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{"id":25804,"date":"2019-09-26T14:16:40","date_gmt":"2019-09-26T17:16:40","guid":{"rendered":"http:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/?p=25804"},"modified":"2019-09-26T14:20:34","modified_gmt":"2019-09-26T17:20:34","slug":"cerveja-e-coisa-de-mulher","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/cerveja-e-coisa-de-mulher\/","title":{"rendered":"Cerveja \u00e9 coisa de mulher"},"content":{"rendered":"\n

Acredito que o mundo s\u00f3 ter\u00e1 futuro se as mulheres se apoiarem mutuamente e formarem uma grande rede de suporte m\u00fatuo onde todas se sintam seguras e confiantes para seguir o que decidirem para suas vidas. <\/p>\n\n\n\n

A Amanda Reitenbach<\/strong> \u00e9 uma dessas poderosas que ousou entrar num campo tradicionalmente dominado por homens (basta lembrar que as cervejarias, pelo menos quando eu morava no Brasil, desconsideravam completamente as mulheres como consumidoras ao colocar sempre modelos sexies usando biqu\u00ednis min\u00fasculos em suas campanhas publicit\u00e1rias; tomara que tenha mudado) .<\/p>\n\n\n\n

Pois bem, a Amanda est\u00e1 fazendo hist\u00f3ria e penso que merece demais ser conhecida e apoiada. Se eu fosse voc\u00ea, continuava a ler o post abaixo com uma entrevista com essa linda que, tenho certeza, voc\u00ea tamb\u00e9m vai passar a admirar. De quebra, ainda vai aprender um monte de coisas interessantes sobre essa bebida t\u00e3o antiga!<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n

Amanda Reitenbach fala sobre desafios e perspectivas das mulheres no mercado cervejeiro<\/strong>
<\/p>\n\n\n\n

Para CEO do Science of Beer, ambientes cervejeiros precisam evoluir na quest\u00e3o da diversidade<\/em>
<\/p>\n\n\n\n

Cerveja \u00e9 coisa de mulher, pelo menos \u00e9 o que nos diz a Hist\u00f3ria. Das sum\u00e9rias, mesopot\u00e2micas e eg\u00edpcias que fabricavam as primeiras cervejas que se t\u00eam registro; passando pelas \u201cale wives\u201d inglesas, e pela figura de Hildegarda de Bigen, a monja alem\u00e3 que descobriu as propriedades conservantes do l\u00fapulo, a rela\u00e7\u00e3o das mulheres com a cerveja sempre esteve atrelada ao surgimento e populariza\u00e7\u00e3o da bebida pelo mundo. At\u00e9 os gregos, pouco f\u00e3s da bebida, associavam a cerveja ao feminino enquanto o vinho era a bebida considerada masculina. <\/p>\n\n\n\n

Ao longo dos s\u00e9culos essa hist\u00f3ria mudou e a cerveja foi se tornando cada vez mais um territ\u00f3rio dos homens. Mas com a populariza\u00e7\u00e3o das cervejas artesanais nos \u00faltimos anos e os movimentos por maior representa\u00e7\u00e3o feminina em todos os espa\u00e7os da sociedade, as mulheres passaram a retomar sua rela\u00e7\u00e3o com a cerveja. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de consumir mais cerveja (e obrigar muitas marcas a rever seu posicionamento publicit\u00e1rio), as mulheres tamb\u00e9m aumentaram sua participa\u00e7\u00e3o em diversas \u00e1reas do mercado cervejeiro: desde a produ\u00e7\u00e3o at\u00e9 o servi\u00e7o, passando pela gest\u00e3o de neg\u00f3cios e o ensino da cerveja.  <\/p>\n\n\n\n

A cientista e empreendedora cervejeira Amanda Reitenbach \u00e9 um exemplo desse movimento. Pesquisadora de cerveja desde sua gradua\u00e7\u00e3o, tornou-se refer\u00eancia em gest\u00e3o e an\u00e1lise sensorial. Em 2010, fundou o Science of Beer<\/a>, institui\u00e7\u00e3o pioneira na oferta de cursos sobre cerveja no Brasil. <\/p>\n\n\n\n

