Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":1785,"date":"2009-04-13T16:47:27","date_gmt":"2009-04-13T19:47:27","guid":{"rendered":"http:\/\/ligiafascioni.com.br\/blog\/?p=1785"},"modified":"2009-04-13T16:47:27","modified_gmt":"2009-04-13T19:47:27","slug":"essa-tal-de-identidade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/essa-tal-de-identidade\/","title":{"rendered":"Essa tal de identidade…"},"content":{"rendered":"

\"unknown-21\"<\/p>\n

Marca, identidade corporativa, identidade visual. Ser\u00e1 que \u00e9 tudo a mesma coisa? H\u00e1 quem diga que sim. Eu digo que n\u00e3o. Vamos ent\u00e3o esclarecer as coisas.
\n<\/p>\n

H\u00e1 muita empresa por a\u00ed prometendo turbinar o seu neg\u00f3cio oferecendo o redesenho da sua identidade corporativa. Voc\u00ea fica tentado, afinal, a sua marca atual \u00e9 muito sem gra\u00e7a, foi o seu sobrinho quem fez quando ele ainda era muito novo, n\u00e3o dominava completamente o CorelDraw<\/em>. Contratando um
\nredesenho da identidade, os neg\u00f3cios s\u00f3 podem melhorar mesmo. Mas o que \u00e9 mesmo essa tal de \u201cidentidade corporativa\u201d que vai ser redesenhada?<\/p>\n

\n

Bom, primeiro vamos \u201cdesmontar\u201d a express\u00e3o e ver o que cada uma das partes significa. Identidade, segundo o dicion\u00e1rio Aur\u00e9lio, \u00e9 um substantivo feminino que significa conjunto de caracteres pr\u00f3prios e exclusivos de uma pessoa.<\/p>\n

Assim, a identidade de uma pessoa \u00e9 o conjunto de atributos que tornam essa pessoa especial e \u00fanica. Pessoas diferentes podem ter v\u00e1rias caracter\u00edsticas em comum, mas o que faz algu\u00e9m original e exclusivo, sem igual no mundo, \u00e9 justamente a maneira como essas caracter\u00edsticas se combinam na sua forma\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Por analogia, a identidade corporativa \u00e9 o conjunto de caracter\u00edsticas que, combinadas, tornam uma empresa \u00fanica, especial, inigual\u00e1vel. Partindo desse pressuposto, o que torna uma empresa realmente especial \u00e9 a sua ess\u00eancia, seus princ\u00edpios, cren\u00e7as, manias, defeitos, qualidades, aspira\u00e7\u00f5es, sonhos,
\nlimita\u00e7\u00f5es. O dom para as artes e o mau-humor matinal. O senso de humor sofisticado e vulgaridade fora de hora. Tudo conta. Mas como fazer o \u201credesign\u201d disso tudo? Como mudar a ess\u00eancia de uma empresa simplesmente refazendo o seu desenho?<\/p>\n

A resposta \u00e9: n\u00e3o d\u00e1<\/strong>. Aquele desenho, chamado identidade visual, n\u00e3o \u00e9 e nem faz parte da identidade corporativa. Ele \u00e9 apenas uma manifesta\u00e7\u00e3o f\u00edsica e pode muito bem estar completamente equivocado e n\u00e3o ter rela\u00e7\u00e3o nenhuma com a identidade da empresa.<\/p>\n

Pense numa pessoa: ela tem um nome, um corpo e usa roupas. O corpo n\u00e3o \u00e9 a pessoa. O nome n\u00e3o \u00e9 a pessoa. As roupas n\u00e3o s\u00e3o a pessoa. Todos esses elementos s\u00e3o manifesta\u00e7\u00f5es da sua identidade, mas n\u00e3o s\u00e3o a pr\u00f3pria identidade. Se a pessoa (ou empresa) n\u00e3o se conhece bem, pode inclusive de manifestar de maneira a parecer o que n\u00e3o \u00e9 (de prop\u00f3sito ou por engano). Mas isso n\u00e3o muda a sua identidade. Quando a pessoa muda de roupa, muda de nome ou muda de corpo (fazendo uma pl\u00e1stica ou engordando, por exemplo), ela n\u00e3o muda a sua ess\u00eancia, n\u00e3o deixa de ser ela mesma apenas porque as manifesta\u00e7\u00f5es exteriores de sua identidade mudaram. Veja s\u00f3 os g\u00eameos: t\u00eam corpos iguais mas identidades completamente diferentes.<\/p>\n

