Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":20069,"date":"2014-04-09T12:53:38","date_gmt":"2014-04-09T15:53:38","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=20069"},"modified":"2014-04-09T12:53:38","modified_gmt":"2014-04-09T15:53:38","slug":"visao-nao-e-selfie","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/visao-nao-e-selfie\/","title":{"rendered":"Vis\u00e3o n\u00e3o \u00e9 selfie!"},"content":{"rendered":"

\"LigiaFascioni1880-500x370\"<\/a><\/p>\n

Selfies<\/em>, como se sabe, s\u00e3o aquelas fotos que as pessoas tiram delas mesmas e compartilham nas redes sociais. O objetivo de um selfie<\/em> \u00e9 se exibir, mais nada. Mostrar aos outros que a pessoa est\u00e1 num lugar bacana, numa situa\u00e7\u00e3o desejada, num dia de cabelo bom ou se sentindo bonita. O foco n\u00e3o \u00e9 o outro, mas o adorado umbigo, a manuten\u00e7\u00e3o da pr\u00f3pria auto-estima. Em princ\u00edpio, n\u00e3o h\u00e1 mal nenhum nisso; \u00e9 natural do ser humano querer ser amado, querido e desejado.<\/p>\n

O problema \u00e9 quando isso acontece com empresas que pregam a preocupa\u00e7\u00e3o com o cliente, com as pessoas, com o social, com o mundo, com o planeta, e acabam perdendo a coer\u00eancia pela vaidade de um selfie<\/em>.<\/p>\n

Acompanhe.<\/p>\n

Nos objetivos estrat\u00e9gicos, a empresa diz que sua miss\u00e3o \u00e9 cuidar, respeitar e entregar valor para seus clientes e colaboradores, al\u00e9m da sociedade em geral. Com varia\u00e7\u00f5es n\u00e3o t\u00e3o amplas, \u00e9 o que mais se v\u00ea por a\u00ed.<\/p>\n

S\u00f3 que a pr\u00e1tica n\u00e3o bate, e \u00e9 f\u00e1cil perceber por que. \u00c9 que no objetivo seguinte, a vis\u00e3o, a frase come\u00e7a com: \u201cser refer\u00eancia em\u2026.<\/i>\u201d ou \u201cser l\u00edder em\u2026.<\/i>\u201d ou ainda \u201caumentar a participa\u00e7\u00e3o no mercado x e y\u2026<\/i>\u201d. E o pior: divulgam isso em quadrinhos espalhados por toda a empresa e no site, para os clientes admirarem.<\/p>\n

Vamos relembrar os conceitos dos objetivos estrat\u00e9gicos para descobrir onde est\u00e1 o problema.<\/p>\n

A miss\u00e3o<\/b> deve descrever o motivo pelo qual a empresa existe (e n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 ganhar dinheiro, sen\u00e3o ela poderia ser uma organiza\u00e7\u00e3o de tr\u00e1fico de drogas muito lucrativa, por exemplo). Dinheiro \u00e9 a gera\u00e7\u00e3o de riqueza, o resultado e a recompensa pelo valor que a empresa entrega \u00e0 sociedade. Ent\u00e3o, a miss\u00e3o \u00e9 o que a empresa oferece de valor, e para quem. Para que a empresa existe, seu prop\u00f3sito, a raz\u00e3o de sua exist\u00eancia.<\/p>\n

Os valores e princ\u00edpios<\/b>, s\u00e3o os pilares, os limites, o que a empresa considera relevante; o que ela usa como base para a tomada de decis\u00e3o. A partir da\u00ed, a gente pode inferir o que a empresa \u00e9 capaz de fazer, e o que ela n\u00e3o faz de maneira alguma.<\/p>\n

Mas o grande problema que tenho visto \u00e9 o entendimento do que vem a ser a vis\u00e3o.<\/p>\n

A vis\u00e3o<\/b> \u00e9 o resultado direto da miss\u00e3o. Se a empresa sabe qual \u00e9 o seu prop\u00f3sito e o valor que entrega, com certeza \u00e9 porque consegue enxergar um cen\u00e1rio futuro desejado que reflita o resultado do seu trabalho. Ent\u00e3o, se minha miss\u00e3o \u00e9 educar crian\u00e7as, minha vis\u00e3o tem que descrever um mundo onde as crian\u00e7as sejam educadas como resultado de meu trabalho.<\/p>\n

A vis\u00e3o \u00e9 o que a empresa enxerga, a descri\u00e7\u00e3o do cen\u00e1rio que ela v\u00ea no seu futuro; \u00e9 o resultado direto do trabalho que ela faz e do impacto que causa no mundo.<\/p>\n

Assim, fica f\u00e1cil entender que a vis\u00e3o descreve um panorama, uma cena externa, o mundo afetado pelo trabalho que a empresa faz. \u201cSer refer\u00eancia<\/em>\u201d, \u201cAumentar vendas<\/em>\u201d, n\u00e3o s\u00e3o impactos causados pelo valor que a empresa entrega, n\u00e3o s\u00e3o descri\u00e7\u00e3o de cen\u00e1rios que traduzam valor para os outros, principalmente para seus clientes.<\/p>\n

Eu, como cliente de uma empresa, pouco me importo se ela \u00e9 refer\u00eancia, se est\u00e1 vendendo mais ou menos. Quero saber do valor que ela entrega para mim e a diferen\u00e7a que faz no mundo. “Ser refer\u00eancia<\/em>” \u00e9 ego, espelho; nunca valor. Em \u00faltima an\u00e1lise, selfie<\/em>.<\/p>\n

\u00c9 o mesmo que eu, como profissional, come\u00e7ar minha vis\u00e3o com \u201cser rica e famosa<\/i>\u201d. Pode at\u00e9 ser um desejo particular da pessoa (de minha parte, quero ser s\u00f3 rica\u2026rsrs), mas jamais deve ser projetada e divulgada como o cen\u00e1rio resultante de minha participa\u00e7\u00e3o profissional no mercado.<\/p>\n

N\u00e3o \u00e9 valor para ningu\u00e9m o fato de eu me tornar rica e\/ou famosa, ser refer\u00eancia ou aumentar minha participa\u00e7\u00e3o no mercado. Isso n\u00e3o interessa para os outros, n\u00e3o \u00e9 descri\u00e7\u00e3o de cen\u00e1rio ideal de um mundo melhor por causa do meu trabalho nem aqui e nem em qualquer outro planeta do sistema solar, garanto.<\/p>\n

***<\/p>\n

Em tempo: descobri que minha miss\u00e3o \u00e9 aprender para compartilhar; entregar valor em forma de informa\u00e7\u00e3o e inspira\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Minha vis\u00e3o \u00e9 um mundo com mais pessoas inspiradas, cr\u00edticas e curiosas; quero trabalhar para ver isso.<\/p>\n

Olha, mas se ficar rica com isso, juro n\u00e3o n\u00e3o vou reclamar\u2026rsrsrs<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Quais s\u00e3o a miss\u00e3o e a vis\u00e3o de sua empresa? Ser\u00e1 que essas frases a\u00ed fazem sentido?<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":20071,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,23,50,35,60,53,28],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/20069"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=20069"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/20069\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=20069"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=20069"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=20069"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}