Faz tempo que queria mostrar uma empresa que conseguiu reinventar o neg\u00f3cio do chocolate de uma maneira que considero realmente inovadora; ent\u00e3o vamos aproveitar a proximidade da p\u00e1scoa para falar um pouco sobre isso. A Ritter Sport<\/a> \u00e9 uma marca de chocolate alem\u00e3 com 100 anos de idade, mas de gag\u00e1 n\u00e3o tem nada, olha s\u00f3.<\/p>\n Num mercado t\u00e3o competitivo como o europeu, que conta com os famosos chocolates belgas, al\u00e9m dos su\u00ed\u00e7os e franceses, os alem\u00e3es da Ritter tiveram que realmente escolher um posicionamento \u00fanico, e conseguiram. Eles escolheram ser reconhecidos pela variedade de sabores e apostaram forte nisso.<\/p>\n Tudo come\u00e7ou nos primeiros anos da f\u00e1brica, quando a filha do fundador descobriu que se a barra fosse quadrada, em vez de retangular, era mais f\u00e1cil de carregar no bolso. A partir da\u00ed, a f\u00f3rmula do quadradinho norteou todo o design da empresa, inclusive o da marca gr\u00e1fica. Para traduzir a enorme variedade de sabores, eles contam com boa parte das cores da tabela Pantone; h\u00e1 tantas cores quanto sabores e receitas de chocolate. Com um s\u00edmbolo gr\u00e1fico t\u00e3o simples e colorido, o grupo conseguiu desdobrar a marca em produtos diversos para o f\u00e3-clube (tem desde roupinha de beb\u00ea at\u00e9 cadernos e bolsas). Ok, at\u00e9 aqui nenhuma novidade; um monte de marcas faz isso e com excelentes resultados.<\/p>\n A novidade \u00e9 a loja de chocolates personalizados chamada Bunte Chokowelt<\/a> (algo como “mundo colorido do chocolate”) que eles abriram em Berlin h\u00e1 dois anos. Voc\u00ea chega l\u00e1 e escolhe o tipo de chocolate para criar sua barra: branco ou preto. Depois, vai definindo o que quer, como se fosse um sandu\u00edche: nozes, passas, avel\u00e3, crocante, mel, iogurte, marzipan, flocos, menta, rum, coco, marshmallow, chili, etc; olha, n\u00e3o descobri quantos sabores tem, mas s\u00e3o muuuuitos. Depois ainda tem a cobertura, com outras tantas op\u00e7\u00f5es; uma loucura! Voc\u00ea monta sua barra de chocolate (quadrada, naturalmente) e depois de 30 minutos pode vir busc\u00e1-la!<\/p>\n Se quiser esperar dentro da loja, tem uma infinidade de op\u00e7\u00f5es de chocolates prontos, mas tem tamb\u00e9m um caf\u00e9 bem charmoso no mezzanino com docinhos de chocolate e muffins diversos. Pode ficar tranquilo sentado num sof\u00e1 lendo seus e-mails ou apenas folheando uma revista; o ambiente \u00e9 bem aconchegante.<\/p>\n Esse, para mim, \u00e9 um claro exemplo de identidade bem definida e posicionamento assertivo.<\/p>\n Eles t\u00eam projetos ambientais porque, claro, chocolate n\u00e3o d\u00e1 na Alemanha e o deles vem da Nicar\u00e1gua \u2014\u00a0ent\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio ajudar a conservar a floresta porque o cacau precisa da cobertura verde para proteger a planta\u00e7\u00e3o. Eles tamb\u00e9m t\u00eam um trabalho de educa\u00e7\u00e3o ambiental bem interessante (dentro da loja tem uma sala de exposi\u00e7\u00f5es que mostra o processo de cultura do cacau e porque ele precisa de uma floresta saud\u00e1vel no entorno) e um forte investimento em energias limpas (em especial a energia solar). Os outros ingredientes tamb\u00e9m s\u00e3o certificados, ou seja, a li\u00e7\u00e3o de casa est\u00e1 sendo feita direitinho.<\/p>\n Mas o al\u00e9m do esperado \u00e9 o que diferencia a empresa: a aposta nos quadradinhos coloridos \u00e9 t\u00e3o s\u00e9ria que a marca mant\u00e9m o\u00a0Museu Ritter<\/a> com obras de arte moderna e contempor\u00e2nea inspiradas na figura geom\u00e9trica. Fica ao lado da f\u00e1brica, na cidade de Waldenbuch (que ainda n\u00e3o conhe\u00e7o).<\/p>\n Olha, n\u00e3o sou choc\u00f3latra nem nada (entrei e sa\u00ed da loja sem comprar nem comer nada), mas virei f\u00e3 da marca. Penso que a identidade visual ainda precisa de alguns ajustes na tipografia, mas a ideia dos quadradinhos coloridos \u00e9 genial. E a\u00ed, ficou com \u00e1gua na boca?<\/p>\n Ent\u00e3o vamos passear um pouquinho pela loja que faz um chocolate especial s\u00f3 para voc\u00ea (de verdade)!<\/p>\n