Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":18458,"date":"2013-08-29T12:11:39","date_gmt":"2013-08-29T15:11:39","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=18458"},"modified":"2013-08-29T12:11:39","modified_gmt":"2013-08-29T15:11:39","slug":"o-cliente-esse-ignorante","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/o-cliente-esse-ignorante\/","title":{"rendered":"O cliente, esse ignorante…"},"content":{"rendered":"
\"IMG_8131\"<\/a>
Fotografia: Ligia Fascioni<\/figcaption><\/figure>\n

Olha, se tem uma coisa que me deixa chateada \u00e9 gente reclamando dos seus clientes. Para mim \u00e9 como reclamar do marido. Reclamante, por acaso fui numa feira e escolhi seu marido\/mulher no seu lugar? Voc\u00ea corria risco de morte se n\u00e3o casasse com ele\/ela? N\u00e3o tinha mesmo outra op\u00e7\u00e3o a n\u00e3o ser o apedrejamento p\u00fablico?<\/p>\n

O que muitos profissionais n\u00e3o se d\u00e3o conta \u00e9 de uma coisa muito b\u00e1sica: assim como \u00e9 voc\u00ea quem escolhe sua cara-metade, \u00e9 voc\u00ea tamb\u00e9m quem escolhe seus clientes \u2014 e isso inclui voc\u00ea que \u00e9 funcion\u00e1rio em algum lugar; seu patr\u00e3o \u00e9 o cliente que compra a maior parte de suas horas produtivas.<\/p>\n

Se o parceiro que voc\u00ea escolheu para dividir a vida \u00e9 um problema com CPF e seus clientes s\u00e3o todos uns trastes, analise e descubra o que voc\u00ea est\u00e1 fazendo para atrair gente assim.<\/p>\n

O relacionamento com o cliente (qualquer um, ali\u00e1s), pode come\u00e7ar de duas maneiras: ou voc\u00ea prop\u00f5e a aproxima\u00e7\u00e3o ou o cliente procura por voc\u00ea.<\/p>\n

Se foi voc\u00ea que iniciou o contato e depois n\u00e3o ficou satisfeito, procure outro, oras. V\u00e1 tentando at\u00e9 acertar. Vejo gente dizendo que n\u00e3o pode chutar o pau da barraca por “enes” motivos. Olha, se a pessoa resolveu que n\u00e3o vai mudar mesmo, ent\u00e3o que se adapte, que se conforme, que pare de reclamar e d\u00ea um jeito de ser feliz nessas condi\u00e7\u00f5es mesmo. Mas se n\u00e3o \u00e9 esse o caso, ent\u00e3o h\u00e1 que se fazer uma lista com “emes” motivos para pensar em fazer tudo diferente e recome\u00e7ar em grande estilo. Passar a vida reclamando n\u00e3o \u00e9 uma op\u00e7\u00e3o para quem n\u00e3o quer gastar todo o sal\u00e1rio com antidepressivos.<\/p>\n

Agora, se foi o cliente que procurou voc\u00ea e depois se mostrou desonesto, grosso e mau-car\u00e1ter (ser\u00e1 que \u00e9 tudo isso mesmo?), avalie e analise seu posicionamento: como \u00e9 que ele chegou \u00e0 conclus\u00e3o que voc\u00ea era a pessoa que ele poderia tratar mal e dar o calote sem nenhum problema? Por que, entre tantos outros profissionais que h\u00e1 no mercado, ele escolheu contratar justamente voc\u00ea?<\/p>\n

Desculpe, mas talvez voc\u00ea esteja se comunicando de maneira que as pessoas possam tirar essas conclus\u00f5es. O que eu vejo no dia-a-dia \u00e9 que quem cultiva a excel\u00eancia e faz direitinho a li\u00e7\u00e3o de casa (o marketing pessoal) nunca reclama de clientes; relacionar-se com gente de perfil semelhante \u00e9 natural. Os afins se reconhecem mutuamente e se conectam para fazer coisas interessantes juntos. \u00c9 uma rede de compet\u00eancias que se complementa.<\/p>\n

