Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":21966,"date":"2015-10-07T08:48:38","date_gmt":"2015-10-07T11:48:38","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=21966"},"modified":"2015-10-07T08:48:38","modified_gmt":"2015-10-07T11:48:38","slug":"empatia-nunca-vi-nem-comi-so-ouco-falar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/empatia-nunca-vi-nem-comi-so-ouco-falar\/","title":{"rendered":"Empatia: nunca vi, nem comi, s\u00f3 ou\u00e7o falar."},"content":{"rendered":"

\"Ligia<\/a><\/p>\n

Se voc\u00ea sair por a\u00ed perguntando que caracter\u00edsticas as pessoas gostariam de melhorar, as respostas mais frequentes seriam: paci\u00eancia, for\u00e7a de vontade, disciplina, intelig\u00eancia, etc. As varia\u00e7\u00f5es seriam muitas, mas \u00e9 quase certo que, al\u00e9m do bom senso (que todos acreditam ter o suficiente), o outro item que n\u00e3o apareceria na lista seria\u00a0a empatia.<\/p>\n

E olha que empatia est\u00e1 na moda, a julgar pela quantidade enorme de frases de efeito que v\u00eam circulando nas redes sociais (at\u00e9 um museu da empatia<\/a> abriu em Londres; muito bacana).<\/p>\n

Mas a\u00ed a pessoa curte todas as mat\u00e9rias sobre o tema e logo depois publica 5 selfies feitas na academia seguidas da foto de seu prato de almo\u00e7o e da preciosa informa\u00e7\u00e3o: “partiu aeroporto!”.<\/p>\n

Com Fan Pages n\u00e3o \u00e9 diferente: em text\u00e3o, textinho, anima\u00e7\u00e3o ou meme; empatia \u00e9 a palavra de ordem. Logo em seguida a empresa pede colabora\u00e7\u00e3o para conseguir mais likes para a p\u00e1gina (estamos quase chegando nos xxx mil!!).<\/p>\n

Analisemos o fen\u00f4meno.<\/p>\n

Empatia, todos sabemos, \u00e9 a capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir o que ele sente, experimentar o que ele experimenta. Mas por que dever\u00edamos desenvolver essa qualidade? Para entender o mundo com mais clareza, para amar melhor, para ampliar nossos horizontes, para sair do mundinho centralizado no nosso umbigo. Praticar empatia significa reconhecer que n\u00e3o sou o centro do universo, significa focar nossa aten\u00e7\u00e3o no outro.<\/p>\n

Pelo menos para as empresas, essa habilidade\u00a0deveria ser usada para conseguir compreender o que \u00e9 valor para a pessoa que est\u00e1 do outro lado, o que \u00e9 importante para ela. Se a empresa consegue entender isso, vai se comunicar melhor com seus clientes e colaboradores, vai se conectar com eles.<\/p>\n

Em minhas consultorias para empresas, n\u00e3o raro algu\u00e9m pergunta: olha que bacana, vamos publicar isso na Fan Page? Vamos dar isso como brinde? Minha pergunta (sempre!): isso \u00e9 valor para seu cliente?<\/p>\n

Uma pergunta t\u00e3o simples e b\u00e1sica, minha gente. \u00c9 valor para mim, como cliente, se a empresa tem 10, 100 ou 1 milh\u00e3o de likes? N\u00e3o sei voc\u00eas, mas para mim tanto faz. Diferen\u00e7a zero na minha vida.<\/p>\n

\u00c9 valor para algu\u00e9m ganhar uma sacola maravilhosa cuidadosamente estragada pela estampa gigantesca de uma marca? J\u00e1 falei e repito; presente com empatia tem a marca da empresa bem pequena e do lado de dentro, para a pessoa se lembrar da gentileza, n\u00e3o ficar com raiva e ter que doar o mimo por impossibilidade de uso sem parecer um outdoor.<\/p>\n

\u00c9 valor para mim, como colaborador da empresa, ter como pr\u00eamio de desempenho um final de semana\u00a0em Miami, considerando que\u00a0n\u00e3o tenho visto, minha mulher n\u00e3o pode ir junto por causa do trabalho e estou com um filho doente em casa?<\/p>\n

