagam e fazem quest\u00e3o de colocar seu nome na arte final de um projeto porque agora sim, isso significa garantia de proced\u00eancia e valor emocional.<\/p>\n

Ent\u00e3o, para que um profissional se torne conhecido e respeitado, o caminho n\u00e3o \u00e9 carimbar o seu logotipo por a\u00ed, contra a vontade de seus clientes (que, s\u00f3 para lembrar, precisam ser seduzidos, n\u00e3o irritados).<\/p>\n

\n

H\u00e1 que se fazer trabalhos muito bons, divulgar seus projetos, ganhar pr\u00eamios, alimentar uma boa rede de contatos, garantir que o Google sempre vai associar seu nome a coisas que lhe interessam, al\u00e9m, \u00e9 claro, de deixar seus clientes nada menos que encantados (eles s\u00e3o os melhores divulgadores em marketing de servi\u00e7os). Se o seu trabalho ficou realmente bom, n\u00e3o se preocupe em deixar seu logotipo. Se algu\u00e9m quiser contrat\u00e1-lo, vai perguntar ao seu cliente quem fez e ele, satisfeito, vai indic\u00e1-lo com gosto.<\/p>\n

\n

\u00c9 isso, Carlos. Eu penso que valor n\u00e3o se imp\u00f5e, se conquista. Penso tamb\u00e9m que branding<\/em> deveria fazer parte da matriz curricular dos cursos de design gr\u00e1fico…<\/p>\n

Ligia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Dia desses ca\u00ed numa discuss\u00e3o com um designer (vamos cham\u00e1-lo de Carlos) sobre a divulga\u00e7\u00e3o da marca do autor em um projeto. Ele trabalha com design gr\u00e1fico aplicado a ve\u00edculos (avi\u00f5es, trens, \u00f4nibus, etc) e dizia que penava para convencer seus clientes a colocar o logotipo dele nos ve\u00edculos. Compreendo perfeitamente os clientes. Eu tamb\u00e9m […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":9136,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,26,35,53,28],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1611"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1611"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1611\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1611"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1611"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1611"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}