Mesmo aqueles clientes com os quais a gente tem uma hist\u00f3ria com final infeliz tamb\u00e9m s\u00e3o muito \u00fateis para o nosso autoconhecimento. Como \u00e9 que a coisa chegou a esse ponto? Ali\u00e1s, como \u00e9 que eu conduzi a coisa de maneira que ela conseguiu chegar a esse ponto? Ser\u00e1 que n\u00e3o tem nenhum aprendizado a\u00ed? Ser\u00e1 que as coisas n\u00e3o poderiam ter acontecido de outra maneira se eu tivesse mais atitude e meus prop\u00f3sitos fossem mais definidos?<\/p>\n

Bom, isso \u00e9 no caso de calote e mau-caratismo. No caso do cliente ser um ignorante, a\u00ed parte da responsabilidade \u00e9 do profissional mesmo. \u00c9 s\u00f3 a gente lembrar que entende (um pouco) de um, dois, v\u00e1 l\u00e1, no m\u00e1ximo, tr\u00eas assuntos, aos quais dedicou anos estudando e trabalhando. Pense: em todos os outros infinitos assuntos, a gente \u00e9 ignorante tamb\u00e9m.<\/p>\n

Ent\u00e3o, se voc\u00ea passou 5 anos na universidade e mais um tanto trabalhando, fazendo est\u00e1gios e cursos, como quer que o cliente tenha a mesma vis\u00e3o e enxergue o mundo da mesma maneira que voc\u00ea, sendo que nesse tempo ele estava estudando e se aprimorando em outro assunto, completamente diferente?<\/p>\n

Fico boba quando vejo designers fazendo piadinhas com o fato do cliente ter mandando um arquivo em .doc quando devia ser um .ai, ou querendo um logo maior ou mais redondo. Gente, onde est\u00e1 a gra\u00e7a? Por acaso os designers nasceram sabendo isso? Por acaso o jardim de inf\u00e2ncia que frequentaram ensinava os conceitos b\u00e1sicos de branding? N\u00e3o tem como exigir que o cliente saiba isso, minha gente! \u00c9 como exigir que todo mundo saiba calcular a imped\u00e2ncia de circuitos eletr\u00f4nicos e considerar quem n\u00e3o souber um idiota. Ah, v\u00e1. Menos, n\u00e9?<\/p>\n

Se o cliente est\u00e1 falando bobagens, \u00e9 porque o conhecimento dele \u00e9 mais aprofundado em alguma outra \u00e1rea (em que voc\u00ea deve ser ignorante, claro). E parece que aprendeu bem, pois agora ele tem uma empresa e est\u00e1 contratando seu trabalho.<\/p>\n

Se voc\u00ea n\u00e3o explicar a diferen\u00e7a que vai fazer bem direitinho, ele nunca vai saber exatamente o que est\u00e1 contratando. Se o cliente n\u00e3o tem paci\u00eancia para ouvir, talvez o profissional n\u00e3o esteja usando a abordagem certa, talvez n\u00e3o esteja se posicionando corretamente, talvez n\u00e3o esteja usando uma linguagem acess\u00edvel ou talvez n\u00e3o esteja conseguindo transmitir credibilidade por causa de uma postura inadequada.\u00a0Ou, no final, pode ser que o santo n\u00e3o bata e talvez seja melhor mesmo voc\u00eas n\u00e3o trabalharem juntos; existem v\u00e1rias possibilidades que devem ser estudadas com carinho e aten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

\u00c9 claro que analisar as pr\u00f3prias atitudes, o pr\u00f3prio posicionamento, e olhar o cliente com um pouco menos de preconceito d\u00e1 um trabalh\u00e3o e \u00a0j\u00e1 vou avisando: \u00e0s vezes d\u00f3i bastante a gente concluir que n\u00e3o era t\u00e3o bom quanto pensava.<\/p>\n

Mas o outro caminho mais f\u00e1cil que esse a\u00ed, voc\u00ea j\u00e1 sabe: overdose de reclama\u00e7\u00e3o e um cart\u00e3o de fidelidade na farm\u00e1cia…<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O que muitos profissionais n\u00e3o se d\u00e3o conta \u00e9 de uma coisa muito b\u00e1sica: assim como \u00e9 voc\u00ea quem escolhe seu cara-metade, \u00e9 voc\u00ea tamb\u00e9m quem escolhe seus clientes \u2014 e isso inclui voc\u00ea que \u00e9 funcion\u00e1rio em algum lugar; seu patr\u00e3o \u00e9 o cliente que compra a maior parte de suas horas produtivas.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":18459,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,23,35,28],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/18458"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=18458"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/18458\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18458"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=18458"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=18458"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}