N\u00e3o \u00e9 segredo para ningu\u00e9m minha admira\u00e7\u00e3o pela empresa de transportes p\u00fablicos de Berlim; n\u00e3o que o servi\u00e7o prestado seja um primor de excel\u00eancia. H\u00e1 falhas, e muitas. Mas os caras sabem TUDO de marketing. Mesmo com o \u00f4nibus atrasado, n\u00e3o tem como n\u00e3o amar essa empresa. Assisti uma palestra com o diretor de marketing que apresentava as diretrizes para toda a comunica\u00e7\u00e3o da empresa e relatei aqui<\/a>.<\/p>\n Em Berlim n\u00e3o h\u00e1 catracas de nenhum tipo no transporte p\u00fablico. A fiscaliza\u00e7\u00e3o \u00e9 feita por amostragem, quando os fiscais entram no trem e pedem os bilhetes para quem est\u00e1 embarcado (ou mesmo nas esta\u00e7\u00f5es). Essa \u00e9 a parte boa. A \u00f3tima \u00e9 que voc\u00ea pode fazer uma assinatura anual do bilhete (meu caso), onde por cerca de \u20ac70\/m\u00eas pode-se andar o quanto quiser de tram, \u00f4nibus, trem e metr\u00f4. Nos finais de semana, feriados e depois das 20 horas ainda pode levar um acompanhante adulto e tr\u00eas crian\u00e7as com o mesmo ticket. Coisa melhor n\u00e3o h\u00e1.<\/p>\n Agora, mais um lan\u00e7amento de tirar o chap\u00e9u para comemorar os 90 anos da empresa (quem disse que os alem\u00e3es n\u00e3o s\u00e3o criativos?). Eles desenvolveram um modelo de t\u00eanis em parceira com a Adidas que traz o ticket anual impresso na lingueta v\u00e1lido at\u00e9 31 de dezembro deste ano. A edi\u00e7\u00e3o \u00e9 limitada a 500 exemplares e custa apenas \u20ac 180 (em vez dos quase \u20ac900 da assinatura anual somadas as mensalidades). A pessoa precisa estar usando o t\u00eanis toda vez que pegar o transporte p\u00fablico (tem que mostrar a lingueta para fiscal). Parte do cal\u00e7ado traz a estampa t\u00edpica dos bancos e estofados da empresa.<\/p>\n \u00c9 claro que as pessoas v\u00e3o se matar para ter um desses no dia do lan\u00e7amento (dia 16 de janeiro); vai ser cool, vai ser cult, vai ser tudo. E, se a gente pensar o quanto de m\u00eddia espont\u00e2nea eles v\u00e3o ganhar e quantos f\u00e3s a marca vai cultivar, o investimento \u00e9 irris\u00f3rio.<\/p>\n Poucas vezes conheci uma empresa que colocasse com tanta efici\u00eancia e criatividade os conceitos de branding. Acompanhar as a\u00e7\u00f5es da BVG<\/a> \u00e9 quase um MBA no tema. O slogan deles \u00e9 “weil wir dich liebe<\/em>n” (“porque n\u00f3s te amamos<\/em>“), que soa um pouco debochado at\u00e9, pois eles reconhecem que o servi\u00e7o n\u00e3o \u00e9 perfeito e que os clientes n\u00e3o s\u00e3o t\u00e3o bem tratados assim. Mas n\u00e3o tem como n\u00e3o amar voc\u00ea, BVG.<\/p>\n