Nesta entrevista, Amanda fala sobre sua experi\u00eancia como empreendedora, comenta o cen\u00e1rio atual do mercado cervejeiro sob a perspectiva da participa\u00e7\u00e3o das mulheres, e destaca os desafios e as perspectivas das profissionais que atuam em um setor que ainda \u00e9 predominantemente masculino. <\/p>\n\n\n\n

O Science of Beer \u00e9 umas das principais empresas de cursos de cerveja do pa\u00eds, como \u00e9 a participa\u00e7\u00e3o das mulheres na institui\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Amanda Reitenbach: <\/strong>Em termos de gest\u00e3o, o Science of Beer \u00e9 uma empresa feminina. Al\u00e9m da minha lideran\u00e7a, toda a equipe respons\u00e1vel pela administra\u00e7\u00e3o e gest\u00e3o da empresa \u00e9 composta por mulheres. Acredito que n\u00f3s somos uma das poucas -\u2014- sen\u00e3o a \u00fanica \u2014 empresa brasileira do setor totalmente feminina. Tamb\u00e9m temos uma participa\u00e7\u00e3o massiva de mulheres na parte de consultoria, projetos e aulas, como embaixadoras e coordenadoras. E isso \u00e9, de certa forma, meu manifesto para dar mais oportunidade e voz \u00e0s mulheres no mercado de cervejas. <\/p>\n\n\n\n

Esse \u00e9 um lado que eu tento dar muito destaque, pois essa \u00e9 a minha maior forma de me posicionar como uma empresa feminista, de me posicionar como feminista: dando oportunidade e voz a outras mulheres. Essa foi a minha bandeira desde que eu abri o Science e vai vai continuar sendo sempre. <\/p>\n\n\n\n

Os homens tamb\u00e9m fazem parte desse processo e nos ajudam a construir o que \u00e9 o Science. S\u00e3o homens com bastante consci\u00eancia e que tamb\u00e9m apoiam a causa das mulheres na cerveja.  Afinal, \u00e9 importante entender que uma causa feminista n\u00e3o \u00e9 feita s\u00f3 por mulheres, mas por homens tamb\u00e9m. E os homens que fazem parte dos projetos do Science sempre vestiram essa camisa de nos apoiar como mulheres e tentar construir um mercado mais igualit\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Isso tamb\u00e9m se reflete na procura das mulheres por cursos de cerveja?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

AR:<\/strong> Felizmente vemos cada vez mais mulheres procurando cursos, se identificando e fazendo da cerveja uma profiss\u00e3o. No caso do Science, percebo que muito disso vem da minha posi\u00e7\u00e3o como mulher empreendedora, pesquisadora e cervejeira. Hoje eu recebo frequentemente mensagens de mulheres que se inspiram no meu trabalho.<\/p>\n\n\n\n

Outras mulheres fortes cumpriram esse papel e abriram um caminho muito anterior ao meu e eu me inspirei nelas. Figuras como K\u00e1tia Jorge e Cilene Saorin, que t\u00eam d\u00e9cadas de experi\u00eancia, foram essenciais para o amadurecimento do mercado e para inspirar outras mulheres. Uma mulher sempre se inspira em uma mulher e por isso a gente v\u00ea esse movimento crescendo mais forte. <\/p>\n\n\n\n

Quais os principais desafios das mulheres que atuam no mercado cervejeiro brasileiro?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

AR:<\/strong> Ser empreendedora e ter uma empresa feminina no setor cervejeiro sempre foi um desafio, e ainda \u00e9, principalmente quando as conex\u00f5es e o trato di\u00e1rio s\u00e3o com homens. Porque ainda existe muito machismo e percebo isso em alguns projetos que executo. <\/p>\n\n\n\n