\n

Uma empresa tamb\u00e9m \u00e9 assim. Se ela tem uma postura conservadora para tomar decis\u00f5es, n\u00e3o \u00e9 mudando a marca gr\u00e1fica que ela vai se tornar inovadora. A representa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica \u00e9 s\u00f3 uma forma de comunicar quem ela \u00e9, e pode muito bem estar dizendo bobagens que nada t\u00eam a ver com a identidade.<\/p>\n

A identidade corporativa \u00e9 o que uma empresa \u00e9, na sua ess\u00eancia. A identidade visual, o nome, o ambiente, o atendimento, a miss\u00e3o, a vis\u00e3o, os documentos, a propaganda, s\u00e3o apenas manifesta\u00e7\u00f5es f\u00edsicas da sua identidade, e, mesmo assim, nada garante que elas sejam fi\u00e9is \u00e0 verdade.<\/p>\n

Ok, j\u00e1 sabemos que a identidade corporativa \u00e9 diferente da visual. Mas e a marca?<\/p>\n

O respeitad\u00edssimo John Balmer, um dos fundadores do International Centre for Corporate Identity Studies<\/em> e uma das maiores autoridades no mundo sobre esse assunto, defende que o termo marca corporativa tende a ser cada vez mais utilizado como alternativa \u00e0 identidade corporativa, e o uso dos princ\u00edpios de gest\u00e3o de marcas para discutir identidade corporativa tende a alinhar o discurso para uma dire\u00e7\u00e3o mais pr\u00f3xima do marketing. Outros tr\u00eas pesquisadores renomados, Harkins, Coleman e Thomas declaram: \u201cO termo identidade corporativa tornou-se obsoleto e exclu\u00eddo de muitos de nossos
\nvocabul\u00e1rios. (..) Marca \u00e9 a \u00faltima e cada vez mais utilizada express\u00e3o<\/em>\u201d.<\/p>\n

\n

\n

Eles alegam que uma vantagem dessa nova abordagem \u00e9 que os conceitos de identidade e de imagem corporativas n\u00e3o mais ser\u00e3o confundidos com identidade visual.<\/p>\n

Eu leio isso tudo e, mesmo respeitando a autoridade dos declarantes, n\u00e3o posso evitar discordar.<\/p>\n

Para mim, citando o pr\u00f3prio John Balmer, identidade corporativa \u00e9 o que a empresa \u00e9. E isso \u00e9 muito s\u00e9rio, tem implica\u00e7\u00f5es. Como se viu antes, ningu\u00e9m \u00e9 tudo o que gostaria: alguns t\u00eam chul\u00e9, outros fazem malcria\u00e7\u00f5es, h\u00e1 quem acorde de mau-humor. Uma empresa tamb\u00e9m. N\u00e3o conhe\u00e7o nenhuma que seja um \u00edcone de idealismo virtuoso como querem fazer parecer aqueles apote\u00f3ticos v\u00eddeos institucionais.<\/p>\n

\n

\n

E marca, o que \u00e9? Ora, os publicit\u00e1rios o sabem muito bem: uma entidade constru\u00edda para seduzir. N\u00e3o estou dizendo que a marca seja uma mentira. O que digo \u00e9 que a marca escolhe as caracter\u00edsticas mais legais da identidade para encantar. Ela filtra, s\u00f3 mostra o lado bom. E n\u00e3o vejo nenhum problema nisso. Ningu\u00e9m diz que ronca quando quer seduzir algu\u00e9m. Mas para mim a diferen\u00e7a \u00e9 muito clara: a identidade \u00e9 tudo, a marca \u00e9 s\u00f3 uma parte (a boa), justamente a que vai ser mostrada e valorizada.<\/p>\n

O grande desafio de gestores \u00e9 fazer com que todos esses conceitos sejam concordantes. Que a marca, a identidade visual, e todas as a\u00e7\u00f5es e comunica\u00e7\u00f5es da empresa n\u00e3o contradigam o que a sua identidade diz.<\/p>\n

Mas, para mim, a parte mais dif\u00edcil diz respeito ao auto-conhecimento. Ser\u00e1 que voc\u00ea realmente sabe quem sua empresa \u00e9?<\/p>\n

L\u00edgia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Marca, identidade corporativa, identidade visual. Ser\u00e1 que \u00e9 tudo a mesma coisa? H\u00e1 quem diga que sim. Eu digo que n\u00e3o. Vamos ent\u00e3o esclarecer as coisas.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1787,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,26,35,53],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1785"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1785"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1785\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1785"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1785"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1785"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}