\u00c9 valor para mim, como cliente, saber se a empresa bateu a meta de vendas desse m\u00eas? Se o funcion\u00e1rio tal fez anivers\u00e1rio? Se o presidente apareceu na coluna social? Se recebeu a visita de fulano, que \u00e9 famoso?<\/p>\n

Algumas\u00a0dessas informa\u00e7\u00f5es t\u00eam valor sim, mas para segmentos espec\u00edficos: seus colaboradores e acionistas, talvez. Em alguns casos, para fornecedores e parceiros tamb\u00e9m. Ent\u00e3o, o lugar de public\u00e1-las n\u00e3o \u00e9 na p\u00e1gina em que os clientes t\u00eam acesso, mas no espa\u00e7o dos colaboradores e parceiros, por exemplo.<\/p>\n

\u00c9 claro que depende de cada empresa e do perfil de quem vai ler a not\u00edcia ou receber o presente;\u00a0n\u00e3o h\u00e1 uma regra que valha para todo mundo. Valor \u00e9 uma coisa subjetiva e muito dif\u00edcil de mensurar; h\u00e1 que se estudar cada quest\u00e3o cuidadosamente da maneira mais emp\u00e1tica poss\u00edvel.<\/p>\n

Nos perfis pessoais e profissionais, se a pessoa valoriza a empatia, vale a mesma coisa: ser\u00e1 que isso \u00e9 valor para quem est\u00e1 lendo?<\/p>\n

Pensemos: para quem \u00e9 valor uma foto do meu guarda-roupa novo? Minha m\u00e3e, minha colega de quarto, minha prima que est\u00e1 pensando em comprar um tamb\u00e9m? Ent\u00e3o, olha, s\u00e3o tr\u00eas pessoas. Para que compartilhar essa informa\u00e7\u00e3o com mais 3 mil que n\u00e3o se interessam pelo assunto?<\/p>\n

Para quem \u00e9 valor saber quantos km voc\u00ea correu hoje? Seu grupo de amigos que pratica corrida? Beleza, por que ent\u00e3o n\u00e3o mandar essa informa\u00e7\u00e3o somente para eles, em vez de informar\u00a0toda a sua timeline, que inclui colegas do curso de direito tribut\u00e1rio, parentes distantes, sua contadora, seu grupo de literatura comparada e seu dentista?<\/p>\n

Ressalto: n\u00e3o quero fazer o papel de pol\u00edcia da internet, apenas convidar \u00e0 reflex\u00e3o. Obviamente cada um faz o que quer com o espa\u00e7o que possui. Inclusive porque o conceito de valor \u00e9 bem vago.<\/p>\n

N\u00e3o h\u00e1 certo ou errado, \u00e9 pessoal mesmo, n\u00e3o d\u00e1 para colocar regras. Mas d\u00e1 para tentar se colocar no lugar do outro, imaginar qual o impacto daquilo que a gente est\u00e1 compartilhando vai ter l\u00e1 na outra ponta. N\u00e3o\u00a0vamos acertar sempre, mas com certeza, seremos menos inconvenientes. Vamos tornar a vida de quem est\u00e1 do outro lado um pouco melhor (ou menos ruim, que seja). E n\u00e3o \u00e9 essa a ideia da empatia?<\/p>\n

Ent\u00e3o, se a voc\u00ea concorda mesmo que falta empatia no mundo, fica a sugest\u00e3o para come\u00e7ar agora mesmo.\u00a0\u00c9 s\u00f3 responder \u00e0 pergunta b\u00e1sica e simples antes de publicar ou oferecer algo: \u201cisso \u00e9 valor para quem est\u00e1 do outro lado?\u201d<\/p>\n

***<\/p>\n

Espero sinceramente que esse texto tenha valor para algu\u00e9m \ud83d\ude42<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Empatia est\u00e1 na moda, mas tem muita gente que est\u00e1 tocando s\u00f3 de ouvido, sem entender direito do que se trata. E quer saber? Uma pergunta bem simples pode resolver tudo.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":21970,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[56,46,23,50,24,35],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/21966"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=21966"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/21966\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=21966"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=21966"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=21966"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}