L\u00f3gico que h\u00e1 tamb\u00e9m o outro lado. Muitos homens est\u00e3o ajudando a construir um espa\u00e7o mais inclusivo e a apoiar mulheres empreendedoras. Mas infelizmente, existe a parte de masculinidade t\u00f3xica em que um ou v\u00e1rios homens n\u00e3o toleram uma mulher empreendedora, n\u00e3o toleram que uma mulher lidere uma equipe ou ocupe uma posi\u00e7\u00e3o de destaque em um projeto grande. <\/p>\n\n\n\n

Eu j\u00e1 escutei isso, j\u00e1 vivenciei esse tipo de situa\u00e7\u00e3o e h\u00e1 alguns anos luto para me posicionar profissionalmente e como mulher dentro de alguns projetos, mas nem sempre essa \u00e9 uma batalha vencida. <\/p>\n\n\n\n

\u00c0s vezes a masculinidade t\u00f3xica e o machismo acabam vencendo e isso \u00e9 lament\u00e1vel. E \u00e9 por isso que a gente precisa de mais uni\u00e3o, mais for\u00e7a das mulheres e maior consci\u00eancia do mercado como um todo para entender que existem sim interven\u00e7\u00f5es machistas que dificultam o trabalho das mulheres que muitas vezes se calam por medo do preconceito e das cr\u00edticas que o mercado pode trazer.<\/p>\n\n\n\n

De que maneira esses comportamentos machistas se manifestam?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

AR: <\/strong>As mulheres s\u00e3o constantemente silenciadas de uma forma muito velada, n\u00e3o \u00e9 uma coisa super escrachada e que todo mundo observa e v\u00ea. Mas j\u00e1 participei, por exemplo, de reuni\u00f5es em que eu n\u00e3o podia falar, n\u00e3o podia expressar a minha opini\u00e3o porque todos ali eram homens e estavam se posicionando de uma forma muito forte e n\u00e3o deixando que eu falasse.<\/p>\n\n\n\n

Esse silenciamento n\u00e3o est\u00e1 apenas em uma fala direta, mas pode vir em atitudes e outras formas de manifesta\u00e7\u00f5es. Nem sempre a pessoa precisa dizer que voc\u00ea n\u00e3o pode estar ali como mulher, que a sua opini\u00e3o n\u00e3o \u00e9 considerada. Abafar a sua opini\u00e3o, n\u00e3o deixar voc\u00ea falar, n\u00e3o aceitar a sua ideia s\u00e3o formas muito claras de machismo. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, ter cada vez mais mulheres no mercado e contar com movimentos feministas em geral tamb\u00e9m a favor da cerveja \u00e9 de extrema import\u00e2ncia para que a gente lute contra esse preconceito que \u00e9 velado e que todas as mulheres que trabalham no setor passam ou j\u00e1 passaram. <\/p>\n\n\n\n

Precisamos falar sobre isso, precisamos trazer luz ao assunto para entender que n\u00e3o \u00e9 mimimi<\/em>, n\u00e3o \u00e9 um a reclama\u00e7\u00e3o isolada. \u00c9 uma situa\u00e7\u00e3o que n\u00f3s mulheres passamos e identificamos, e que a gente n\u00e3o quer que fa\u00e7a mais parte do trabalho de nenhuma mulher. <\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea participa\/ j\u00e1 participou de iniciativas e projetos voltadas ao fortalecimento das mulheres no mundo cervejeiro?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

AR: <\/strong>Sim, al\u00e9m do Science of Beer que eu considero a minha maior bandeira, eu tamb\u00e9m me envolvi em outros projetos. Aqui em Florian\u00f3polis eu comecei uma confraria com v\u00e1rias mulheres, a ConfraSanta, que hoje n\u00e3o existe mais. Depois tivemos uma outra confraria que chamava Flor de L\u00fapulo.<\/p>\n\n\n\n

Eu tamb\u00e9m participei de um projeto com a Eisenbahn de uma cerveja colaborativa feita por mulheres. Foi a primeira cerveja colaborativa da marca e trouxe esse tom feminino e tamb\u00e9m a chamada dos homens para a causa. <\/p>\n\n\n\n

