Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":23956,"date":"2017-02-04T12:30:41","date_gmt":"2017-02-04T14:30:41","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=23956"},"modified":"2021-03-08T08:00:32","modified_gmt":"2021-03-08T11:00:32","slug":"o-que-uma-coreografa-pode-nos-ensinar-sobre-criatividade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/o-que-uma-coreografa-pode-nos-ensinar-sobre-criatividade\/","title":{"rendered":"O que uma core\u00f3grafa pode nos ensinar sobre criatividade"},"content":{"rendered":"

Uma mulher, j\u00e1 septagen\u00e1ria, encontra-se numa sala grande, com p\u00e9 direito alto, totalmente vazia, exceto pelos espelhos e as barras de exerc\u00edcios fixadas nas paredes. \u00c9 o equivalente \u00e0 tela em branco para o pintor, \u00e0 pedra bruta para o escultor, \u00e0 folha em branco para o escritor. Ela tem apenas cinco semanas para criar, produzir e estrear um espet\u00e1culo de dan\u00e7a que as pessoas jamais esque\u00e7am. Precisa decidir o tema, as m\u00fasicas, os cen\u00e1rios, quantos e quais bailarinos participar\u00e3o em cada etapa, os figurinos e a ilumina\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

\u00c9 claro que pode contar\u00a0com a\u00a0ajuda de especialistas, mas \u00e9 a respons\u00e1vel pelo conceito. E ela consegue. J\u00e1 fez isso mais de uma centena de vezes.<\/p>\n

Twyla Tharp<\/strong>, a mulher de quem estamos falando, tem conhecimento de causa para nos presentear com o \u00f3timo\u00a0“The creative habit: learn it and use it for life<\/em><\/strong>” (tradu\u00e7\u00e3o livre “O h\u00e1bito criativo: aprenda-o e use-o para a vida<\/em>“). Ela j\u00e1 trabalhou com\u00a0as maiores companhias de bal\u00e9 do mundo, criou espet\u00e1culos para\u00a0gente como Mikhail Baryshnikov, coreografou os filmes Hair<\/em>, Ragtime<\/em>, Amadeus<\/em> e O Sol da meia-noite<\/em>, al\u00e9m de v\u00e1rios musicais na Broadway.<\/p>\n

Pode acreditar, um dos maiores nomes da dan\u00e7a contempor\u00e2nea do s\u00e9culo XX\u00a0\u00a0sabe exatamente o que est\u00e1 falando quando discorre sobre criatividade.<\/p>\n

No livro, ela\u00a0confirma tudo o que outros especialistas j\u00e1 disseram sobre o tema: trata-se de\u00a0um h\u00e1bito, n\u00e3o ilumina\u00e7\u00e3o divina (falo mais aqui<\/a>). Twyla\u00a0ainda refor\u00e7a: se a criatividade \u00e9 um h\u00e1bito, a melhor criatividade \u00e9 o resultado de bons h\u00e1bitos de trabalho<\/em>. Essa hist\u00f3ria de\u00a0g\u00eanios naturais n\u00e3o existe e ela usa\u00a0a hist\u00f3ria de Mozart como exemplo (ela se aprofundou muito na vida dele, pois coreografou o filme Amadeus).<\/p>\n

Twyla explica\u00a0que Mozart s\u00f3 conseguiu florescer porque tinha Leopold como seu pai, um dos mais famosos compositores e pedagogos da Europa na sua \u00e9poca, al\u00e9m de reconhecidamente um m\u00fasico virtuoso no violino. Cult\u00edssimo, mente aberta, colocou \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o do filho todo o tipo de conhecimento poss\u00edvel.<\/p>\n

Observando que o menino gostava de m\u00fasica, ensinou tudo o que era necess\u00e1rio\u00a0sobre a arte, incluindo harmonia, composi\u00e7\u00e3o e contrapontos; a crian\u00e7a teve acesso aos melhores concertos,\u00a0os melhores professores\u00a0e\u00a0os melhores instrumentos. E mais: Mozart dedicou-se mais do que qualquer outro m\u00fasico \u00e0 sua paix\u00e3o.<\/p>\n

Aos 28 anos, al\u00e9m do precioso acervo, o famoso compositor\u00a0partiu com suas m\u00e3os completamente deformadas pelo exerc\u00edcio compulsivo e incans\u00e1vel. Sim, ele tinha um dom, n\u00e3o se pode negar. Mas sem a disciplina f\u00e9rrea, a obsess\u00e3o pela m\u00fasica, o acesso que seu pai lhe deu, poderia n\u00e3o ter passsado de apenas mais um jovem talentoso.<\/p>\n

