Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":18297,"date":"2013-08-09T15:19:12","date_gmt":"2013-08-09T18:19:12","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=18297"},"modified":"2013-08-09T15:19:12","modified_gmt":"2013-08-09T18:19:12","slug":"correio-mais-que-elegante","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/correio-mais-que-elegante\/","title":{"rendered":"Correio mais que elegante"},"content":{"rendered":"

\"L1080945\"<\/a><\/p>\n

Hoje estava buscando inspira\u00e7\u00e3o para gerar pelo menos 50 ideias para um problema no meu curso de Design Thinking<\/a>. Ent\u00e3o fui visitar o Museum der Kommunikation<\/a> depois do trabalho, afinal, as ideias t\u00eam a ver com gest\u00e3o de expectativas entre empregador e rec\u00e9m-formados; em \u00faltima inst\u00e2ncia, trata-se de comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Sempre namorei muito o pr\u00e9dio porque ele \u00e9 realmente lindo! Por dentro tamb\u00e9m n\u00e3o decepciona (pena que n\u00e3o pode fotografar; s\u00f3 fiz uma foto do sagu\u00e3o).<\/p>\n

O museu enfatiza principalmente a comunica\u00e7\u00e3o postal (ele foi criado pela empresa de correios) e l\u00e1 no final cita a internet e as mudan\u00e7as todas.<\/p>\n

Mas o que mais me fascinou foi saber como eram enviadas as correspond\u00eancias entre os centros de distribui\u00e7\u00e3o alem\u00e3es: entre a ag\u00eancia central e os v\u00e1rios postos espalhados pela cidade, existia uma canaliza\u00e7\u00e3o que enviava os papeis enroladinhos em tubos (de metal ou pl\u00e1stico). Eles eram empurrados por sistemas pneum\u00e1ticos, olha que incr\u00edvel!<\/p>\n

Ok, ent\u00e3o tinha um buraco, voc\u00ea colocava o tubinho com a carta enroladinha dentro, apertava um bot\u00e3o e…zuuummmm… o tubo viajava a 30 km\/h at\u00e9 o seu destino.<\/p>\n

E voc\u00ea pensa que era perto? O sistema tinha uma capilaridade que alcan\u00e7ava a cidade toda e alguns hoteis de luxo, como o Adlon. S\u00f3 em Berlin, em 1947, o volume de correspond\u00eancia chegou a 2,5 milh\u00f5es, acredita?<\/p>\n

Na segunda guerra, muita coisa foi bombardeada e destru\u00edda e depois que a cidade foi separada pelo muro, o sistema foi reconstru\u00eddo e reativado.<\/p>\n

O retorno foi em 1949 em Berlin Oriental e em 1970 a cidade contava com 64 km de canaliza\u00e7\u00e3o subterr\u00e2nea ligando os 26 postos dos correios \u00e0 ag\u00eancia central. \u00c9 mole? Pois tem mais.<\/p>\n

Na parte ocidental da cidade, o sistema come\u00e7ou a funcionar em 1951. Em 1971, quando deixou de funcionar, havia nada menos que 193 km de canos ligando os 47 postos do correio \u00e0 ag\u00eancia central. Gente, s\u00e3o mais de 250 km de canaliza\u00e7\u00e3o em uma rede subterr\u00e2nea com sistemas pneum\u00e1ticos s\u00f3 \u00a0para os correios!<\/p>\n

Na verdade, quem inventou a engenhoca foram os ingleses, em 1861, mas o Rei da Pr\u00fassia estava sempre atualizado com rela\u00e7\u00e3o \u00e0s modernidades e em 1865 o neg\u00f3cio j\u00e1 estava funcionando em Berlin tamb\u00e9m.<\/p>\n

Ali\u00e1s, v\u00e1rios outros pa\u00edses da Europa usaram os tais tubos por muito tempo e, para minha surpresa, em S\u00e3o Paulo e no Rio tamb\u00e9m chegou a funcionar assim no come\u00e7o do s\u00e9culo.<\/p>\n

Gente, mas isso n\u00e3o \u00e9 genial? Muita gente acha que tem ideias muito sensacionais e in\u00e9ditas s\u00f3 porque n\u00e3o conhece a hist\u00f3ria. N\u00e3o me canso de me encantar como os inventores dos tempos pr\u00e9-eletr\u00f4nica se viravam para resolver os problemas. Acho que a gente devia estudar mais isso…<\/p>\n

 <\/p>\n

\"Esses<\/a>
Esses tr\u00eas rob\u00f4s simp\u00e1ticos recepcionam os visitante e ficam jogando bola quando o movimento est\u00e1 fraco.<\/figcaption><\/figure>\n
\"Aqui<\/a>
Aqui d\u00e1 para ver melhor os rapazes.<\/figcaption><\/figure>\n

Aqui tem um v\u00eddeo do museu que mostra como o sistema funciona, \u00e9 bem divertido!
\n