E sempre, em qualquer trabalho que eu fa\u00e7o, eu tento buscar a participa\u00e7\u00e3o de mais mulheres. Ent\u00e3o \u00e0s vezes \u00e9 uma a\u00e7\u00e3o silenciosa, que n\u00e3o est\u00e1 escrita ou definida, mas que s\u00f3 pelo fato de voc\u00ea colocar mais mulheres atuando nesses projetos, j\u00e1 faz dele um manifesto. <\/p>\n\n\n\n

E fora do pa\u00eds, qual \u00e9 o cen\u00e1rio da participa\u00e7\u00e3o feminina que voc\u00ea tem acompanhado ao participar de eventos?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

AR: <\/strong>Com rela\u00e7\u00e3o a outros pa\u00edses, o que eu observo na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, \u00e9 que a participa\u00e7\u00e3o feminina no mercado cervejeiro tamb\u00e9m est\u00e1 crescendo e que elas t\u00eam um apoio mais forte dos homens do que temos aqui. Ent\u00e3o a quest\u00e3o da igualdade de g\u00eanero j\u00e1 \u00e9 um pouco melhor entendida. <\/p>\n\n\n\n

Nos Estados Unidos, a Brewers Association, por exemplo, faz uma campanha para que todos os seus trabalhos e projetos n\u00e3o fa\u00e7am distin\u00e7\u00e3o de g\u00eanero, ra\u00e7a ou orienta\u00e7\u00e3o sexual. \u00c9 uma bandeira muito forte da Brewers Association, que \u00e9 a maior entidade de cervejeiros e que inspira tantos trabalhos no mundo. <\/p>\n\n\n\n

Mas no Brasil, ainda precisamos de uma inclus\u00e3o maior. E n\u00e3o s\u00f3 para as mulheres, mas para outras causas tamb\u00e9m: dos negros, das diversidades sexuais, de todas as outras minorias que precisam se sentir inclu\u00eddas na fala da cerveja artesanal.  Por tantos preconceitos que a gente v\u00ea por a\u00ed, essa diversidade \u00e9 uma quest\u00e3o que ainda n\u00e3o vemos sendo pautada nos ambientes cervejeiros. <\/p>\n\n\n\n

Quais s\u00e3o as suas expectativas para o futuro das mulheres que trabalham com cerveja no Brasil?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

AR: <\/strong>Acredito que mais do que expectativas, o que eu tenho s\u00e3o desejos e anseios de que o mercado cervejeiro (e isso vale para o mundo tamb\u00e9m) seja um ambiente de maior respeito pelas pessoas. <\/p>\n\n\n\n

O meu desejo \u00e9 de que a voz das mulheres cervejeiras n\u00e3o seja silenciada, que as mulheres tenham maior destaque em seus trabalhos, que possam assumir a lideran\u00e7a e ser escutadas e respeitadas. <\/p>\n\n\n\n

Precisamos entender que capacidade t\u00e9cnica \u00e9 algo que \u00e9 independente do g\u00eanero, da orienta\u00e7\u00e3o sexual, cren\u00e7a religiosa, cor de pele e tudo mais. Qualquer pessoa pode (e deve) trabalhar com cerveja tendo a liberdade e as portas abertas para expressar a sua capacidade t\u00e9cnica onde quer que esteja. Esse \u00e9 o meu forte desejo para o futuro do mercado cervejeiro. <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Voc\u00ea acha que cerveja \u00e9 coisa de homem? Leia e se surpreenda!<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":25805,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_newsletter_access":"","_jetpack_dont_email_post_to_subs":false,"_jetpack_newsletter_tier_id":0,"_jetpack_memberships_contains_paywalled_content":false,"footnotes":"","two_page_speed":[],"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false},"categories":[2,95,35,72,79],"tags":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/09\/785f6271-2b22-44df-8f41-6c943f11799a.jpg","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/25804"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=25804"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/25804\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":25809,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/25804\/revisions\/25809"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/25805"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=25804"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=25804"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.ligiafascioni.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=25804"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}