Infelizmente\u00a0que essa ideia n\u00e3o vende;\u00a0o pr\u00f3prio filme Amadeus prefere a vers\u00e3o da genialidade gratuita e imposs\u00edvel; ela nos conforta mais como seres humanos e nos redime do esfor\u00e7o, afinal, n\u00e3o nascemos g\u00eanios. H\u00e1bitos, exerc\u00edcios e sacrif\u00edcios s\u00e3o muito chatos. Acreditar em genialidade\u00a0\u00e9 muito\u00a0mais confort\u00e1vel, como explica esse outro livro aqui<\/a>.<\/p>\n

Twyla enfatiza tamb\u00e9m o quanto os rituais s\u00e3o importantes para se definir h\u00e1bitos. Morando em New York, ela conta que acorda todos os dias \u00e0s 5h30, veste-se, sai de casa, pega um t\u00e1xi e vai at\u00e9 seu est\u00fadio para se exercitar. \u00c9 claro que ningu\u00e9m (nem ela mesma) gosta de sair da cama a essa hora da madrugada, especialmente no inverno. O jeito \u00e9 fazer\u00a0tudo automaticamente, como se estivesse escovando os dentes. E a\u00a0chave do ritual, por incr\u00edvel que pare\u00e7a, est\u00e1 em chamar o t\u00e1xi. Porque, depois disso, n\u00e3o tem mais volta; ela tem que ir.<\/p>\n

Twyla\u00a0relata\u00a0rituais de profissionais de v\u00e1rias \u00e1reas; pintores que precisam de uma playlist para trabalhar, chefs de cozinha que precisam molhar a horta antes de come\u00e7ar o dia, e at\u00e9 Igor Stravinsky, que tocava uma pe\u00e7a de Bach antes de qualquer coisa. Voc\u00ea tamb\u00e9m deve ter os seus, d\u00ea uma reparada. Os rituais amarram o h\u00e1bito e fazem com que ele se torne mais f\u00e1cil e familiar.<\/p>\n

Essa incr\u00edvel mulher fala tamb\u00e9m sobre medos, sobre seu interessante h\u00e1bito de colocar todas as informa\u00e7\u00f5es sobre um projeto (incluindo inspira\u00e7\u00f5es) numa caixa de papel\u00e3o, sobre imprevistos, sobre sua experi\u00eancia como core\u00f3grafa e que s\u00f3 se sentiu no perfeito dom\u00ednio de sua profiss\u00e3o quando conseguiu apresentar seu 128\u00b0 trabalho.<\/p>\n

Gostei especialmente da fala dela sobre a pr\u00e1tica da leitura. Ela diz que l\u00ea por v\u00e1rias raz\u00f5es, e o prazer \u00e9 a \u00faltima delas.<\/p>\n

Ela l\u00ea para adquirir vantagem competitiva e cita Mark Twain: “uma pessoa que n\u00e3o l\u00ea n\u00e3o tem nenhuma vantagem sobre uma pessoa que n\u00e3o sabe ler<\/em>“. Essa doeu, hein?<\/p>\n

Ela l\u00ea para crescer e se desenvolver, pois acredita firmemente que a diferen\u00e7a entre a pessoa que voc\u00ea \u00e9 hoje e a pessoa que voc\u00ea ser\u00e1 daqui a cinco anos depende de dois fatores: as pessoas que voc\u00ea encontra e os livros que voc\u00ea l\u00ea.<\/p>\n

Mas principalmente, ela l\u00ea para se inspirar.\u00a0<\/p>\n

Recomendo o livro para todo mundo que tenha interesse no assunto (na verdade, todo mundo que produz algo, pois o conte\u00fado \u00e9 \u00fatil sob v\u00e1rios pontos de vista);\u00a0ainda tem\u00a0v\u00e1rios exerc\u00edcios de criatividade bem f\u00e1ceis de se praticar.<\/p>\n

\n
\n
\n
\n

Como j\u00e1 dito, o h\u00e1bito de ler \u00e9 \u00f3timo e recomendo esse livro para todo mundo. E olha que nem precisa saber dan\u00e7ar…<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n\n\n

<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Voc\u00ea j\u00e1 parou para pensar o quanto de criatividade \u00e9 necess\u00e1rio para se montar uma coreografia? Muita, viu? Por isso, recomendo ler o que Twyla Tharp, um dos maiores nomes da dan\u00e7a contempor\u00e2nea do s\u00e9culo XX, tem para nos contar.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":23978,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[45,46,23,35,60,57,49,99],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/02\/IMG_2184.jpg","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/23956"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=23956"}],"version-history":[{"count":24,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/23956\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":26525,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/23956\/revisions\/26525"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/23978"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=23956"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=23956"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=23956"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}