Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":22202,"date":"2016-01-06T14:08:57","date_gmt":"2016-01-06T16:08:57","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=22202"},"modified":"2016-12-13T09:25:30","modified_gmt":"2016-12-13T11:25:30","slug":"para-que-serve-uma-palestra","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/para-que-serve-uma-palestra\/","title":{"rendered":"Para que serve uma palestra?"},"content":{"rendered":"

Dia desses, ao saber que viajo frequentemente ao Brasil para ministrar cursos e palestras para empresas, uma pessoa me perguntou: ok, cursos eu entendo que as empresas contratem, elas precisam dar treinamento para seus colaboradores desenvolverem novas habilidades. Mas por que algu\u00e9m pagaria por uma palestra?<\/p>\n

Boa pergunta, viu? E muita gente tem a mesma d\u00favida; ent\u00e3o vou tentar responder o melhor que puder.<\/p>\n

Bem, em linhas gerais, existem quatro\u00a0tipos de palestras corporativas: as motivacionais<\/b>, as biogr\u00e1ficas, <\/b>as de\u00a0divulga\u00e7\u00e3o**\u00a0<\/b> e as informativas<\/b>*.<\/p>\n

As motivacionais<\/b> s\u00e3o aquelas onde o palestrante transforma o senso comum em show. Elas servem para inspirar os colaboradores, fazer com que eles repensem seu dia-a-dia, mas n\u00e3o trazem informa\u00e7\u00f5es novas; a base \u00e9 o entretenimento. Nesse caso, vale tudo: teatro, m\u00fasica, performances, din\u00e2micas, piadas, desafios, cen\u00e1rios, etc.<\/p>\n

As biogr\u00e1ficas<\/b> s\u00e3o hist\u00f3rias de vida contadas por algu\u00e9m que teve uma experi\u00eancia especialmente interessante. Geralmente s\u00e3o apresentadas por pessoas famosas, empres\u00e1rios bem-sucedidos, sobreviventes de cat\u00e1strofes, aventureiros, pessoas com talentos especiais, atletas, jornalistas, artistas, escritores, enfim, expoentes em alguma \u00e1rea.<\/p>\n

As de divulga\u00e7\u00e3o<\/strong> s\u00e3o, geralmente apresentadas por t\u00e9cnicos, representantes comerciais ou vendedores, com razo\u00e1vel capacidade de comunica\u00e7\u00e3o. Essas palestras apresentam uma determinada tecnologia, sempre com \u00eanfase no produto que ser\u00e1 apresentado e, por causa disso, em geral, s\u00e3o gratuitas. Nesses casos, \u00e9 importante ficar atento \u00e0 parcialidade do palestrante que, por raz\u00f5es \u00f3bvias, nunca falar\u00e1 sobre os pontos fracos do produto ou das vantagens de utilizar o material fornecido por concorrentes.<\/p>\n

As informativas<\/b> (onde me encaixo, pois n\u00e3o tenho talentos especiais nem sou famosa\u2026rs) s\u00e3o palestras que compartilham algum tipo de conte\u00fado t\u00e9cnico, mas apresentado de maneira acess\u00edvel e atraente aos leigos. S\u00e3o espec\u00edficas para determinadas \u00e1reas e geralmente ministradas por professores ou profissionais reconhecidos. A ideia \u00e9 contextualizar o assunto e provocar na audi\u00eancia curiosidade para saber mais e buscar aprofundamento. Por isso, nesse tipo de palestra, quase sempre s\u00e3o fornecidas refer\u00eancias adicionais (livros, v\u00eddeos, textos) que as pessoas podem procurar depois.<\/p>\n

Essa classifica\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 estanque e pode se misturar, mas penso que em linhas gerais, \u00e9 isso. As palestras motivacionais e biogr\u00e1ficas s\u00e3o as mais valorizadas em termos financeiros; talvez as pessoas gostem mais de shows e de saber detalhes da vida alheia\u2026 brincadeira! Penso que o verdadeiro motivo \u00e9 porque o primeiro tipo exige um enorme talento art\u00edstico para transformar eventos banais do dia-a-dia em grandes espet\u00e1culos transformadores; tem que ser muito bom mesmo. E gente famosa ou com vida extraordin\u00e1ria, al\u00e9m de rara, sempre \u00e9 fonte de curiosidade. As de divulga\u00e7\u00e3o, como s\u00e3o geralmente gratuitas, atraem quem tem interesse em conhecer as vantagens de determinado produto ou servi\u00e7o.<\/p>\n

Mas vamos falar um pouco mais sobre o valor das palestras informativas. A pergunta era: para que elas servem mesmo?<\/p>\n

Minha resposta taxativa: para economizar o tempo e o dinheiro das empresas e dos participantes.<\/p>\n

