Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":22409,"date":"2016-04-25T11:31:52","date_gmt":"2016-04-25T14:31:52","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=22409"},"modified":"2017-12-27T17:19:14","modified_gmt":"2017-12-27T19:19:14","slug":"10-dicas-para-contratar-um-designer-sem-medo-de-errar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/10-dicas-para-contratar-um-designer-sem-medo-de-errar\/","title":{"rendered":"10 dicas para contratar um designer sem medo de errar"},"content":{"rendered":"

\"IMG_4577\"<\/a><\/p>\n

Acompanho alguns\u00a0f\u00f3runs de empreendedorismo nas redes sociais,\u00a0tenho\u00a0v\u00e1rios amigos empreendedores e posso dizer; contratar um designer \u00e9 um desafio. E n\u00e3o \u00e9 nem a quest\u00e3o de que os clientes\u00a0n\u00e3o t\u00eam no\u00e7\u00e3o nenhuma do trabalho do designer e de sua import\u00e2ncia. \u00a0Muitos sabem exatamente o peso\u00a0que uma boa representa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica tem para seu neg\u00f3cio\u00a0e\u00a0mesmo com limita\u00e7\u00f5es or\u00e7ament\u00e1rias, priorizam a contrata\u00e7\u00e3o escrit\u00f3rios ou profissionais com diploma\u00a0em vez de arriscar por si ou pedir favores a sobrinhos. Ainda que tomando todos os cuidados e\u00a0levando o assunto muito a s\u00e9rio, tenho sabido de hist\u00f3rias escabrosas.<\/p>\n

H\u00e1 pouco tempo, uma grande amiga, consultora e palestrante, contratou um est\u00fadio para definir sua identidade visual.\u00a0Ela me mandou as tr\u00eas op\u00e7\u00f5es que lhes foram\u00a0sugeridas: uma era t\u00e3o, mas t\u00e3o absurdamente diferente da outra, que s\u00f3 me restou perguntar como eles defenderam o conceito, ou seja, que identidade profissional era essa que estavam querendo traduzir. Sem resposta. Apresentaram ent\u00e3o outra alternativa (depois de semanas), julgando ser a definitiva e explicando que o motivo do atraso era que o trabalho era muito complexo e precisava de muito estudo. Em menos de um minuto pesquisando no Google imagens encontrei a alternativa deles em um site de logos gr\u00e1tis (aqueles que os designers demonizam). N\u00e3o mudaram nem a cor. Pois \u00e9.<\/p>\n

Um casal de amigos aqui de Berlim contratou um designer local com a recomenda\u00e7\u00e3o de que ele j\u00e1 tinha passado at\u00e9 pela BMW. O sujeito nascido e criado na terra da Bauhaus levou quatro semanas para entregar\u00a0um folder t\u00e3o tosco, errado em tantos aspectos, que, para coroar a obra, esqueceu de colocar o endere\u00e7o do site (o neg\u00f3cio era um e-commerce). Quando questionado, justificou que isso ati\u00e7aria a curiosidade das pessoas, que procurariam o endere\u00e7o no Google (reconhecer o erro, nem pensar, n\u00e9?).<\/p>\n

Outro caso \u00e9 o da Bendita Pele, que relatei inteiro aqui<\/a> (esse, pelo menos, com final feliz). E tenho certeza que todo mundo tem hist\u00f3rias igualmente infelizes\u00a0para contar.<\/p>\n

Ent\u00e3o. Justamente para evitar que mais profissionais e empresas passem por esses perrengues desnecess\u00e1rios e a categoria dos designers fique ainda mais desgastada, vou dar aqui algumas dicas para facilitar a escolha do profissional respons\u00e1vel pela forma como as pessoas ver\u00e3o (literalmente) sua empresa no mercado.<\/p>\n

Vamos l\u00e1:<\/p>\n

1. H\u00e1\u00a0m\u00e9dicos, dentistas, arquitetos, professores, cabeleireiros, advogados\u00a0e pedreiros\u00a0p\u00e9ssimos, ruins, m\u00e9dios, bons e sensacionais.\u00a0Por que com designers seria diferente?\u00a0Na verdade, voc\u00ea j\u00e1 sabe como escolher os melhores: da mesma maneira que voc\u00ea escolhe os outros profissionais. O neg\u00f3cio \u00e9 sair\u00a0pedindo dicas para amigos, conhecidos e clientes.<\/p>\n

2. \u00c9 importante entender que o trabalho que o profissional vai\u00a0fazer \u00e9 tentar representar graficamente a identidade de sua empresa, a ess\u00eancia, o car\u00e1ter, a personalidade dela. Ent\u00e3o ele precisa de algum m\u00e9todo investigativo para determinar isso (um dos que est\u00e3o dispon\u00edveis e de gra\u00e7a \u00e9 o GIIC\u00ae<\/a>, que eu mesma desenvolvi). S\u00f3 ent\u00e3o poder\u00e1 come\u00e7ar desenvolver\u00a0os desenhos e alternativas.<\/p>\n

