Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fascioni/public_html/index.php:4) in /home/fascioni/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794
{"id":24294,"date":"2017-06-21T04:11:01","date_gmt":"2017-06-21T07:11:01","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=24294"},"modified":"2018-01-12T07:29:50","modified_gmt":"2018-01-12T09:29:50","slug":"aula-de-bom-humor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/aula-de-bom-humor\/","title":{"rendered":"Aula de bom humor"},"content":{"rendered":"

Acabei de voltar de uma palestra com o diretor de marketing da BVG<\/a>, empresa respons\u00e1vel pelo transporte urbano\u00a0de Berlim. Eu j\u00e1 admirava a companhia e a maneira como ela se posiciona no mercado, mas agora virei f\u00e3 de carteirinha (na verdade, tenho o ticket anual que \u00e9 uma carteirinha mesmo…rsrsrs).<\/p>\n

At\u00e9 eles desconhecem um case de empresa de transporte urbano que consegue ser t\u00e3o l\u00fadica, debochada e ainda rir (muito) de si mesmo e dos clientes o tempo todo.<\/p>\n

Na palestra, ele mostrou a estrat\u00e9gia que h\u00e1 por tr\u00e1s, a promessa, a personalidade e a “inszenierung<\/em>” (n\u00e3o sei como traduzir, pois encena\u00e7\u00e3o n\u00e3o fecha) da marca.<\/p>\n

A promessa \u00e9 o “weil wir dich lieben<\/em>” ou “porque n\u00f3s amamos voc\u00ea”, que tamb\u00e9m \u00e9 o slogan. Eles debocham, brincam, mas prometem cuidar.<\/p>\n

A personalidade \u00e9 o “berliner Schnauze<\/em>“, que ao p\u00e9 da letra \u00e9 o “focinho berlinense” que quer dizer o mau humor t\u00edpico dos moradores.<\/p>\n

A inszenierung \u00e9 o “echt Berliner<\/em>“, ou o verdadeiro berlinense, aquele que \u00e9 tolerante com tudo, n\u00e3o est\u00e1 nem a\u00ed para a maneira que as pessoas se comportam ou se vestem.<\/p>\n

Ele explicou tamb\u00e9m a import\u00e2ncia das redes sociais para se aproximar do p\u00fablico (acompanhar o twitter deles discutindo com os clientes \u00e9 puro entretenimento).<\/p>\n

\u00c9 claro que um posicionamento ousado e debochado no \u00faltimo pode causar, como ele mesmo diz, shitstorms<\/em>, mas a empresa diz que faz parte e n\u00e3o est\u00e1 muito preocupada com isso. At\u00e9 porque as pesquisas de percep\u00e7\u00e3o mostram o quanto a BVG \u00e9 amada e admirada: 41% dos entrevistados acham que a imagem da empresa melhorou muito com esse posicionamento e 56% acham que ficou igual; apenas m\u00edseros 2% acham que as campanhas pioraram a imagem.<\/p>\n

Eles t\u00eam uma equipe interna que cuida do marketing e uma ag\u00eancia de estrat\u00e9gia, al\u00e9m de outras ag\u00eancias de publicidade respons\u00e1veis pelas pe\u00e7as. Mas o controle e a responsabilidade de tudo \u00e9 deles mesmos. Achei que quem ia apresentar tanta ousadia seria um rapaz de 30 e poucos anos, mas o respons\u00e1vel por toda a brincadeira \u00e9 meu contempor\u00e2neo (seguramente est\u00e1 nas cinco d\u00e9cadas de vida).<\/p>\n

S\u00f3 para lembrar do que estou falando, esse v\u00eddeo alcan\u00e7ou 1.6 milh\u00f5es de views. Pensa: \u00e9 o v\u00eddeo institucional de uma empresa de transporte urbano!!! Consegue imaginar?<\/p>\n