Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":16599,"date":"2013-02-06T15:46:37","date_gmt":"2013-02-06T17:46:37","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=16599"},"modified":"2013-02-06T15:46:37","modified_gmt":"2013-02-06T17:46:37","slug":"quando-apenas-cumprir-a-lei-nao-basta","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/quando-apenas-cumprir-a-lei-nao-basta\/","title":{"rendered":"Quando apenas cumprir a lei n\u00e3o basta"},"content":{"rendered":"
\"\"<\/a>
Fotografia: Ligia Fascioni<\/figcaption><\/figure>\n

A empresa Gradiente fez parte da minha inf\u00e2ncia. Por isso, fico triste com esse ato desesperado e sem no\u00e7\u00e3o de utilizar a marca iPhone no Brasil.<\/p>\n

A princ\u00edpio, n\u00e3o parece que a empresa tenha realmente tido m\u00e1-f\u00e9. De fato, ela entrou com o registro da marca em 2000 (a Apple j\u00e1 tinha o iMac e o iBook, mas n\u00e3o era ainda t\u00e3o popular assim no Brasil). O INPI, com toda a agilidade que lhe \u00e9 peculiar, s\u00f3 concedeu o registro em 2008 (o iPhone da Apple foi lan\u00e7ado em 2007). Agora, cinco anos depois, a Gradiente resolveu botar as manguinhas de fora e fazer valer seus direitos (a Apple n\u00e3o vai mais poder usar a marca aqui no Brasil por causa disso).<\/p>\n

A Gradiente tem direito e \u00e9 apoiada pela lei, isso \u00e9 fato. Mas e a quest\u00e3o \u00e9tica? Quando falo de \u00e9tica aqui, ressalto, principalmente, a inten\u00e7\u00e3o. Com que inten\u00e7\u00e3o uma empresa brasileira teima em usar um nome comercial consagrado por outra, \u00edcone no mundo todo?<\/p>\n

N\u00e3o estou aqui questionando a lei. Ela tem direito e pronto, isso n\u00e3o est\u00e1 em pauta. Mas por lei, o Renan Calheiros tamb\u00e9m tem o direito de estar onde est\u00e1 e n\u00e3o precisamos discutir o que a \u00e9tica tem a ver com isso. Com base na lei, barbaridades de todo o tipo acontecem diariamente no nosso pa\u00eds. Temos que cumprir a lei sim, \u00e9 claro, mas uma empresa que quer consolidar sua marca precisa ir al\u00e9m disso. Precisa se preocupar em entregar valor para seus clientes, precisa respeitar sua pr\u00f3pria identidade. Precisa ter dignidade.<\/p>\n

A identidade da empresa \u00e9 seu bem mais precioso, \u00e9 o que a distingue no mundo. A Apple j\u00e1 tem uma identidade conhecida e consagrada. A Gradiente passou por trancos e barrancos e est\u00e1 tentando se reeger. Mas sob que bases essa\u00a0 ressurrei\u00e7\u00e3o est\u00e1 sendo constru\u00edda? Sob a infelizmente famosa e corriqueira \u201cLei de G\u00e9rson\u201d, aquela que glamouriza a esperteza de levar vantagem em tudo?<\/p>\n

Penso que n\u00e3o usar a marca iPhone, no caso da Gradiente, n\u00e3o \u00e9 uma quest\u00e3o de direito. \u00c9 uma quest\u00e3o de vis\u00e3o estrat\u00e9gica. E ouso dizer mais: \u00e9 at\u00e9 uma quest\u00e3o de senso de rid\u00edculo.<\/p>\n

A empresa lan\u00e7ou seu aparelho celular com o nome hom\u00f4nimo da marca Apple integrando o sistema operacional concorrente, o Android. O v\u00eddeo promocional reconhece que o aparelho da Apple \u00e9 melhor (como diferencial, a Gradiente diz que o seu \u00e9 o \u00fanico que aceita 2 chips). H\u00e1 quem tenha elogiado a \u201chonestidade\u201d da empresa em reconhecer que seu telefone n\u00e3o \u00e9 t\u00e3o bom quanto o aparelho que usa o nome iPhone no mundo todo h\u00e1 muito mais tempo (mas tinha como ser diferente?). Mas s\u00f3 o que consigo ver \u00e9 um amontoado de incoer\u00eancias e uma estrat\u00e9gia confusa.<\/p>\n