Vamos pensar: para apresentar o assunto tratado, o palestrante ter\u00e1 que ter feito muitos cursos sobre o assunto, comprado\/lido\/estudado dezenas de livros e trabalhado bastante sobre as ideias de v\u00e1rios autores at\u00e9 concluir alguns pontos que tornem esse conhecimento \u00fatil para ser aplicado na vida real. O pr\u00f3ximo passo \u00e9 arquitetar uma maneira de apresentar os fundamentos e as conclus\u00f5es de maneira clara, did\u00e1tica, r\u00e1pida e, principalmente, atraente; tudo isso em algumas dezenas de minutos (palestras costumam ter, no m\u00e1ximo, 90 minutos). Quanto mais curta a palestra, mais dif\u00edcil \u00e9 estrutur\u00e1-la, mais trabalho d\u00e1.<\/p>\n

Imagine se cada participante tivesse que fazer todos os cursos, ler todos os livros e conhecer todos os autores s\u00f3 para ter uma ideia geral sobre determinado tema que ele ainda nem sabe se se \u00e9 ou n\u00e3o relevante para a empresa, se a ferramenta ou m\u00e9todo apresentados s\u00e3o ou n\u00e3o adequados aos problemas da gest\u00e3o atual, se a abordagem \u00e9 ou n\u00e3o interessante, pertinente ou oportuna para a realidade de seu mercado. Complicado, demorado e caro, n\u00e9?<\/p>\n

Ent\u00e3o, para saber se valeu a pena a empresa pagar por uma palestra, ela deve pensar quanto dinheiro foi economizado e quanto valor foi produzido no evento.<\/p>\n

Mas, para evitar\u00a0desperd\u00edcios e insatisfa\u00e7\u00f5es generalizadas, \u00e9 necess\u00e1rio que os organizadores cuidem de alguns aspectos; a neglig\u00eancia de um deles pode colocar tudo a perder.<\/p>\n

\u2014 Certificar-se que o\u00a0assunto interessa \u00e0 plateia, que deve\u00a0conseguir ver utilidade ou valor no tema.<\/p>\n

\u2014 Verificar o n\u00edvel de conhecimento dos participantes sobre o assunto para evitar que saiam\u00a0sem nenhuma informa\u00e7\u00e3o ou refer\u00eancia nova al\u00e9m das que j\u00e1 tinham; que pelo menos\u00a0consigam ver a quest\u00e3o sob um \u00e2ngulo que amplie sua vis\u00e3o.<\/p>\n

\u2014 Informar-se\u00a0sobre o\u00a0palestrante;\u00a0se domina o\u00a0tema\u00a0e se costuma\u00a0apresent\u00e1-lo de maneira organizada e atraente, respeitando o tempo dispon\u00edvel.<\/p>\n

\u2014 Cuidar para que a apresenta\u00e7\u00e3o ajuste-se\u00a0ao perfil e \u00e0 linguagem do p\u00fablico.<\/p>\n

\u2014 Preparar o\u00a0ambiente para que ele favore\u00e7a\u00a0a comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

\u2014 Observar se o\u00a0momento \u00e9 adequado.<\/p>\n

Por motivos \u00f3bvios, acredito fortemente que palestras s\u00e3o fontes de valor e podem trazer muitos benef\u00edcios para as empresas de uma maneira r\u00e1pida e relativamente barata. Basta que a contrata\u00e7\u00e3o seja adequada e observe\u00a0os fatores acima.<\/p>\n

De minha parte, adoro assistir palestras tanto quanto compartilhar as coisas que aprendo.<\/p>\n

Para mim, um excelente investimento, especialmente em tempos de crise. E para voc\u00ea?<\/p>\n

\u2014\u2014-<\/p>\n

NOTAS: <\/strong><\/p>\n

* Essa classifica\u00e7\u00e3o eu acabei de inventar, pois pesquisei e n\u00e3o encontrei nada que ajudasse a explicar\u00a0melhor o que estou tentando dizer.<\/p>\n

** A palestra de divulga\u00e7\u00e3o foi inserida ap\u00f3s a brilhante sugest\u00e3o do escritor e palestrante\u00a0\u00canio Padilha<\/a>; eu havia me esquecido completamente dessa categoria.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Esses dias me perguntaram porque uma empresa pagaria para algu\u00e9m dar uma palestra para seus colaboradores. Tentei responder da melhor maneira que pude.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":23836,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,23,50,35,60,79,99,64,52],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-content\/uploads\/2016\/01\/IMG_0525-1.jpg","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22202"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=22202"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22202\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":23839,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22202\/revisions\/23839"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/23836"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=22202"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=22202"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=22202"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}