Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":19795,"date":"2014-02-03T16:36:21","date_gmt":"2014-02-03T18:36:21","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=19795"},"modified":"2014-02-03T16:36:21","modified_gmt":"2014-02-03T18:36:21","slug":"aprenda-como-se-faz-marketing-de-varejo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/aprenda-como-se-faz-marketing-de-varejo\/","title":{"rendered":"Aprenda como se faz marketing de varejo"},"content":{"rendered":"
\"Fachada<\/a>
Fachada da loja Apple em Berlin (Foto: Apple)<\/figcaption><\/figure>\n

A despeito dos hipsters, uso produtos da Apple muito antes de virarem moda; lembro que o primeiro computador da marca que usei ainda se chamava Macintosh e era todo quadradinho, l\u00e1 nos idos dos anos 90 do s\u00e9culo passado. J\u00e1 passei por v\u00e1rios sistemas operacionais (Unix, Linux, DOS, Windows e alguns espec\u00edficos de microprocessadores) e para mim ainda n\u00e3o h\u00e1 nada que bata o iOS em termos de seguran\u00e7a, usabilidade e confiabilidade.<\/p>\n

Concordo que \u00e9 exagero e at\u00e9 um certo fanatismo ficar na porta da loja fazendo fila cada vez que a empresa lan\u00e7a um produto novo (geralmente espero o lan\u00e7amento do seguinte para comprar o anterior com um pre\u00e7o melhor e bugs corrigidos), mas n\u00e3o posso negar que sou uma admiradora de longu\u00edssima data.<\/p>\n

Era f\u00e3 apenas dos produtos, pois, al\u00e9m do site<\/a> (um cl\u00e1ssico, na minha opini\u00e3o), nunca havia tido contato com lojas f\u00edsicas. Pois bem, agora tenho a sorte de morar a apenas algumas quadras da Apple Store de Berlin<\/a>. Ainda n\u00e3o comprei nenhum produto l\u00e1 (meu telefone, de 2 anos, ainda est\u00e1 ok, e os computadores precisam ser encomendados pelo site, j\u00e1 que os da loja t\u00eam teclado alem\u00e3o), mas frequento o lugar toda semana. \u00c9 que esse povo realmente sabe como fazer marketing de varejo; cada vez que vou \u00e9 uma li\u00e7\u00e3o a ser aprendida.<\/p>\n

Al\u00e9m do atendimento espetacular (o time \u00e9 enorme, para cada lado que voc\u00ea se vira tem um vendedor que parece muito feliz em lhe ajudar), h\u00e1 tamb\u00e9m as atividades paralelas: cursos, palestras, consultorias, workshops e at\u00e9 shows.<\/p>\n

A loja, inaugurada no final do ano passado, est\u00e1 instalada ao lado de um antigo cinema. Eles restauraram todo o pr\u00e9dio e usam o cinema e as instala\u00e7\u00f5es anexas para oferecer cursos gratuitos dos aplicativos, sistema operacional e como tirar o melhor proveito de cada um dos equipamentos. Voc\u00ea quer comprar um iPad e n\u00e3o sabe qual? Eles explicam as diferen\u00e7as t\u00e9cnicas entre os modelos e indicam o melhor para a sua necessidade de cada pessoa (n\u00e3o recomendam sempre o mais caro; s\u00e3o inteligentes e querem fidelidade). Olha, at\u00e9 penso que se houvesse um suporte assim no Brasil, ia ouvir menos pessoas reclamando que perderam todos os contatos quando o telefone foi roubado ou perdido (maior absurdo do mundo, coisa t\u00edpica de quem n\u00e3o est\u00e1 usando corretamente o equipamento).<\/p>\n

A maioria dos cursos de produtos espec\u00edficos (softwares e aplicativos) s\u00e3o em alem\u00e3o, mas quando o workshop \u00e9 com um convidado (que geralmente n\u00e3o fala alem\u00e3o), a\u00ed \u00e9 em ingl\u00eas mesmo. Por exemplo, j\u00e1 assisti uma palestra com o ilustrador espanhol Rafa Alvarez e achei que ia ser pura propaganda do iPad, que ele usa para desenhar. Que nada, o mo\u00e7o contou um caso em que realizou um trabalho numa viagem de avi\u00e3o, elogiou o equipamento e mais nada. O resto foi o portf\u00f3lio dele mesmo e a promo\u00e7\u00e3o do pr\u00f3prio trabalho (nada mais justo, acho que ele n\u00e3o ganha nada para fazer a palestra, \u00e9 s\u00f3 uma oportunidade de divulga\u00e7\u00e3o; todo mundo sai ganhando). Tamb\u00e9m assisti a uma apresenta\u00e7\u00e3o do aplicativo para se ouvir concertos da Filarm\u00f4nica de Berlin<\/a>\u00a0(eles chamam de\u00a0Digital Concert Hall<\/a>), cujo projeto foi de um m\u00fasico da pr\u00f3pria orquestra. A equipe explicou como o trabalho foi desenvolvido e ainda deu uma palhinha no final. \u00c0s vezes a palestra n\u00e3o tem nada a ver com a Apple nem com a loja, mas traz um assunto que pode ser de interesse dos clientes, como inova\u00e7\u00e3o, arte, m\u00fasica, design, etc.<\/p>\n