Qual o posicionamento ela vai usar? O aparelho \u00e9 xing-ling, mas somos protegidos aqui por lei porque por sorte tivemos a ideia do nome primeiro? Finalmente o iPhone brasileiro pelo pre\u00e7o que voc\u00ea queria? “Chupa” Apple?<\/p>\n

Como estudiosa da \u00e1rea de identidade corporativa, vejo um claro problema de identidade: a empresa quer parecer moderna, honesta, esperta, descolada, popular, ou o qu\u00ea?\u00a0 O prop\u00f3sito n\u00e3o \u00e9 claro.<\/p>\n

Certamente ela n\u00e3o pode enfatizar a \u00e9tica como diferencial; j\u00e1 vimos aqui que a quest\u00e3o n\u00e3o est\u00e1 apenas em cumprir a lei.\u00a0 E n\u00e3o h\u00e1 d\u00favida, ela est\u00e1 se aproveitando sim da marca que outra empresa consagrou. \u00c9 o equivalente a pendurar uma melancia no pesco\u00e7o para ganhar espa\u00e7o na m\u00eddia (inclusive internacional). A empresa, da qual nunca mais ningu\u00e9m tinha ouvido falar, voltou \u00e0s manchetes dos principais jornais com essa pol\u00eamica. Mas nesse contexto, \u00e9 t\u00e3o bom assim aparecer? Tendo suas inten\u00e7\u00f5es questionadas publicamente?<\/p>\n

Do ponto de vista da inova\u00e7\u00e3o, fica bem constrangedor enfatizar esse aspecto. Certamente a Gradiente n\u00e3o pode usar isso como diferencial; \u00e9 evidente que ela n\u00e3o conseguiria sustent\u00e1-lo.<\/p>\n

A \u00eanfase podia ser no hero\u00edsmo barato, no patriotismo malandro: \u201csomos pequenos e brasileiros, mas botamos uma das maiores empresas do mundo para comer na nossa m\u00e3o\u201d (por pura sorte, mas isso n\u00e3o vem ao caso). \u00c9 sabido que a Apple desperta paix\u00e3o e \u00f3dio na mesma medida; ent\u00e3o a Gradiente poderia explorar melhor a antipatia que alguns potenciais consumidores nutrem pela marca da ma\u00e7\u00e3.<\/p>\n

Mas fundamentar seu diferencial no \u00f3dio que alguns consumidores t\u00eam por outra empresa (o que poderia facilmente ser interpretado como inveja ou recalque) pode mesmo sequer ser aventado como estrat\u00e9gia?<\/p>\n

Penso que uma empresa s\u00e9ria e que buscasse um relacionamento com seus clientes a longo prazo sob bases s\u00f3lidas, poderia sim, abrir m\u00e3o do uso da marca, por uma quest\u00e3o de coer\u00eancia. E ainda se diferenciar e ganhar a simpatia do mercado com isso. Minha sugest\u00e3o, caso algu\u00e9m tivesse me perguntado:<\/p>\n

\u201cSim, n\u00f3s da Gradiente poder\u00edamos usar a marca iPhone, temos esse direito. Mas n\u00e3o o faremos, pois sabemos que n\u00e3o \u00e9 o certo. Se voc\u00ea quer um iPhone, compre um da Apple. N\u00f3s temos um produto genuinamente nacional que pode ajudar o pa\u00eds a crescer e gerar empregos aqui. Nosso aparelho, inclusive, atende melhor aos consumidores brasileiros, pois tem capacidade para dois chips, coisa que o concorrente n\u00e3o tem. N\u00f3s n\u00e3o usamos a marca iPhone, mas n\u00e3o por causa da Apple. Optamos por n\u00e3o us\u00e1-la porque respeitamos voc\u00ea, consumidor, que \u00e9 inteligente o suficiente para fazer suas escolhas sem o uso desse tipo de malandragem<\/em>.\u201d<\/p>\n

N\u00e3o sei voc\u00eas, mas eu acharia mais digno. E do ponto de vista estrat\u00e9gico, muito mais inteligente.<\/p>\n

O fato \u00e9 que n\u00e3o sei o que ser\u00e1 da Gradiente depois desse iPhone xing-ling.<\/p>\n

Aguardemos.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A empresa Gradiente fez parte da minha inf\u00e2ncia. Por isso, fico triste com esse ato desesperado e sem no\u00e7\u00e3o de utilizar a marca iPhone no Brasil.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":16600,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,23,50,27,53,28],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/16599"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=16599"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/16599\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=16599"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=16599"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=16599"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}