3. Sempre pe\u00e7a para ver o portf\u00f3lio (isso \u00e9 mais importante que o curr\u00edculo). L\u00e1 vai ter os trabalhos que o profissional\/empresa j\u00e1 fez. Escolha um item que voc\u00ea gostou muito (ou detestou) e pe\u00e7a para ele explicar\u00a0como chegou no resultado. Isso vai dizer muita coisa sobre o m\u00e9todo de trabalho. NOTA: Se a explica\u00e7\u00e3o for confusa ou n\u00e3o convencer,\u00a0mau sinal. Procure outra alternativa.<\/p>\n

4. Pergunte tudo, mas absolutamente tudo; n\u00e3o deixe nenhuma d\u00favida em aberto: como funciona, quais s\u00e3o as etapas, o que acontece se voc\u00ea n\u00e3o gostar, o que est\u00e1 incluso\/excluso, se ter\u00e1 que pagar a mais cada vez que tiver que trocar o endere\u00e7o no cart\u00e3o de visitas, se voc\u00ea receber\u00e1 um arquivo (ou v\u00e1rios) que poder\u00e3o ser usados por outros fornecedores, enfim. Tudo o que se lembrar. Se o profissional\/empresa for bom, ter\u00e1 um contrato escrito com todos esses detalhes. Isso se chama gest\u00e3o de expectativas e os excelentes praticam sempre.<\/p>\n

5. Avalie a apresenta\u00e7\u00e3o visual do designer\/empresa. Voc\u00ea consegue perceber as qualidades que est\u00e1 buscando? Se n\u00e3o consegue, uma boa dica \u00e9 procurar outro. Se o profissional\/empresa n\u00e3o faz\u00a0a li\u00e7\u00e3o de casa, como vai atender seu projeto?<\/p>\n

6. O manual de aplica\u00e7\u00e3o, documento que explica como a marca gr\u00e1fica deve e como n\u00e3o deve ser utilizada (propor\u00e7\u00f5es, fundos, fontes tipogr\u00e1ficas, cores, etc) \u00e9 um item muito importante. Evita que o trabalho desenvolvido com tanto cuidado possa ser estragado porque voc\u00ea n\u00e3o sabia que n\u00e3o devia colocar a marca sobre um fundo estampado, por exemplo. Assegure-se que esse item esteja incluso no contrato.<\/p>\n

7. Voc\u00ea n\u00e3o \u00e9 obrigado a gostar do resultado apresentado. Se est\u00e1 desconfort\u00e1vel, explique ao profissional o motivo; o que exatamente n\u00e3o est\u00e1 bom do seu ponto de vista. Quanto mais espec\u00edfico for com rela\u00e7\u00e3o aos pontos que est\u00e3o lhe perturbando, mais f\u00e1cil ser\u00e1 para solucionar o problema. Se o profissional realmente estiver seguro do que fez, explicar\u00e1 o porqu\u00ea da escolha de cada item (cores, formas, tipografia, etc) e o motivo pelo qual\u00a0um ponto ou outro n\u00e3o deve ser alterado, mas pensar\u00e1 numa alternativa para\u00a0adequar suas necessidades. Como voc\u00ea vai fazer seus clientes se apaixonarem pela empresa se voc\u00ea mesmo n\u00e3o \u00e9 capaz?<\/p>\n

8. Mesmo que goste do resultado, n\u00e3o deixe de comparar a solu\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica apresentada com outros resultados no Google Images. Isso acontece at\u00e9 com empresas grandes; n\u00e3o \u00e9 justo cobrar por um trabalho que n\u00e3o foi feito.<\/p>\n

9. O\u00a0trabalho que descrevi acima \u00e9 o desenvolvimento de uma marca gr\u00e1fica ou de uma pe\u00e7a gr\u00e1fica. Isso n\u00e3o \u00e9 Branding. Pode ser uma parte de um\u00a0projeto de Branding, que \u00e9 essencialmente estrat\u00e9gico e anterior ao projeto gr\u00e1fico, mas s\u00e3o coisas diferentes. Se o profissional chamar apenas essa etapa\u00a0de Branding, fuja. Ele n\u00e3o sabe o que est\u00e1 fazendo.<\/p>\n

10. Se ficou feliz com o trabalho, n\u00e3o deixe de recomendar para os amigos. S\u00f3 assim o mercado se livrar\u00e1 dos maus profissionais e valorizar\u00e1 de verdade os que merecem.<\/p>\n

Uma das coisas mais lindas e bem-sucedidas do mundo \u00e9 quando o cliente encontra seu designer e vice-versa. Palmas, abra\u00e7os e muito sucesso para todos os envolvidos.<\/p>\n

N\u00e3o \u00e9 isso que todo mundo quer?<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Contratar um designer \u00e9 uma tarefa t\u00e3o complexa como achar um bom dentista ou um bom advogado. H\u00e1 que se ficar atento para alguns detalhes para n\u00e3o pagar caro por uma decep\u00e7\u00e3o.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":22410,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,23,50,27,26,35,60],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22409"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=22409"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22409\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":24709,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/22409\/revisions\/24709"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=22409"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=22409"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=22409"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}