<\/a><\/p>\n O Diego Marcello Tr\u00e1vez<\/a>, que al\u00e9m de amigo e parceiro (a empresa dele<\/a> \u00e9 que cuida da minha agenda no Brasil), tamb\u00e9m \u00e9 um descobridor de dicas interessantes para seus assessorados. Ele me mandou a foto de um livro que estava lendo e que recomendava muito; comprei e engoli o volume todo em menos de dois dias. Estava bom mesmo.<\/p>\n “Talk like TED: tge 9 public-speaking secrets of the world’s top minds<\/strong><\/em>“, de Carmine Gallo (j\u00e1 resenhei o \u00f3timo “Fa\u00e7a como Steve Jobs<\/a>” dele tamb\u00e9m), pretende ser um guia definitivo de como fazer apresenta\u00e7\u00f5es memor\u00e1veis. E acho que consegue.<\/p>\n Ele usa como base as apresenta\u00e7\u00f5es do TED (Technology, Entertainment and Design<\/em>),\u00a0projeto criado em 1984 para divulgar ideias que merecem ser divulgadas. O modelo \u00e9 centrado em apresenta\u00e7\u00f5es de 18 minutos (no m\u00e1ximo) sobre os mais diversos temas\u00a0como\u00a0arte, design, neg\u00f3cios, educa\u00e7\u00e3o, sa\u00fade, ci\u00eancia, tecnologia e assuntos globais. Os v\u00eddeos das palestras s\u00e3o publicados na p\u00e1gina do projeto (TEDTalks<\/a>) e nada menos que um milh\u00e3o de pessoas os assiste a cada dia.<\/p>\n Gallo mais de 500 das palestras entre as mais populares e, com a ajuda de neurocientistas, psic\u00f3logos e especialistas em comunica\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de in\u00fameras entrevistas, an\u00e1lises estat\u00edsticas e sua pr\u00f3pria experi\u00eancia pessoal (que n\u00e3o \u00e9 pequena),\u00a0conseguiu identificar o que faz uma palestra ser assistida quase 38\u00a0milh\u00f5es de vezes (como \u00e9 o caso da apresenta\u00e7\u00e3o de Ken Robinson, de 2012).<\/p>\n