E n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 isso: m\u00fasicos em geral podem fazer pocket shows para promover seus trabalhos no audit\u00f3rio bel\u00edssimo (o tal ex-cinema). \u00a0Eles tamb\u00e9m podem vender CDs, claro, mas geralmente t\u00eam m\u00fasicas dispon\u00edveis na loja iTunes.\u00a0Para quem est\u00e1 cadastrado na Apple, resida ou n\u00e3o em Berlin, \u00e9 tudo de gra\u00e7a (ficou claro por que n\u00e3o saio de l\u00e1?).<\/p>\n

Ser\u00e1 que os comerciantes brasileiros n\u00e3o poderiam aproveitar essa ideia como modo de fidelizar seus clientes e fortalecer a marca? A\u00e7\u00f5es onde todos os envolvidos s\u00e3o beneficiados e a marca mais ainda?<\/p>\n

Penso que shoppings poderiam usar as salas de cinema no per\u00edodo da manh\u00e3 em parceria com as lojas; os bancos sempre t\u00eam salas de reuni\u00e3o onde poderiam oferecer cursos de interesse de seus clientes; \u00a0floriculturas poderiam usar seu espa\u00e7o para ensinar como se planta; cafeterias poderiam oferecer palestras sobre barismo; boutiques poderiam falar sobre moda; restaurantes poderiam promover cursos de gastronomia; academias poderiam organizar eventos informativos sobre pr\u00e1ticas esportivas e nutri\u00e7\u00e3o; enfim, as possibilidades s\u00e3o infinitas! No Brasil, sei apenas do O Botic\u00e1rio e Contem 1g que d\u00e3o cursos de maquiagem e mais nada.<\/p>\n

As lojas de eletrodom\u00e9sticos, por exemplo, poderiam oferecer uma palestra para quem est\u00e1 interessado em comprar geladeiras (ou TVs, equipamentos de som, etc). Eles poderiam mostrar as diferen\u00e7as entre os v\u00e1rios modelos e as adequa\u00e7\u00f5es a cada caso; economizaria um temp\u00e3o do cliente e a loja ganharia pontos por tomar a iniciativa de facilitar o processo decis\u00f3rio, que, em alguns casos, \u00e9 bem complexo. Sem falar que haveria mais gente circulando pelo estabelecimento (apesar de ter uma entrada independente, o participante sempre tem que passar por dentro da loja para fazer um curso na Apple).<\/p>\n

Em mar\u00e7o vou fazer um curso espec\u00edfico de primeiros socorros para gatos dom\u00e9sticos oferecido pela cl\u00ednica onde nossas princesas s\u00e3o atendidas. Al\u00e9m de praticar o alem\u00e3o, posso aumentar a rede de contatos com pessoas que compartilham interesses semelhantes e ainda tenho certeza que vou aprender um monte de coisas \u00fateis; tudo isso por apenas \u20ac 10. Olha\u00ed uma oportunidade para o mar de pet shops que est\u00e3o competindo por pre\u00e7o e reclamando da vida.<\/p>\n

Tem tanto espa\u00e7o ocioso e tanta oportunidade de fazer diferen\u00e7a com ideias t\u00e3o simples! Fica a dica…<\/p>\n

\"Audit\u00f3rio<\/a>
Audit\u00f3rio para palestras e shows da loja Apple em Berlin (Foto: Apple)<\/figcaption><\/figure>\n
\"Interior<\/a>
Interior da loja (Foto: Apple)<\/figcaption><\/figure>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Lojas n\u00e3o servem s\u00f3 para vender; devem ser um ponto de encontro e relacionamento entre a marca e o cliente. Isso a Apple sabe muito bem…<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":19796,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[36,29,85,47,23,50,27,24,25,40,26,53,28],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/19795"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=19795"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/19795\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=19795"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=19795"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=19795"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}